Por que antes tanto se falava em carro a álcool e agora é somente etanol?
GUILHERME CHAVES – BANANAL, SP
Sempre se falou em álcool, inclusive quando foi criado o Programa Nacional do Álcool, o Proálcool, novembro de 1975. Foi quando se tornou público o nome completo do combustível, álcool etílico hidratado combustível (AEHC) e álcool etílico
anidro combustível (AEAC), este o álcool de adição à gasolina. Em 2009 a Única (União da Indústria da Cana-de-Açúcar) sugeriu à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que se internacionalizasse o nome
do álcool (ethanol nos EUA), com vistas aos interesses de sua exportação, quando passou a se chamar oficialmente de etanol pelo órgão. Etanol e álcool é exatamente a mesma substância.
No Correio Técnico da Revista CARRO, você pode esclarecer suas dúvidas sobre o funcionamento do veículo, legislação, equipamentos e por aí vai, respondidas por nosso consultor técnico, Bob Sharp.
Prefiro chamar Álcool não vivo nos EUA e sim no Brasil e vou continuar chamando o combustível de Álcool.
Etanol e álcool são
Vocês erraram. Etanol é álcool, mas nem todo álcool é etanol. Etanol é um álcool com duas moléculas de carbono. Com um uma molécula é metanol e com três é propanol. Para ser o nome mais correto, a ANP trocou a denominação.