Conceito elétrico da marca francesa pode ser esticado para ganhar mais espaço e baterias extras
A Renault apresentou o Morphoz, conceito que antecipa os futuros veículos da marca, a serem lançados a partir da segunda metade dessa década. O SUV é definido pela marca francesa como um elétrico de uso pessoal dotado de sistema de direção semiautônomo de nível 3, com maior grau de automação se comparado aos sistemas atuais, mas que ainda não dispensa o condutor.
O Morphoz é montado sobre a plataforma modular CMF-EV, construída para uso nos futuros elétricos das marcas da Aliança Renault-Nissan. Apesar de parecer só mais um SUV futurista elétrico, o conceito inova ao oferecer uma carroceria de tamanho ajustável de acordo com a configuração de uso. No modo urbano “City”, o SUV fica com 4,40 m de comprimento e traz um conjunto de baterias de 40 kWh, que garantem uma autonomia de 400 km.
Já na configuração “Travel”, o Morphoz vai a 4,80 m, ganhando espaço adicional para bagagem e passageiros, além de abrigar um conjunto de baterias adicionais de 50 kWh – isso permitem ao elétrico rodar até 700 km. Além de crescer no comprimento, o desenho da carroceria também é alterado para diminuir o arrasto aerodinâmico em velocidades maiores de estrada.
O interior se destaca pelo volante com um painel de instrumentos digital incorporado e pelos banco dianteiro do passageiro que pode se virar para o assento traseiro.