Batizado de J2 Jetflex, o subcompacto da Jac avançou mais um passo em sua adaptação ao mercado brasileiro e agora é vendido com motor bicombustível. Além de contribuir para valorizar o veículo em revendas futuras, o desempenho do modelo, que já era elogiável, ficou ainda mais divertido quando movido a etanol.
Na pista de testes da CARRO o J2 precisou de 10s73 para acelerar de 0 a 100 km/h. A marca já é boa, deixando-o na frente de concorrentes com motores de cilindradas até maiores do que a do chinês. Em comparação consigo mesmo, o resultado é 1s09 mais rápido do que a versão somente a gasolina.
Além do motor 1.4 de 113 cv de potência (cinco a mais que o anterior), o peso do subcompacto contribui bastante para seu vigor nas pistas. São 915 kg que atribuem uma notável relação de peso/potência de 8,1 kg/cv.
Obviamente que o J2 não pode ser considerado um esportivo, mas sua disposição para tanto diverte o proprietário a cada saída de semáforo ou ultrapassagem pela cidade. O entre-eixos curto dá uma sensação próxima de estar guiando um kart e a suspensão traseira é independente, o que evita perda de aderência das rodas ou torções desnecessárias do eixo em curvas.
Todavia, nem tudo merece elogios. Se o modelo foi pensado para ter um espírito emocionante, optar por um conta-gíros tão pequeno como o dele é, no mínimo, paradoxal. A iluminação do quadro também é passível de crítica tanto pela estética quanto pela funcionalidade.
Pelo sorriso que o J2 coloca no rosto de quem o dirige, o consumidor até poderia relevar as falhas de acabamento como algumas rebarbas e materiais que transmitem pouca confiabilidade. Mas o preço pelo qual ele é comercializado exige uma ingenuidade muito grande para adquiri-lo. São R$ 37.490 por um veículo que, além dos defeitos já citados, não oferece espaço para dois adultos altos atrás viajarem com conforto, tampouco para mais de duas mochilas no bagageiro, que já ocupam quase todo o porta-malas de 121 l.
Mesmo sendo completo, o pós-venda prejudicado pela rede diminuta de concessionárias e a desvalorização na hora de revender não garantem um bom negócio. A diversão é arriscada.
Média final técnica: 5,8
Média final mercado: 5,3
DADOS DE FÁBRICA
Motor disposição/número de válvulas: Diant., trans., VVT/16V
Cilindrada (cm³): 1.332
Potência (cv): 110 (G) / 113 (E) a 6.000 rpm
Torque (mkgf): 14,2 (G) / 14,5 (E) a 4.500 rpm
Câmbio: Manual, 5 marchas
Suspensão (dianteira/traseira): Independente/indepentende
Peso vazio (kg): 915
Porta-malas (litros): 121
Tanque de combustível (litros): 35
Pneus (veículo testado): GitiComfort 175/80 R14 79H
Comprimento/largura/altura (mm): 3.535/1.640/1.475
Entre-eixos (mm): 2.390
Nossas medições
0-60 km/h (m): 4,6 (44,9)
0-80 km/h (m): 7,2 (74,7)
0-100 km/h (m): 10,7 (184,4)
0-120 km/h (m): 15,4 (128)
Retomadas
40-100 km/h em 3ª marcha (s): 12,3
60-120 km/h em 4ª marcha (s): 22,3
80-120 km/h em 4ª marcha (s): 14,4
Consumo (em km/l de etanol)
Consumo cidade: 7,8
Consumo estrada: 11,8
Consumo médio (PECO): 9,6
Autonomia em km: 336
Preço: R$ 37.490