Audi Q3 2.0 TFSI Ambiente

Você viu aqui no CARRO ONLINE que o Q3 estreou a linha 2016 com um facelift moderado e melhorias sob o capô (além da inclusão de uma inédita opção 1.4 turbo em sua gama). A bordo da versão 2.0 Ambiente, tentamos identificar na prática se tais mudanças de fato surtiram efeito no utilitário.

Versão parte de R$ 165.190

A ficha técnica do novo Q3 aponta que agora ele gera 180 cv de potência, 10 cv a mais que a linha anterior (além de agora ter uma versão top de linha com 220 cv, utilizando o mesmo bloco TFSI). Segundo a Audi um dos fatores que levaram a esse acréscimo foi a adoção da injeção direta dupla. Isto é, quando o motorista requer mais potência e torque em rotações mais baixas (como acionando a função kick-down do acelerador em saídas de semáforo, por exemplo), o bico injetor atua tanto durante a admissão de ar dentro do cilindro quando no momento da compressão, aumentando a resposta do bloco.

Facelift moderado o deixou alinhado à nova identidade da família Q

Na nossa pista de testes, os desempenhos do Q3 atual e o de 170 cv foram praticamente idênticos. Na aceleração de 0 a 100 km/h, míseros 0s10 separam o SUV mais potente de seu predecessor (7s55 contra 7s65). Na retomada de 60 km/h a 120 km/h, a diferença também foi bem tímida: 8s53 contra 8s64. Os resultados não são ruim, afinal, tais marcas são bastante satisfatórias para um veículo deste porte.

Entre as mudanças da linha 2016 estão o novo design do conjunto óptico

Contudo, menos de um segundo de diferença nos testes significa que, na vida real, o consumidor não perceberá a evolução técnica. O comportamento do Q3 continua agradável para a vida urbana, devido a agilidade do motor 2.0 TFSI, cujo pico de torque é atingido já nas 1.400 rpm. Na estrada, a elasticidade é seu grande trunfo, uma vez que a potência máxima se estende até as 6.200 rpm. A versão avaliada ainda se beneficia do recurso Audi Drive Select, que amplia o leque de comportamentos do SUV, variando da eficiência energética até a plenitude esportiva do modelo.

Lanternas de LED também têm novo formato

Se na aceleração o Q3 não surpreendeu, no consumo de combustível ele está 16% mais eficiente. Enquanto o modelo anterior obteve média de 8,8 km/l em percurso misto, o atual rodou 10,2 km/l. Considerando somente trechos urbanos, a vantagem sobe para 37% (6,2 km/l ante a 8,5 km/l). No teste de fading, ele também demonstrou evolução: precisou, em média, de 1,5 m a menos para frear totalmente.

Motor 2.0 TFSI agora produz 180 cv de potência

Talvez o principal atributo do Q3, outra característica mantida nele é o conforto. As suspensões trabalham muito bem entre a função de absorver os impactos da via e proporcionar estabilidade em curvas sinuosas. A tração Quattro também ajuda neste último quesito, transmitindo segurança para que o carro as contorne de maneira mais precisa, além de contribuir para o desempenho.

FICHA TÉCNICA Audi Q3 2.0 TFSI Ambiente
Motor: dianteiro, transversal, turbo, 16V
Cilindrada: 1.984 cm³
Potência: 180 cv a 4.000-6.200 rpm
Torque: 320 kgfm a 1.400-3.900 rpm
Tração: Integral
Transmissão:  Dupla embreagem, 7 marchas
Peso: 1.540 kg
Dimensões (CxLxA): 4,38 m, 1,83 m, 1,59 m
Entre-eixos: 2,60 m
Porta-malas: 460 l

Por dentro, a tela retrátil e apliques cromados são as novidades

Vendido a R$ 165.190, a versão intermediária 2.0 do utilitário é que apresenta a lista de equipamentos mais coerente para a sua proposta. De série já estão inclusos itens como abertura e fechamento elétricos do bagageiro, piloto automático, função auto hold (que aciona o freio de estacionamento automaticamente para aliviar o pé direito durante o anda-e-para da cidade) e sensores traseiro e dianteiro. Além dos seis airbags, faróis de xenônio, controle de estabilidade, sensor de luz e chuva banco com ajustes elétricos. 

NOSSAS MEDIAÇÕES
Aceleração:
0-60 km/h  3s37
0-80 km/h 5s24
0-100 km/h 7s55
0-120 km/h 10s68
Retomadas:
40 a 100 km/h em Drive 6s45
60 a 120 km/h em Drive 8s53
80 a 120 km/h em Drive 5s83
Frenagem:
60-0 km/h 12,93 m
80-0 km/h 23,27 m
100-0 km/h 36,56 m
Consumo (gasolina):
Urbano 8,5 km/l
Rodoviário 12,4 km/l
PECO 10,2 km/l

 

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