Com visual atualizado, sedã com estilo de cupê traz novos faróis LED Matrix e tecnologia de assistência elétrica
Nem sempre a razão vence a emoção na compra de um automóvel, especialmente no segmento premium. É o caso de Audi A4 e A5 Sportback, que compartilham plataforma, equipamentos e mecânica, mas têm posicionamentos distintos. Nos últimos dois anos, o sedã de maior porte (e preços) superou o “irmão” em vendas no Brasil. Com a chegada da linha 2021, ele tem “cacife” para ampliar a vantagem, mesmo sendo mais caro?
O A5 Sportback recebe novos para-choques na dianteira e traseira, grade resenhada (com inspiração no Audi Sport quattro de 1984), lanternas com luzes de seta dinâmicas, rodas de 18” com desenho inédito e saídas de escapamento retangulares. Com as mudanças, o modelo cresceu discretos 24 mm no comprimento, de 4.757 mm ao todo.
Uma das principais novidades do A5 Sportback reestilizado são os faróis Matrix LED, que vêm de série desde a versão de entrada (Prestige Plus). Este tipo de iluminação não ofusca a visão de motoristas em sentido contrário pois os faróis podem seletivamente acender e apagar segmentos individuais de LED enquanto mantêm outra área totalmente iluminada. O sistema atua com o auxílio de uma câmera no para-brisa, que detecta os objetos à frente.
Na cabine, o Audi A5 Sportback 2021 ganha central multimídia MMI Touch com tela tátil de 10,1”, que substitui o visor de 8,3”. Graças a ela, deixa de existir o botão giratório à frente da alavanca de câmbio, local ocupado por um novo porta-objetos.
Outro elemento atualizado é o quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, que perdeu os indicadores analógicos de nível de combustível e de temperatura do líquido de arrefecimento nas laterais, além das luzes-espia fixas na parte superior – todos eles transformados em informações digitais. A tela traz três novos modos de visualização e mantém a prática função de reprodução dos mapas GPS nativos da central multimídia.
As mudanças internas incluem ainda teto na cor preta, novo acabamento em black piano no painel e console, volante de base reta, carregador de celular por indução e bancos revestidos em couro sintético e alcântara. O sedã mantém ainda bons detalhes desta geração, como o ar-condicionado digital de 3 zonas de temperatura, alavanca de câmbio com acionamento eletrônico e botão giratório no console para ajuste do volume do som.
A lista de itens de série possui ainda teto solar elétrico, controle de cruzeiro adaptativo, bancos dianteiros com ajustes elétricos, tampa do porta-malas com abertura e fechamento sem o uso das mãos e sistema de estacionamento automático.
A versão avaliada trazia ainda os três opcionais disponíveis: head-up display colorido (R$ 7.500), sistema de som Bang & Olufsen (R$ 8.000) e pacote Assistance City (R$ 8.000), que inclui sistema pre-sense traseiro (detecta e prepara o veículo para colisões traseiras) e assistente de manutenção de faixa. Somados ao preço inicial de R$ 329.990, a conta chega a R$ 353.490.
Impressões ao dirigir o A5 Sportback 2021
Na mecânica, o A5 Performance Black mantém o motor 2.0 TFSI, que teve potência reduzida em 3 cv, para 249 cv entre 5.000 e 6.000 rpm. O torque foi mantido em 37,7 kgfm de 1.600 a 4.500 rpm. Segundo a Audi, a redução de potência na versão de topo deve-se à nova calibração para atender à legislação de emissões. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e 7 marchas (S tronic) e a tração, integral sob demanda (quattro).
Novidade para toda a linha A5 é o sistema de assistência elétrica, que permite ao sedã desligar brevemente o motor entre 55 km/h e 160 km/h. A tecnologia é composta por um gerador de dupla função (alternador/motor de partida) e uma bateria adicional de 12V, de íons de lítio (enquanto a convencional é de chumbo-ácido). O sistema start-stop é acionado a velocidades inferiores a 23 km/h. Ainda que permita o desligamento do motor em movimento, o Audi A5 2021 não é classificado como híbrido-leve.
Ao volante, o sedã mantém rodar suave, com excelente absorção dos impactos e quase nula inclinação da carroceria em curvas. As respostas ao acelerador são imediatas, com trocas de marcha extremamente ágeis – a redução da potência em relação à linha anterior é imperceptível.
O sedã dispõe de cinco modos de condução (auto, efficiency, comfort, dynamic e individual), que alteram parâmetros da direção, câmbio e motor para melhor desempenho ou menor consumo. Segundo dados de fábrica, o A5 Performance Black acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e chega à máxima de 250 km/h.
A Audi não fornece dados oficiais de consumo do A5 2021 pelo padrão do Inmetro. Na linha anterior, o A5 Performance Black (de 252 cv e sem assistência elétrica) tinha consumo de 9,3 km/l na cidade e 11,9 km/l, na estrada.
O A5 reforça o apelo emocional na comparação com o mais racional A4 (R$ 25 mil mais barato na mesma versão, mas sem os faróis Matrix de série), modelo com o qual divide a plataforma MLB, a mecânica e o interior. Sem dúvidas, o maior chamariz do sedã com ares de cupê é o visual, marcado pela dianteira mais baixa, queda acentuada do teto e ausência de molduras das janelas nas portas. Aspectos cativantes que vão continuar a seduzir os fãs da marca das quatro argolas.
• DADOS DE FÁBRICA |
Audi A5 Sportback Performance Black 2021 |
Motor | Dianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha |
Cilindrada | 1.984 cm³ |
Potência | 249 cv (G) entre 5.000 e 6.000 rpm |
Torque | 37,7 kgfm (G) entre 1.600 e 4.500 rpm |
Câmbio | Automatizado de dupla embreagem, 7 marchas, tração integral |
Suspensão (dianteira / traseira) | Indep. Braços sobrepostos/Indep. Multibraço |
Pneus e rodas | 245/40R18 |
Freios (dianteira / traseira) | Disco ventilado/disco ventilado |
Peso (kg) | 1.660 |
Comprimento (mm) | 4.757 |
Largura (mm) | 1.847 |
Altura (mm) | 1.386 |
Entre-eixos (mm) | 2.822 |
Porta-malas (litros) | 465 |
Tanque de combustível (litros) | 58 |
• PREÇOS E CUSTOS |
Audi A5 Sportback Performance Black 2021 |
Carro testado | R$ 353.490 |
Versão básica (Performance Black) | R$ 329.990 |
Garantia | 2 anos |
IPVA (4%) | R$ 13.200 |
Revisões (até 30 mil km) | R$ 6.192 |
Fotos: Divulgação
Tenho um 2013, melhor não existe, eu compro.