A linha 2016 da Chevrolet S10, apresentada nesta terça-feira (7), ainda não traz a esperada reestilização da picape média. Enquanto a reformulação, prevista para a virada do ano, não chega, a marca aposta na estreia de novas versões para manter o fôlego da atual líder do segmento. Entre as novidades estão as S10 Freeride e High Country. Esta última passa a ser a nova topo de linha.
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O modelo é idêntico ao conceito homônimo apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado. A Chevrolet S10 High Country adota o mesmo conjunto mecânico da versão LTZ, com um 2.0 turbodiesel de 200 cv, tração 4×4 com reduzida e câmbio automático de seis marchas. Seu preço sugerido é de R$ 163.800
A diferença do modelo é unicamente visual, com faróis escurecidos, rodas de 18″ exclusivas, frisos cromados na base dos vidros e santantonio com capota marítima exclusivos. Por dentro a S10 acompanha as mudanças do Trailblazer, com bancos de couro marrom e parte central do painel de instrumentos em preto brilhante. A High Country também estreia a cor Vermelho Chili, que, segundo a GM, nunca foi usada na linha S10 no país.
Sem o visual ostentação da nova topo de linha, a S10 Freeride repete a série especial do Tracker com um pacote de equipamentos intermediário e motor 2.5 flex de até 206 cv com câmbio manual de seis marchas e tração traseira. A versão se posiciona logo acima da LT 2.5 manual e adiciona adesivos na carroceria, câmera de ré ao sistema MyLink (que segue sem GPS) e santantonio cromado, por R$ 95.340.
A partir de agosto, a gama da Chevrolet ainda ganhará outras duas versões de entrada: a Advantage e chassi-cabine. A primeira é uma versão da LT 2.4 4×2 com câmbio manual de cinco marchas com rodas escurecidas, adesivos na carroceria e faróis de neblina. Já a inédita opção chassi-cabine é ainda mais simples, dotada apenas de direção hidráulica e ar quente. O modelo sem caçamba é exclusivo para frotistas e autônomos e pode receber tanto o motor 2.4 flex quanto o 2.8 turbodiesel. Seu mercado será o de veículos urbanos de carga (VUC) e poderá adotar diversos tipos de implementos, como baú, caçamba de madeira e guincho.
MAIS DO MESMO
CARRO ONLINE pôde avaliar a S10 High Country e Freeride por uma pista fechada nos arreedores de Indaiatuba (SP), dentro do campo de provas da marca. Foram usados dois circuitos, um off-road e outro que simula uma série de ruas esburacadas e estradas, incluindo uma serra.
Em ambas as situações a S10 High Country repete as características da versão 2.8 LTZ, com força de sobra, mas estabilidade inadequada para um veículo deste porte. Com suspensão macia, ela tende a “quicar” em irregularidades severas, e a altura elevada exige cuidado em mudanças de trajetória. O controle de estabilidade entra em ação mesmo durante uma condução mais tranquila – vale notar que o equipamento de segurança equipa apenas as versões LTZ e High Country da picape.
No quesito segurança a S10 Freeride vai melhor, mas o mérito é menos do conjunto suspensão/rodas e mais do motor anêmico, que dificulta a tarefa de manter a picape em velocidades elevadas. Ainda que os 206 cv impressionem na ficha técnica, a S10 2.5 carece de força em baixas e médias rotações, exigindo constantes trocas de marcha por meio de uma pouco ergonômica alavanca de curso longo. O ruído do motor é naturalmente menor, mas o desempenho inferior não justifica sua escolha em detrimento do motor diesel.
O espaço interno da dupla é adequado para cinco adultos, com destaque para os bancos traseiros, cujo encosto um pouco menos vertical torna viagens mais agradáveis para quem vai atrás. A ausência do quinto encosto de cabeça na S10 Freeride é injustificável, assim como o sistema MyLink, que segue sem navegador GPS nativo e espelhamento do celular com aplicativos populares e gratuitos. Composto basicamente por plástico rígido, o acabamento pode melhorar, sobretudo na High Country.
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À SOMBRA DA NOVIDADE
Em meio a diversos carros da marca no local onde a nova S10 foi apresentada foi possível avistar, inclusive, a nova versão reestilizada da picape, que havia acabado de passar por um teste de impacto e estava sendo embarcada em um guincho fechado. Por ser propriedade particular, fotos no local são proibidas. As modificações serão, em sua maioria, cosméticas e darão à picape (e a Trailblazer) um visual mais próximo da Colorado, versão norte-americana da S10.