Projeto foi arquivado, mas ideias foram usadas nas station wagon “Series 200”
Foto: Volvo/Divulgação
A Volvo sempre teve projetos de carros avançados em relação aos concorrentes. Nos anos 1950 passou a usar cintos de segurança de três pontos e já nos anos 1970 passou a instalar airbags em alguns modelos.
Foto: Volvo/Divulgação
Hoje a marca divulgou que no início dos anos 1970 tinha um projeto interno para a produção de um SUV médio de estilo off road. A ideia era concorrer com os primeiros modelos de SUV da Jeep e também da Land Rover.
Foto: Volvo/Divulgação
A caracterização do SUV “off road” como era chamado internamente tinha linhas bem quadradas, como era típico da época e alguns conceitos foram aproveitados em projetos que vieram posteriormente. Farois quadrados, o logotipo cruzado com a marca Volvo e outras soluções também foram usadas no projeto.
Foto: Volvo/Divulgação
No desenho se nota que a Volvo buscava um melhor coeficiente aerdinâmico há muito tempo. Mas tecnicamente isso não era possível há 1950 anos atrás. O projeto do off road foi então abandonado e alguns conceitos surgiram no “200-Series”, uma família de veículos bem sucedida que ajudou a Volvo a fazer sucesso em outros países fora da Europa.
Foto: Volvo/Divulgação
Pehr Gyllenhammar foi o CEO da Volvo entre 1970 e 1994 e chegou a cogitar o SUV “off road” para a exportação em outros mercados fora da Europa. A ideia de Gunnar Falck, gerente de design na época, era criar um veículo durável para o mercado africano e países em desenvolvimento. Mas da ideia original de Falck só ficaram as linhas quadradas que a Volvo aplicou nos sedãs e principalmente nas peruas que fizeram grande sucesso nos Estados Unidos por exemplo.
A Volvo não disse se chegou a produzir o veículo ao menos como protótipo. Ao que parece, somente as ideias foram aproveitadas na linha de carros da famosa marca sueca. Já nessa época os carros passaram a ter novidades como os airbags mostrando a preocupação da Volvo com a segurança automotiva. Mas o SUV “off road” jamais ganhou as linhas de produção.