Sabia que o pneu tem prazo de validade? Essa e muitas outras informações constam na lateral de todos os pneus comercializados no Brasil. Trata-se do DOT (Departament of Transportation), sistema criado nos Estados Unidos para padronizar as informações nos pneus, como tamanho, largura, validade e ano de fabricação. