Que o 1.6 THP utilizado pela Peugeot Citroën é um bom motor ninguém questiona. Agora, também capaz de aceitar etanol, ele se tornou ainda mais interessante. Mesmo ao lado de um carro com um excelente propulsor de aspiração natural, como é o caso do 2.0 16V do Toyota Corolla, é sensível a superioridade que o turbo proporciona em termos de torque e, consequentemente, desempenho. Além da ótima potência específica de 108,2 cv/l, o 1.6 THP entrega 24,4 mkgf de torque a 1.400 rpm contra 20,3 mkgf do Corolla a 4.800 rpm.
Em nossos testes, o Citroën C4 Lounge foi quase um segundo mais rápido que o rival nas provas de desempenho. Nas retomadas, contudo, esperávamos que o C4 Lounge mantivesse a superioridade, mas na pista a história foi outra. Aqui é possível notar como os câmbios fazem diferença. A eficiente caixa CVT com 7 marchas virtuais do Corolla mostra-se superior em relação ao câmbio automático sequencial do C4 Lounge. Quem acelera o Toyota nota que não há nenhum intervalo nas reações e as solicitações são atendidas rapidamente.
Com a tecla Sport acionada, as respostas do Corolla são ainda mais ágeis, conferindo ao sedã uma boa sensação de esportividade. Já no C4 Lounge o câmbio foi calibrado para as marchas esticarem mais,quando poderia ser ao contrário para aproveitar melhor a excelente elasticidade do motor 1.6 turbo. Não é à toa que, muitas vezes o câmbio deixa para avançar as marchas mais tarde do que desejável, o que pode não agradar a todos os consumidores do sedã.
Isso, sem dúvida, se reflete no consumo de combustível, um ponto em que o C4 Lounge poderia se diferenciar até mesmo pelas soluções avançadas presentes no 1.6 THP, com destaque para a injeção direta de combsutível. Ele e o Corolla empataram no consumo com a mesma média PECO (55% urbano e 45% rodoviário) de 7,8 km/l, ambos com etanol.
FICHA TÉCNICA | Citroën C4 Lounge THP | Toyota Corolla XEi |
Motor/válvulas | diant., 4 cil., transv., turbo/16V | diant., 4 cil., transv./16V |
Cilindrada (cm³) | 1.598 | 1.986 |
Potência (cv) | 166 (G) / 173 (E) a 6.000 rpm | 143 (G) / 154 (E) a 5.800 rpm |
Torque (kgfm) | 24,4 a 1.400 rpm | 19,4 (G) / 20,3 (E) a 4.800 rpm |
Câmbio | automático, 6 marchas | CVT, com 7 marchas virtuais |
Suspensão (diant./tras.) | McPherson/eixo de torção | McPherson/eixo de torção |
Peso vazio | 1.394 | 1.695 |
Porta-malas (litros) | 450 | 470 |
PROPOSTAS SEMELHANTES AO VOLANTE
Um traço comum da personalidade de Toyota Corolla e Citroën C4 Lounge é a preocupação com o conforto de motorista e passageiros. Diferentemente de um Honda Civic, por exemplo, a dupla reunida para este comparativo não ostenta qualquer pretensão esportiva. A Toyota bem que tentou colocar um pé nesse universo ao equipar o Corolla XEi com borboletas no volante e a mencionada tecla Sport junto do câmbio, mas o sedã não esconde sua natureza mais conservadora.
Corolla e C4 Lounge oferecem bons porta-malas e cinco adultos podem se acomodar com conforto (há mais espaço no banco traseiro do Toyota, vale a pena destacar) a bordo de cada um deles. O rodar de ambos, como é esperado nessa categoria, é suave e equilibrado. Ponto positivo para o acerto da suspensão do C4 Lounge, em especial o conjunto traseiro. Mesmo com a clássica configuração eixo de torção, a Citroën conseguiu obter um bom acerto para seu sedã médio.
Só não podemos dizer que o C4 Lounge foi 100% aprovado nesse item porque a unidade testada apresentou um forte ruído vindo da roda dianteira direita. Questionada sobre o problema, a Citroën informou que “foi diagnosticada uma atuação inadequada do amortecedor”.
De qualquer maneira, ao volante os dois sedãs são bem equivalentes. A maior diferença talvez fique por conta da posição de dirigir, colocando o motorista de uma forma mais elevada no Citroën, enquanto o Corolla adota uma postura mais tradicional. As respostas da direção do C4 Lounge também poderiam ser mais rápidas.
