O X1 estreia sua terceira geração que, pela primeira vez, terá uma versão 100% elétrica batizada de iX1; lançamento aqui deve ocorrer em 2023
O BMW X1 foi revelado em sua terceira geração, agora com a adoção de um novo visual, novas opções híbridas plug-in e uma inédita versão 100% elétrica, esta última batizada de iX1. A novidade chega às lojas no exterior a partir de outubro deste ano, devendo desembarcar no Brasil somente no ano que vem. Em comunicado à imprensa, a fabricante informou apenas que “mais informações sobre o lançamento no Brasil serão oportunamente anunciadas”.
O modelo manteve a já tradicional grade em duplo rim e as linhas gerais do antecessor, porém adicionando um estilo mais esportivo e até mais ousado. Na dianteira ele traz novos faróis Full LED com luzes em formato de “L”, novo para-choque e a grade agora exibe um formato mais quadrado.
Mudam também as rodas, que podem ser de 17 polegadas a até 20 polegadas. Nas medidas, são 4.500 mm de comprimento, 1.845 mm de largura e 1.642 mm de altura, com 2.692 mm de entre-eixos. Ou seja, ele ficou levemente maior na nova geração.
Já o interior agrega o BMW Live Cockpit Professional, com uma tela curvada composta por dois displays de 12,3″ e 14,9″ para o quadro de instrumentos e a central multimídia, respectivamente. Outro destaque é o console central com o apoio de braço flutuante. Isso permite que o celular fique posicionado no carregador por indução que modo que a tela permaneça na vertical e bem visível – porém fora do campo de visão do motorista, que precisa olhar para baixo para ver a tela. Lembrando que o carro tem conexão Android Auto e Apple CarPlay, essa solução parece mais visual que prática efetivamente.
Lá fora o novo X1 será oferecido em duas opções de motor a gasolina e duas a diesel, com câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem de série, além de agregar o sistema híbrido leve de 48V. Dependendo da configuração a tração pode ser dianteira ou integral.
A versão de entrada é o X1 sDrive18i com motor 1.5 TwinPower Turbo de três cilindros a gasolina que entrega 137 cv e 23,4 kgfm. Ele vai da imobilidade aos 100 km/h em 9,2 segundos e atinge a máxima de 208 km/h.
Já o X1 xDrive23i conta com o sistema híbrido leve de 48V, entregando potência combinada de 221 cv, sendo 206 cv do motor 2.0 TwinPower Turbo a combustão mais 19 cv do motor elétrico, com torque máximo de 32,6 kgfm e 5,6 kgfm, respectivamente. O torque final combinado é de 36,7 kgfm. Nesse modelo, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,1 segundos e a velocidade máxima é de 233 km/h.
A BMW destaca que os motores a gasolina foram aprimorados para oferecer maior eficiência e desempenho. Isso inclui o uso do ciclo Miller, sistema de admissão e câmaras de combustão redesenhadas e um sistema de injeção dupla de combustível, com alta e baixa pressão.
X1 híbrido e elétrico
Pela primeira vez, o X1 terá versões híbridas do tipo plug-in e a versão 100% elétrica iX1 xDrive30. O iX1 será o substituto do i3, que deixará de ser produzido a partir de julho, sendo fabricado em Regensburg, na Alemanha, junto com as demais versões do X1 até 2024. Depois, essa opção passará a ser produzida na unidade de Debrecen, na Hungria, assim que a sua construção for concluída.
O iX1 xDrive30 estará à venda a partir de novembro. Ele possui dois motores elétricos, um em cada eixo, entregando potência combinada de 317 cv e torque de 50,3 kgfm, com aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e velocidade máxima de 180 km/h. Sua autonomia varia de 413 a 438 km (ciclo WLTP).
Em novembro também chegarão ao mercado as duas variantes híbridas plug-in: X1 xDrive25e e xDrive30e, ambas aliando o motor 1.5 turbo de três cilindros a outro elétrico. São 248 cv e 48,6 kgfm na primeira opção; e 330 cv e 48,6 kgfm na segunda. A autonomia será a mesma, indo de 78 a 89 km no ciclo europeu.
Fotos: Divulgação/BMW