Gama do compacto inclui versão 100% elétrica e carrocerias de três portas, cinco portas e conversível
A Mini revelou a reestilização de toda a linha Cooper, vendida nas carrocerias três portas, cinco portas e conversível. Entre as novidades da linha 2022, os modelos trazem novo estilo exterior, mais equipamentos e a atualização da versão 100% elétrica, chamada de Cooper SE.
Na dianteira, a linha Mini Cooper 2022 traz para-choque e grade redesenhados, agora com acabamento predominante em preto brilhante. Os faróis full LED, que agora integram o facho de neblina, passam a vir de série para toda a gama, assim como as lanternas em LED com o desenho da bandeira do Reino Unido (Union Jack).
Do lado de dentro, as saídas de ventilação têm novo formato e o volante ganhou desenho inédito e opção de aquecimento. O quadro de instrumentos digital, já adotado pelo Countryman reestilizado e pelo Mini JCW GP, passa a equipar as versões mais caras do Cooper. A central multimídia de 8,8 polegadas também passa a ser equipamento padrão. O Mini Cooper 2022 ganhou ainda freio de estacionamento com acionamento eletromecânico, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go e alerta de saída involuntária de faixa.
Outra novidade é a opção de teto pintado em duas cores nos Cooper de três e cinco portas. Completam as mudanças as novas opções de rodas de 17 e 18 polegadas.
Na mecânica, a linha Mini Cooper 2022 vendida na Europa mantém opções de motores 1.5 3-cilindros (de 75, 102 ou 136 cv) e 2.0 turbo (178 ou 231 cv). O câmbio das versões ‘convencionais’ é um automatizado de dupla embreagem e 7 marchas, enquanto o esportivo John Cooper Works adota um automático de 8 marchas.
As mudanças visuais também foram estendidas ao Mini Cooper SE, 100% elétrico, que traz motor de 184 cv e baterias de íons de lítio de 32,6 kWh de capacidade. Segundo a marca, a autonomia do elétrico pode chegar a 234 km no ciclo WLTP. O Mini elétrico é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, com velocidade máxima limitada a 150 km/h. Os preços da linha Cooper 2022 no Reino Unido começam em 16,8 mil libras esterlinas.
Fotos: Divulgação
eu tenho o mini 21-22,potência:192cv a reportagem errou?
O motor 2.0 Turbo foi rebaixado ? Tinha 192 CV e foi para 174 CV? Quase 20 CV a menos, justamente o ponto mais atraente em um Mini Cooper? A BMW quer matar os Minis? Por que a reportagem nao fala nisso ?