Vale a pena destacar que o C4 Lounge na versão Tendance THP avaliada conta com os controles de estabilidade e de tração de série, recursos importantes de segurança ativa que podem prevenir acidentes. O Corolla XEi, por sua vez, além do airbag duplo frontal obrigatório por lei, conta com bolsas infláveis laterais e mais uma para o joelho do motorista.
Seguindo no interior de Corolla e C4 Lounge, os dois entregam o padrão que se espera de um carro dessa categoria. Ambos contam com revestimento de couro e plásticos com bom aspecto tátil e visual. Talvez falte ao Citroën as soluções originais que esperamos encontrar nos carros da marca, como o volante com cubo fixo do antecessor C4 Pallas, mas nada que o desabone, afinal fica claro que a estretégia da Citroën dessa vez foi optar por um caminho mais clássico. O painel do Toyota também está longe de ser unanimidade. Até mesmo o relógio digital, que remete a um carro da década de 1980, virou motivo de críticas.
IMPACTOS NO BOLSO
Só que essa aura conservadora do Corolla o ajuda muito quando o assunto é mercado. Com ótima liquidez no mercado de usados, ele também desvaloriza pouco, com 21% de depreciação no primeiro ano de uso contra 27% do C4 Lounge, por exemplo. Vale destacar que o Corolla é o líder do segmento, com 63.290 unidades emplacadas em 2014, bem à frente das 9.206 do Citroën.
Um ponto que saltou aos olhos em nossa análise de mercado foi a diferença no custo das revisões até 30.000. Enquanto o dono de um Corolla vai gastar R$ 932 com as idas à concessionária, o proprietário de um C4 Lounge teria que preparar o bolso para pagar bem mais que o dobro, ou exatos R$ 2.112. Esse é um item importante para ser levado em conta, uma vez que, para usufruir da garantia de três anos, comum aos dois modelos, é necessário seguir o plano de manutenção. Já com relação à cesta de manutenção e o valor do seguro, os dois sedãs ficaram bem próximos.
Tanto o C4 Lounge como o Corolla são modelos que entregam nível de conforto, equipamentos e desempenho que se esperam de modelos dessa categoria. Portanto, a bordo dos dois, você estará bem servido. O Citroën, contudo, nos deixou uma sensação de que poderia surpreender mais com seu moderno conjunto mecânico. Confira nas próximas páginas nossas análises técnicas e de mercado e o aguardado veredito.
NOSSAS MEDIÇÕES | Citroën C4 Lounge THP | Toyota Corolla XEi |
Aceleração em segundos (m) | ||
0-60 km/h | 3,9 (36,7) | 4,6 (41,2) |
0-80 km/h | 6,0 (76,9) | 6,8 (84,4) |
0-100 km/h | 8,6 (144,3) | 9,7 (155,4) |
0-120 km/h | 11,9 (245,2) | 13,3 (265,9) |
Retomada | ||
40-100 km/h em Drive | 7,2 | 7,1 |
60-120 km/h em Drive | 9,0 | 8,9 |
80-120 km/h em Drivre | 7,5 | 6,5 |
Frenagem em metros | ||
a 100 km/h frio (vazio) | 37,6 | 41,0 |
a 100 km/h frio (carregado) | 40,9 | 42,2 |
a 100 km/h quente (carregado) | 42,9 | 41,9 |
CONCLUSÃO
1º – Citroën C4 Lounge Tendance THP: O Citroën se destacou na análise técnica em especial graças a atributos como a potência específica, peso-torque e peso-potência, pontos em que seu moderno e eficiente motor 1.6 turbo se destaca. Além disso, o fato do C4 Lounge contar com os controles de estabilidade e tração lhe rende alguns pontos importantes em segurança ativa, assim como o ar-condicionado com duas zonas, no que diz respeito ao conforto de rodagem. Em comportamento dinâmico e suspensão, ele é bem equilibrado e com respostas semelhantes às do Corolla. Em desempenho e consumo, entretanto, o C4 Lounge poderia entregar resultados melhores.
2º – Toyota Corolla XEi: Um ponto que chama a atenção na ficha técnica do Corolla é o peso em ordem de marcha bem elevado. Mesmo assim, apesar de contar com 301 kg a mais que o C4 Lounge, o Toyota não ficou muito atrás do rival em desempenho. Se deve os controles de estabilidade e tração, algo que a fabricante deve rever com urgência, ao menos ele conta com 6 airbags. Seu câmbio CVT com 7 marchas virtuais é muito bom, colaborando para o modelo obter menor consumo e boa performance.