Toyota Corolla GLi MT

Ela é a versão de entrada do Toyota Corolla e, por Por R$ 67.810, a opção GLi manual se limita ao básico para um veículo de seu patamar: cinco airbags, freios ABS com EBD, ar-condicionado manual, direção assistida, trio elétrico, rádio com entrada USB e computador de bordo. Contudo, se na oportunidade passada o câmbio CVT (opcional por R$ 2.180) salvava a reputação do sedã com seu ótimo desempenho e contribuição para o conforto, o três-volumes manual apela para quem busca mais esportividade. 

Toyota Corolla GLi MT

O motor que o equipa é o mesmo 1.8 de 144 cv e 18,6 kgfm de torque. Trabalhando com o câmbio manual de 6 marchas, a extração de toda sua potência se mostra ainda mais surpreendente do que quando equipado com a elogiável caixa CVT continuamente variável.

Toyota Corolla GLi MT

Com engates extremamente precisos e macios, o câmbio do Corolla propicia uma condução bastante prazerosa. Embora motor só “desperte” para valer às 2.800 rpm, é a partir daí que ele demonstra toda a sua aptidão para seguir acelerando forte. As respostas deste conjunto motor e câmbio são ágeis e ele superou a marca atingida pela versão 2.0 com caixa CVT na prova de aceleração de 0 a 100 km/h.

Toyota Corolla GLi MT

Foram precisos 9s para cumpri-la com o sedã manual, contra 9s7 da mais potente. Vale lembrar que quando equipado com câmbio CVT, o sedã é 25 kg mais pesado e o objetivo desta caixa não é, exatamente, a esportividade. O desempenho superior do Corolla manual já era conhecido desde a geração passada, e apesar de utilizar o mesmo câmbio, o atual foi 0s3 mais rápido para chegar aos 100 km/h.

Embora também sejam de 16", as rodas do Corolla GLi têm desenho diferenciado

O consumo também é outra virtude na configuração de entrada do Corolla. O sedã obteve 7,7 km/l na cidade, com etanol. O resultado é ligeiramente melhor do que os 7,4 km/l registrados pela versão equipada com CVT. Na estrada ele atingiu os 11,3 km/l, ante os 10,8 km/l da CVT. A 6ª marcha bem longa é um fator importante nestes casos, pois permite que o motor trabalhe em alta velocidade com menor rotação.

Os engates do câmbio manual são precisos e macios

O aspecto negativo desta versão é o seu valor de mercado no futuro. Levando em conta que ela não estará entre as mais vendidas da nova geração (segundo a própria Toyota), a revenda deverá ser mais difícil. Então, se você gosta de carros com câmbio manual e se interessou por este Corolla, é bom não se esquecer disso.

Toyota Corolla GLi MT

Conclusão:

Média final técnica: 7,1

Média final de mercado: 7,0        

Share This