Veja o que os especialistas falam sobre a validade dos pneus
Os pneus têm validade, mesmo quando ficam guardados? Poucas empresas dizem a verdade sobre o tempo de vida dos seus produtos. Uma das grandes questões que deixam o consumidor de cabelo em pé está na veracidade sobre a durabilidade dos pneus. É muito fácil encontrar informações equivocadas na internet ou mesmo “verdades absolutas” que se espalham pelas redes sociais.
A Pirelli, uma das principais fabricantes de pneus, reforça que qualquer informação que delimite a validade de um pneu está errada. Trata-se de uma confusão cometida por muitas pessoas que misturam o significado de validade do pneu com o de garantia. Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias inovativas da empresa, explica o porquê da não validade.
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“A validade do pneu é indeterminada, motivo pelo qual não consta uma data de validade no produto. No caso da Pirelli, damos cinco anos, ou 60 meses, de garantia a partir da data da compra dos pneus, porém é plenamente possível que o produto ainda esteja em boas condições mesmo após o término da garantia. Caso o cliente não possua a nota fiscal, essa garantia vai de acordo com o número DOT marcado no pneu, onde está grafada a semana e o ano de fabricação dele”, afirma Roberto.
Mas há outros fatores que possam impedir essa longevidade. Um exemplo está na armazenagem incorreta, onde o pneu pode sofrer deformações e a borracha perder propriedades. Outro item nocivo para o composto são os derivados de petróleo e outros produtos químicos que possam agredir e deteriorar as composições químicas presentes.
“É bom se atentar a possíveis danos aos pneus pelo uso, tais como protuberância, deformação, além de cortes, abrasões e abaulamento do pneu, ou sinais de envelhecimento dele, que depende muito de como ele foi cuidado, tais como rachaduras e ressecamento. Por esse motivo, recomendamos inspeções regulares por especialistas”, conclui Falkenstein.
Vendas de pneus no primeiro semestre de 2023
As vendas de pneus apresentaram queda de 3,4% no primeiro semestre de 2023, de 28,58 milhões para 27,61 milhões de unidades. Já os emplacamentos para montadoras subiram 0,8% (6,84 milhões para 6,89 milhões) e o mercado de reposição retraiu 4,7% (21,75 milhões para 20,72 milhões). Os dados são da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).
A comercialização para veículos de passeio recuou 4,1% e para fabricantes obteve alta de 4,2% e o de reposição teve desempenho menor, de 6,9%. Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP, disse que os números do primeiro semestre mostram que o setor ainda enfrenta um cenário de recuperação difícil, principalmente para o segmento de pneus de carga.
Promoções e ampliações
Para reverter o número negativo do segmento de reposição, as fabricantes estão fazendo promoções e ampliando o número de revendas parceiras. Nas revendas da Continental, por exemplo, o consumidor que comprar quatro pneus ganha na hora uma caixa de som JBL Go Essential. A promoção é válida para aquisição de modelos para veículos de passeio, caminhonetes, picapes e SUVs a partir do aro 14. A caixa de som portátil da marca é à prova d’água e é capaz de reproduzir músicas por até cinco horas. Já a Goodyear, inaugurou mais uma revenda em São Paulo, capital, a nona do grupo Highway. Agora, a fabricante oferece mais de 600 pontos de vendas espalhados por todo o Brasil.