Com conjunto híbrido, novo utilitário esportivo compacto da Toyota será restrito à Ásia e Europa
A Toyota revelou seu mais novo SUV compacto, o Yaris Cross. A novidade chega ao Japão ainda este ano e à Europa em 2021 com porte de T-Cross e conjunto híbrido para ser uma alternativa mais barata ao C-HR.
Como o próprio nome indica, o Yaris Cross é derivado do Yaris europeu, que é bastante diferente do modelo produzido no Brasil. O SUV é feito na plataforma GA-B, uma variante da arquitetura TNGA também utilizada no Corolla (GA-C) e RAV-4 (GA-K). Para o mercado brasileiro, a marca de origem japonesa prepara um outro SUV compacto, que deverá estrear em 2021 com elementos do indiano Toyota Raize.
O Yaris Cross possui 4.180 mm de comprimento, 1.765 mm de largura, 1.560 mm de altura e 2.560 mm na distância entre eixos. Para efeito de comparação, o Volkswagen T-Cross nacional mede, na mesma ordem: 4.199 mm, 1.760 mm, 1.570 mm e 2.651 mm.
Na motorização, o Yaris Cross adota um conjunto híbrido, que conjuga a força de um motor 1.5 a gasolina (de ciclo Atkinson) e de um motor elétrico no eixo dianteiro para entregar 116 cv de potência combinada. Haverá ainda uma versão com tração integral (AWD), onde outro motor elétrico será responsável por movimentar as rodas do eixo traseiro.
Na cabine, o Yaris Cross adota o mesmo arranjo do hatch europeu, com central multimídia “flutuante”, ar-condicionado digital de duas zonas e freio de estacionamento eletromecânico. A Toyota confirmou ainda que o SUV terá o pacote de recursos semiautônomos Safety Sense e abertura da tampa do porta-malas sem o uso das mãos.
Fotos: Divulgação