Você já conferiu aqui no Carro Online o teste da nova geração do Ford Focus sedã. Mas se você não precisa de muito espaço no porta-malas, ou simplesmente não gosta desse tipo de carroceria, é hora de você conhecer o hatch. Assim como o três volumes, ele também é equipado com o moderno motor 2.0 flex com injeção direta e câmbio robotizado de dupla embreagem Powershift.
Na versão 2.0 SE, o Focus hatch traz como itens de série os controles eletrônicos de estabilidade e de tração, freios com ABS e EBD, além de auxílio para frenagens de emergência, assistente de partida em rampas, alerta de pressão baixa dos pneus, quatro airbags (frontais e laterais), rodas de liga leve aro 17”, entre outros.
Já entre os itens de conforto, estão presentes ar-condicionado manual, controlador de velocidade de cruzeiro, volante multifunção, sistema multimídia Sync com conexão Bluetooth, comandos por voz para áudio e telefone, tela de 3,5” e sensor de estacionamento.
Em movimento, o hatch médio mostrou muito equilíbrio. O câmbio robotizado Powershift exibe um comportamento muito melhor e mais confortável com o motor 2.0 do que com o 1.6 e as trocas de marcha ocorrem de maneira bem mais suave, sem qualquer sinal de soluço.
Na pista de testes, o modelo apresentou resultados muito próximos aos dos obtidos pelo Focus Sedan com o mesmo motor: 0 a 100 km/h em 9s3 e retomada de 40 km/h a 100 km/h em 7s3, contra 9s4 e 7s2 registrados pelo três-volumes nas mesmas provas.
Também como no Focus Sedan, a dirigibilidade é um dos pontos altos do hatch. Com posição de dirigir perfeita, boa área de visão e ergonomia irretocável, este Focus permite viajar por longos períodos sem que o motorista sinta sinais de cansaço. Sem falar no bom sistema de entretenimento/multimídia.
Já no quesito conforto para os ocupantes, o Focus hatch fica ligeiramente atrás do sedã, especialmente na opinião de quem viaja no banco traseiro. Afinal, se o espaço para as pernas é o mesmo (um pouco restrito), para a cabeça é menor, por conta da queda do teto.
Por tudo o que oferece, o Focus SE 2.0 nem é tão caro (R$ 72.990), pois outros rivais com o mesmo nível de equipamentos acabam custando mais. Então, faça a sua escolha.
Média final: 7,8
Com uma dirigibilidade muito agradável, bom desempenho e consumo razoável, o Focus se sai bem no trânsito diário. O problema surge na hora de acomodar passageiros no banco de trás. Ainda mais se forem adultos. – Wilson Toume
Seu bolso:
Preço (carro testado): R$ 72.990
Garantia: 3 anos
IPVA (4%): R$ 2.920
Seguro: R$ 2.600
1ª revisão: R$ 284
Versão básica: R$ 72.990
Nossas medições
Aceleração 0-100 km/h: 9s3
Retomada 60-120 km/h em Drive: 8s4
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 26,6
Consumo cidade (km/l): 5,9
Consumo estrada (km/l): 11,3
Ruído a 120 km/h em 5ª (dB): 64,3
Ficha técnica
Motor 4 cilindros, dianteiro, injeção direta, transversal, flex; Cilindrada 1.999 cm3; Potência (E) 178 cv a 6.500 rpm; Torque (E) 22,5 mkgf a 4.500 rpm; Câmbio robotizado, dupla embreagem, 6 marchas; Tração diant.; Comprimento 4,36 m; Largura 1,82 m; Altura 1,48 m; Entre–eixos 2,65 m; Porta–malas 316 litros; Peso 1.312 kg.