Medida tem como objetivo garantir mais segurança no trânsito para colaboradores e clientes
A startup Fretadão, especializada em transporte compartilhado em ônibus, micro-ônibus e vans, adotou o uso de telemetria em sua operação a fim de promover uma maior segurança para seus colaboradores, clientes e demais pessoas no trânsito em geral. Por meio de plataforma própria, é disponibilizado um dashboard com informações importantes para avaliar a condução dos motoristas.
Estão disponíveis para avaliação dados sobre o desempenho dos motoristas que podem apontar excessos de velocidade, frenagem, aceleração e a realização de curvas bruscas. Com as informações em mãos, a empresa afirma que pode orientar os motoristas a adotarem um estilo de condução mais segura, confortável e econômica.
Além dessa medida, a empresa aposta também em treinamentos regulares com instruções e revisões periódicas de procedimentos aos motoristas e equipes de apoio. A frota passa também por revisões constantes e vistorias para garantir um bom estado de circulação aos veículos e segurança durante as viagens.
Para Gustavo Silva, engenheiro de segurança da Fretadão, manter um padrão elevado de segurança no trânsito é um compromisso para a empresa. “Somos uma empresa que mantém o compromisso constante de contribuir com a segurança dos motoristas que integram a nossa frota e dos colaboradores das empresas que contratam os nossos serviços. Consequentemente, de alguma forma, todas as pessoas que cruzam o caminho dos nossos veículos se beneficiam com segurança no trânsito, de alguma forma”, destaca Gustavo Silva.
Seguradoras já adotaram o uso de telemetria
O uso de telemetria não é novidade no trânsito brasileiro. Seguradoras como a Porto Seguro e a Liberty Seguros também utilizam o sistema para monitorar o tipo de condução de alguns clientes por todo o Brasil. A telemetria é usada para, entre outras coisas, conceder descontos aos motoristas no momento de renovação do seguro.