Cobrar quase R$ 70 mil por um modelo “de entrada” soa estranho, sobretudo quando ele conta com um aparentemente modesto motor 1.6 16V com câmbio manual de cinco marchas. Mas o novo Peugeot 308 possui um detalhe importante que o distingue: a longa lista de equipamentos de série.
Basicamente, a única (e importante) ausência do 308 Allure 1.6 em relação aos “irmãos” mais caros é o controle de estabilidade e tração. Os seis airbags, sistema multimídia com espelhamento, teto panorrâmico de vidro, controlador e limitador de velocidade e ar-condicionado de duas zonas são itens de série.
Aproximadamente 1s na aceleração de 0 a 100 km/h separa o modelo 1.6 da versão 2.0, que agora só é oferecida com câmbio automático. Além de ser a única opção para quem gosta de trocar marchas manualmente, o mais barato 308 também é mais econômico, com média de 8,5 km/l de consumo com etanol.
No dia a dia, o 1.6 16V também usado no 208 e 2008 não decepciona, conseguindo acompanhar carros mais potentes e realizando ultrapassagens com segurança. Em retomadas e aclives, o motor pede rotações elevadas, o que exige uso constante da alavanca que exibe engates firmes, mas curso longo.
O processo de “amaciamento” que toda a linha 308 recebeu nessa reestilização exclusiva para a América Latina caiu bem, mesmo com as grandes rodas de 17″. Agora se pode trafegar sobre pavimentos ruins sem ficar pensando no custo de buchas e amortecedores.
A bem-vinda mudança no sistema multimídia aposentou a antiga tela retrátil sobre o painel emborrachado. O novo equipamento agora é embutido e conta com espelhamento para alguns celulares com sistema Android ou iOs. Pelo mesmo motivo, o navegador, antes nativo, saiu de cena para dar lugar a aplicativos de smartphone.
DADOS DE FÁBRICA | PEUGEOT 308 1.6 ALLURE |
Velocidade Máxima (km/h) | 196 |
Motor/Válvulas | L4., diant., trans., 16v |
Cilindrada (cm³) | 1.587 |
Potência | 115 (G) a 6.000 RPM/ 122 (E) a 5.800 RPM |
Torque | 15,5 (G)/16,4 (E) a 4.000 RPM |
Câmbio | Manual, 5 marchas |
Suspensão (d/t) |
McPherson/Eixo de torção |
Peso vazio/cap. máx. de carga (kg) | 1.318/400 |
Diâmetro de giro (m) | 10,8 |
Porta-malas (litros) | 430 |
Peso rebocável (kg) (sem freio) | – |
Tanque de combustível (litros) | 60 |
Pneus (veículo testado) | Michelin Primacy3 225/45 R17 |
Comprimento/largura/altura (mm) | 4.292/1.815/1.518 |
Entrei-eixos (mm) | 2.608 |
A unidade avaliada apresentou alguns rangidos na área das colunas, que também sofriam com batidas da fivela do cinto de segurança do passageiro. Ainda que tenha boa qualidade aparente, o acabamento precisa melhorar. E ser o único modelo da categoria sem controle de estabilidade e tração não ajuda na hora de disputar o consumidor cada vez mais exigente.
O espaço interno é mais que satisfatório e o bom isolamento acústico torna o reestilizado Peugeot 308 1.6 Allure uma opção atraente aos interessados em um hatch médio que ajude a reduzir as despesas de manutenção.
NOSSAS MEDIÇÕES | PEUGEOT 308 1.6 ALLURE |
Aceleração | |
0-60 km/h | 5s1 |
0-80 km/h | 7s7 |
0-100 km/h | 11s7 |
0-120 km/h | 16s2 |
Retomadas | |
40-100 km/h em 3ª marcha | 11s8 |
60-120 km/h em 4ª marcha | 17s8 |
80-120 km/h em 4ª marcha | 12s6 |
Frenagens | |
80-0 km/h | 24s8 |
100-0 km/h | 39s5 |
120-0 km/h | 58s3 |
Consumo em km/l de etanol | |
Consumo cidade | 6,9 |
Consumo estrada | 10,5 |
Consumo médio (PECO) | 8,5 |
Autonomia em km | 510 |