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Peugeot 2008 Griffe parte de R$ 71.290

A estratégia da Peugeot para o 2008 no Brasil é bastante clara: enaltecer o caráter esportivo do modelo. Prova disso é a proposta da versão mais sofisticada da gama, a THP, disponível somente com câmbio manual de 6 marchas. Seguindo essa linha, a opção com motor 1.6 de aspiração natural deveria manter o comportamento empolgante ao volante. E ela não faz feio.

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Versão já vem bem equipada de série, com seis airbags e sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva

O desempenho, aliás, é o grande trunfo do novo modelo da marca do leão. Os números de sua ficha técnica até podem enganar, uma vez que se trata do mesmo propulsor utilizado no hatch 208. A relação de peso e potência é apenas razoável, de 10,1 kg/cv, enquanto a de peso torque é de 75,3 kg/kgfm. Contudo, na pista de testes, a desenvoltura do crossover produzido em Porto Real, RJ, foi bastante satisfatória. 

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Entre os equipamentos, já está inclusa a central multimídia com navegador, com tela de 7

Na prova de aceleração de 0 a 100 km/h, o 2008 a cumpriu em 10s9. Na de retomada de 60 a 120 km/h em 4ª marcha, o resultado também agradou: 16 segundos. Para efeito de comparação com outro rival recém-chegado no mercado, o Jeep Renegade, na versão flex, realizou os mesmos testes com pelo menos um segundo de atraso.

Bancos são parcialmente revestidos de couro e poderiam "abraçar" um pouco mais os ocupantes

Trabalhando com um câmbio manual de 5 marchas (com 1ª e 2ª marchas mais curtas), o desempenho do 2008 chega a surpreender no trânsito urbano por sua agilidade. Além disso, sua dirigibilidade é mesmo mais próxima a de um hatch (conforme faz questão de salientar a fabricante). O carro, que já é leve para sua categoria, ainda se beneficia de uma direção precisa e de um bom acerto de suspensão (mais firme) para garantir um toque de esportividade.

Câmbio é macio, mas os cursos muito longos podem ser imprecisos às vezes

A contrapartida fica por conta das batidas secas da suspensão ao se passar por imperfeições na via em velocidades um pouco mais altas. O nível de ruído também é ligeiramente superior ao do seu concorrente da Jeep, embora não chegue a se mostrar incômodo.

Motor 1.6 de 122 cv consegue atribuir um desempenho empolgante ao crossover

A Peugeot não oferece muitos opcionais para o 2008. A versão Griffe, vendida por R$ 71.290, já vem bem equipada de série, com seis airbags, luz diurna com LEDs, faróis de neblina, ar-condicionado de duas zonas, controle de velocidade de cruzeiro, teto panorâmico, sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva e central multimídia com tela de 7’’. O revés fica por conta da falta dos controles de tração e de estabilidade, disponíveis apenas na versão THP.  

Rodas são de liga leve, com aro de 16

DADOS DE FÁBRICA 

Motor disposição/número de válvulas: Diant., trans., 4 cil./16V
Cilindrada (cm³): 1.587
Potência (cv): 115 (G) / 122 (E) a 5.800 rpm
Torque (kgfm): 15,5 (G) / 16,4 (E) a 4.000 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas
Suspensão (dianteira/traseira): McPherson/eixo de torção
Peso vazio (kg): 1.236
Porta-malas (litros): 355
Tanque de combustível (litros): 55
Pneus (veículo testado): Goodyear Efficient Grip 205/60 R16
Comprimento/largura/altura (mm): 4.159/1.739/1.583
Entre-eixos (mm): 2.542

NOSSAS MEDIÇÕES 

Aceleração:
0-60 km/h (m): 4,8 (46,2)
0-80 km/h (m): 7,2 (92,8)
0-100 km/h (m): 10,9 (185,9)
0-120 km/h (m): 15,3 (339)

Retomadas:
40-100 km/h em 3ª marcha (s): 11
60-120 km/h em 4ª marcha (s): 16
80-120 km/h em 4ª marcha (s): 10,6

Consumo (em km/l de etanol):
Consumo cidade: 7,1
Consumo estrada: 10,4
Consumo médio (PECO): 8,5
Autonomia em km: 467

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