Volvo V40 Cross Country 2.0 T5

A aprtir deste mês você já encontra nas concessionárias Volvo a versão aventureira do hatch premium V40, denominada Cross Country. O apelo off-road transportou o hatch a uma nova categoria. Mas não elevou o seu nível.

Tabelado em R$ 141.500, o V40 Cross Country é posicionado como concorrente dos crossovers BMW X1 (que parte de 
R$ 142.950 na versão 20i xDrive) e Audi Q3 (R$ 144.050 na configuração intermediária Ambiente). Mas parece ambição demais para o modelo, especialmente quando os dois crossovers premium oferecem tecnologia e desempenho mais eficientes.

O visual do Cross Country ficou mais robusto com a peça que reveste os para-choques e as laterais, para proteger a carroceria contra o cascalho, por exemplo

O Cross Country é equipado com o mesmo motor T5 2.0 de 210 cv e 30,6 mkgf de torque da versão R-Design, trabalhando com câmbio automático de 6 marchas. Na pista, o modelo alcançou os 100 km/h em 8s69. Seus concorrentes cumprem a mesma prova cerca de um segundo mais rápidos.

O interior da versão aventureira segue o mesmo padrão da T4, com ótimo acabamento e ergonomia. Volante multifunção e ar-condicionado automático são itens de série

Na cidade, com o câmbio em Drive, o Volvo se mantém entre 1 500 rpm e 2.000 rpm. Mas o sistema deveria responder melhor a situações como tráfego médio (quando é possível engatar a 3ª marcha) e ladeiras. Nesses casos, a 2ª marcha é normalmente esticada até 3.000 rpm e, então, a caixa faz duas trocas em sequência, até a 4ª, aos 60 km/h.

A sensação é a de que falta mais uma ou duas marchas (como existem em seus concorrentes) para o conjunto ser mais adequado à cidade. Em números, isso significa que o Cross Country conseguiu média de 6,4 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada (enquanto o X1 faz 8,3 km/l e 14 km/l e o Q3 8,6 km/l e 13,3 km/l).

As rodas de 18" em tom grafite são de série

Para se armar melhor nesta disputa, a versão traz para-choque e grade dianteiros com novo desenho. Os faróis auxiliares de LED também foram reposicionados. Nas laterais, destaque para os retrovisores na cor preta e os protetores de plástico nas soleiras das portas. A traseira também ficou mais encorpada, e traz duas saídas de escapamento. O rack de teto de alumínio completa o visual fora-da-estrada. Por dentro, o modelo só se diferencia da versão convencional pelo desenho dos bancos, que podem ter acabamento em dois tons.

A suspensão foi elevada em 40 mm em relação ao V40 T4, mas isso não significa que agora ele esteja apto a enfrentar obstáculos maiores. Assim, não é difícil ocorrerem batidas secas no assoalho, o que desencoraja as aventuras mais radicais. O V40 também conta com Hill Descent Control que limita a velocidade do carro eletronicamente em descidas íngremes.

O espaço interno do V40 Cross Country é apenas razoável. Dois passageiros de 1,80 m se acomodam no limite do conforto no banco de trás

A tração integral completa o “pacoteaventureiro”. Trata-se do mesmo sistema que equipa o XC60, e distribui eletronicamente o torque entre as rodas, de acordo com a necessidade. Em condições normais, a atuação do sistema é quase imperceptível, com as rodas dianteiras recebendo mais potência. Sobre pisos de baixa aderência, porém, as rodas de trás recebem mais tração).

A central multimídia tem comandos pouco intuitivos, mas todos à mão

 De série, o V40 Cross Country vem bem recheado. Destaque para os 7 airbags, sistema City Safety (que freia o carro em situações de colisão iminente a até 50 km/h), controles de estabilidade e de tração, ar-condicionado de duas zonas, teto panorâmico, faróis adaptativos de xenônio, sensores crespuscular, de chuva e de estacionamento, central multimídia com tela de 7’’, painel de instrumentos personalizável e o serviço Volvo On Call, que permite realizar funções remotas no carro (como travamento das portas) e prestação de primeiros socorros.

Mas para ter um V40 Cross Country com tudo o que a Volvo oferece em termos segurança (alerta de ponto cego, airbag externo e detector de pedestre, leitor de placas, sensor de tráfego lateral, etc.) e tecnologia (GPS, Park Assist e câmera de ré), você terá de desembolsar R$ 166.500, o que é muito para um hatch que pretende brigar com SUVs premium.

Os bancos podem ter revestimento de duas cores e têm costuras marrons

Conclusão: 7,8

O V40 Cross Country, embora traga recursos como a tração AWD e a suspensão elevada, não é capaz de disputar espaço com os SUVs premium. Não fosse o preço, ele poderia se dar melhor como hatch aventureiro, mesmo.

Seu bolso:

Preço (carro testado)  R$ 141.500
Financiamento (taxa mensal)     1,5%
Parcela (50% de entrada + saldo em 36x)  R$ 2.644 
IPVA (4%)  R$ 5.660 
Versão básica R$ 122.990

Nossas medições
Aceleração 0-100 km/h     8,69s
Retomada 60-120 km/h em Drive     8,16s
Frenagem 80 a 0 km/h (m)    24,51
Consumo cidade (km/l)    6,4
Consumo estrada (km/l)    11,5
Ruído a 120 km/h em Drive (dB)    65,8

Dados da fabricante

Motor 5 cil., dianteiro, transversal; Cilindrada 1.984 cm3; Potência 210 cv a 6.000 rpm; Torque 30,6 mkgf a 2.700 rpm; Câmbio automático, 6 marchas; Tração AWD; Comprimento 4,37 m; Largura 1,80 m; Altura 1,49 m; Entreeixos
2,64 m; Portamalas 324 litros; Peso 1.634 kg.

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