Quem teve a oportunidade de dirigir por aqui o BMW Série 1 M Coupé vai se lembrar de como ele era um modelo endiabrado. Pisar fundo no acelerador do cupê com os controles de tração e estabilidade desligados era uma aventura para poucos, uma vez que o excelente motor 3.0 de 6 cilindros em linha turbo despejava doses cavalares de potência e torque ao cupê compacto.
Agora, com o reposicionamento da linha BMW e o surgimento das Séries 2 e 4, quem ocupa o posto deixado pelo Série 1 M Coupé passa a ser o M235i, que você confere nas fotos. O melhor: boa parte da receita foi mantida, com a tração nas rodas traseiras e os 326 cv do 3.0 turbo.
Apesar de ser um ótimo carro para quem gostava de se divertir ao volante, a BMW notou que o Série 1 M Coupé era um tanto quanto bruto em algumas reações e fez um belo trabalho para aplacar o ânimo da fera no M235i.
Maior e um pouco mais largo em relação ao antecessor, o M235i é um carro bem mais controlável por assim dizer, mas continua tão rápido quanto o Série 1 M Coupé. Basta notar a tabela de medições e ver os ótimos números de aceleração e retomada que o modelo entrega na pista, sendo que a sensação para quem o conduz é igualmente empolgante.
Com controle de largada, suspensão esportiva M (rebaixada em 10 mm) e rodas de liga leve aro 18”, o M235i é um carro que exala esportividade. Os bancos dianteiros envolventes e a posição de dirigir correta são dois convites a passar horas atrás do volante deste cupê.
O melhor do M235i é que recursos como o start-stop e a função Eco Pro, que agrega a função “coasting” para o câmbio automático de 8 marchas, permitem ao BMW alcançar boas médias de consumo, com destaque para a parcial de 13,2 km/l em ciclo rodoviário.
O porta-malas de 390 litros garante certa praticidade para o uso do cupê no dia a dia. O pouco espaço no banco traseiro, preparado para acomodar somente duas pessoas, faz dele mais indicado para solteiros ou jovens casais que ainda não precisam de um habitáculo muito grande. Por cerca de R$ 230.000, o M235i é um dos melhores cupês de alto desempenho à venda no país. Poucos modelos conciliam estilo e emoção nessa faixa de preço. Uma boa opção!
DADOS DE FÁBRICA
Velocidade máxima (km/h): 250
Motor disposição/número de válvulas: Diant., long., turbo/24
Cilindrada (cm³): 2.979
Potência (cv): 326 a 5.800 rpm
Torque (mkgf): 45,8 kgfm a 1.300 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas
Suspensão (dianteira/traseira): McPherson/multibraço
Peso vazio/capacidade máx. de carga (kg): 1.470/510
Porta-malas (litros): 390
Tanque de combustível (litros): 52
Pneus (veículo testado): 225/40 R18 (d) / 245/35 R18 (t)
Comprimento/largura/altura (mm): 4.454/1.774/1.408
Entre-eixos (mm): 2.690
NOSSAS MEDIÇÕES
Aceleração:
0-60 km/h (m): 2,4 (20,5)
0-80 km/h (m): 3,5 (41)
0-100 km/h (m): 4,9 (76,2)
0-120 km/h (m): 6,5 (125,3)
Retomadas:
40-100 km/h em Drive (s): 3,9
60-120 km/h em Drive (s): 4,9
80-120 km/h em Drive (s): 3,0
Consumo (em km/l de gasolina):
Consumo cidade: 7,5
Consumo estrada: 13,2
Consumo médio (PECO): 10
Autonomia em km: 520