Não é implicância chamar o novo modelo da JAC Motors de hatch transformado em SUV. Afinal, foi exatamente isso o que aconteceu durante o desenvolvimento do projeto “A30”. Os primeiros esboços em 2012 apontavam para um compacto com linhas próximas a um Hyundai. Em meio à explosão dos SUVs (que hoje representam 23% do mercado brasileiro de carros zero-km), a decisão foi por levantar a altura da suspensão, elevar o capô, aumentar a inclinação do para-brisa e deixar a grade do radiador mais imponente.
Assim nascia o T40 nas pranchetas do centro de design da marca em Turim, na Itália. O projeto foi bancado pelo Grupo SHC, que administra a marca chinesa no Brasil. O resultado final ficou próximo de um crossover aventureiro com 4,13 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,56 m de altura e 18 centímetros de vão livre do solo.
“Eu queria um carro que tivesse uma maior impressão de tamanho”, conta o presidente do Grupo SHC, Sérgio Habib. Para demonstrar o resultado no evento de lançamento aos jornalistas, Habib colocou o T40 lado a lado com modelos concorrentes ou não, como Citroën Aircross, Peugeot 2008, Ford EcoSport, VW Golf e até o próprio JAC T5. Na comparação visual, o T40 pareceu realmente maior que os citados, mesmo sendo mais curto no comprimento e tendo distância entre os eixos (2,49 m) equivalente ou menor.
O espaço interno surpreende e acompanha a sensação de “grandeza” de seu exterior. O porta-malas é generoso para o segmento (450 litros). Para o motorista, a posição de dirigir é boa, mas a iluminação do computador de bordo no painel é fraca (algo que deve ser corrigido em breve, salientou Sérgio Habib). O sistema multimídia não tem GPS – item que é compensado de propósito pela conectividade com os celulares. “Eu nunca uso o GPS do meu carro, só o Waze”, declarou o executivo.
MANSO, MAS SEGURO
Seu motor é o mesmo 1.5 VVT JetFlex que equipa o T5. Gera 127 cv de potência a 6.000 rpm e 15,7 kgfm de torque a 4.000 rpm, sempre no etanol. Os picos de desempenho em altas rotações denotam o que se percebe na prática: para fazer o T40 andar, é necessário acelerar sem se preocupar com economia. Na pista, acelerou de 0 a 100 km/h em 11s80, quase um segundo mais rápido que o T5, mas bem distante dos 9s8 declarados pela fabricante na ficha técnica. Entretanto, foi bem nos testes de consumo. Abastecido com etanol, fez 8,1 km/l no percurso urbano e 11,1 km/l no rodoviário.
Projetado sobre uma nova plataforma da JAC Motors, o T40 tem ótima estabilidade e gosta de estradas sinuosas. Os freios são a disco nas quatro rodas e tiveram excelente desempenho na pista: precisou de 38,37 metros para frear de 100 km/h até a imobilidade. No teste de fading (perda de eficiência dos freios quando quentes e com o carro carregado), a diferença entre a primeira (40,84 m) e a décima medição (42,34 m) foi de apenas 1,5 metro.
BELO CUSTO-BENEFÍCIO
O crossover deveria ser o primeiro modelo a ser produzido pela JAC Motors em Camaçari/BA. Como a fábrica ainda não saiu do papel, foi lançado primeiramente na China, em 2015. Para compensar os dois anos de atraso, o T40 chega com um pacote completo e muito atrativo. Sai por R$ 56.990 equipado com controle de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa, controle de velocidade de cruzeiro (cruise control), controle de tração, assistente de frenagem de emergência, direção elétrica progressiva e sensor de pressão dos pneus.
Porém, a versão principal é a de R$ 58.990 que inclui central multimídia, câmera de estacionamento traseira e câmera dianteira de segurança – pela qual o proprietário pode gravar imagens do percurso em um cartão de memória, tal qual virou moda em países como a Rússia. O preço vai a R$ 60.980 com a pintura bitom – na verdade, uma película feita pela 3M aplicada aqui mesmo no Brasil, que pode ser preta (com a cor laranja) ou prata (com a cor vermelha).
Por enquanto, a única opção de câmbio é a caixa manual de cinco marchas. O T40 com caixa automática CVT deve chegar no começo de 2018, por R$ 5.000 adicionais. Essa versão deve encabeçar os planos de renascimento da JAC Motors no Brasil após o fim das cotas de importação do programa Inovar-Auto. A marca ainda planeja lançar até 2019 os sucessores dos SUVs T5 e T6, além de uma picape e o SUV compacto T20 – e, finalmente, deve inaugurar a fábrica de Camaçari no segundo semestre de 2019, em um projeto menor e mais enxuto. Será que agora vai?
Comprei um t40 sem inovou com 49000km rodados,já veio com barulho na suspensão, não estou falando de curso dos amortecedores estou falando da suspensão mesmo parece que o carro está desmontado quando estou em alguma rua com asfalto ruim, bom fica minha observação, estou com o carro não faz nem dez dias, espero que arrumem para eu mudar minha opinião