Você já conheceu aqui no CARRO ONLINE o novo Fiat Uno na versão Evolution 1.4, que se destaca pelo sistema start-stop, que proporciona maior economia no trânsito urbano. A outra grande novidade da linha Uno é a configuração esportiva do modelo, a Sporting — que já existia, mas agora passou a incorporar equipamentos inéditos.
O principal é o câmbio robotizado Dualogic Plus, opcional de R$ 2.980 que, além da comodidade, ainda acrescenta requinte ao interior do carro, já que o sistema não possui alavanca (é acionado por meio de botões no console) e inclui borboletas junto ao volante para as trocas manuais. O equipamento é similar ao que equipa o badalado Alfa Romeo 4C, por exemplo. Mas o destaque é o funcionamento do sistema, de longe o melhor entre os robotizados de uma embreagem comercializados no país.
Em movimento, mesmo no modo automático, o Uno Sporting não exibe os conhecidos soluços durante as trocas de marcha e, quando se deseja mais rapidez, basta o motorista assumir as trocas por meio das borboletas. É muito cômodo.
Mas quem busca esportividade, de fato, pode se decepcionar. Em nossos testes, o Uno Sporting acabou sendo mais lento que o Evolution na aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo. O esportivo cumpriu a prova em 14s3, contra 13s2. A explicação está na demora que a caixa robotizada apresenta durante as trocas de marcha, mesmo no modo manual. Já nas retomadas, em compensação, o Sporting se saiu melhor, registrando 17s7 para ir de 60 km/h a 120 km/h em Drive, contra 22s5 da versão Evolution (que realizou o teste em 4ª marcha).
O comportamento dinâmico do Uno, por sua vez, não foi alterado, o compacto continua oferecendo estabilidade correta e boas respostas ao volante. Na parte interna, destaque para o acabamento mais requintado, assim como o painel, que ganhou itens tecnológicos e uma central multimídia com monitor de 3,5” que não inclui navegador, nem possui tela sensível ao toque.
Custando a partir de R$ 36.650, o novo Fiat Uno Sporting é a opção para quem deseja um compacto com visual diferenciado, capaz de oferecer mais conforto no uso diário, graças ao câmbio Dualogic Plus e com um bom nível de equipamentos. Mas esportividade “de verdade” esse modelo fica devendo.
Média final técnica: 5,7
Média final mercado: 5
Seu bolso
Preço (carro testado): R$ 46.935
Garantia: 1 ano
Financiamento (taxa mensal): 0,99%
Parcela (50% de entrada + saldo em 36x): R$ 789
IPVA (4%): R$ 1.466
Seguro: R$ 2.805
Revisões até 30.000 km: R$ 988
Preço básico (sem opcionais): R$ 36.650
Nossas medições
Aceleração 0-100 km/h: 14s2
Retomada 60-120 km/h em Drive: 17s7
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 25,8
Consumo cidade (km/l): 7,7
Consumo estrada (km/l): 10,5
Ruído a 120 km/h em Drive (dB): 70,4 dB
Dados da fabricante
Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal, flex; Cilindrada 1.368 cm3; Potência (E) 88 cv a 5.750 rpm; Torque (E) 12,5 mkgf a 3.500 rpm; Câmbio robotizado, 5 marchas; Tração dianteira; Comprimento 3,81 m; Largura 1,67 m; Altura 1,48 m; Entre-eixos 2,37 m; Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira eixo de torção; Porta-malas 290 litros; Peso 1.023 kg