Blindado para transporte de valores possui bateria mais pesada que um Renault Kwid e motor com 24 vezes mais torque que um BMW M5
Automóveis, ônibus e caminhões elétricos já são uma realidade mundo afora, apesar de ainda serem raridade nas ruas do Brasil. Apesar disso, uma empresa nacional de segurança e transporte de valores apostou na criação do primeiro carro-forte elétrico do mundo, com custo acima de R$ 1 milhão.
Os carros-fortes são caminhões blindados utilizados no transporte de bens e valores. O ponto de partida para o elétrico desenvolvido pelo Grupo protege em parceria com a Eletra foi o chassi de um carro-forte a diesel (MAN VW 8.160 2013/2014), que teve toda a mecânica a combustão substituída por dois motores elétricos e um pacote de baterias – processo conhecido como ‘e-reftofit’. Segundo a empresa, o desenvolvimento teve duração de um ano e meio.
O blindado elétrico possui motor elétrico de 449 cv de potência e impressionantes 1.800 kgfm de torque – nada menos do que 24 vezes o torque do V8 de um BMW M5 Competition. Um carro forte convencional pesa, em média, entre 7 e 9,5 toneladas. A empresa não revelou o peso da novidade, mas somente a bateria acusa 957 kg na balança – superior ao peso total de um Renault Kwid Outsider (806 kg).
A autonomia do carro-forte elétrico é de 75 km, o que restringe o uso a ambiente urbano. Segundo a Eletra, o tempo de recarga em estação de alta voltagem é de 2h30. Como em outros veículos elétricos, o blindado possui sistema de frenagem regenerativa, que converte a energia cinética de desacelerações em carga parcial para a bateria.
Com a utilização do carro-forte elétrico em São Paulo, a empresa espera redução na emissão de CO2 na atmosfera na casa de 1,4 tonelada por mês. A expectativa da transportadora é que o custo por km rodado seja 65% menor na comparação com um carro-forte a diesel.
Fotos: Divulgação
Agora vão querer roubar o carro forte mesmo que esteja vazio. O valor dele é mais de 1 milhão.
Empresa padrão no ramo, como as demais peca nos armamentos dos vigilantes, calibres ultilizados como, calibres .38, Espingarda .12 já são obsoletos com os armamentos encontrados em posse dos bandidos que já estão até com .50 ( armamento antiaéreo), porém, esse é um problema que não está no colo apenas das empresas, mas também no senado federal que sentou encima do Estatuto da segurança privada que daria um upgrade na segurança privada do Brasil.
Será que é e Seguro trabalhar nesse carro ? Quantos km/h ele faz ? Devemos nos preocupar com as vidas que estão transportando os valores!! Queria Deus que seja seguro…
Sem contar, que a agilidade disso aí no trânsito, deve ser um negocio ABSURDO!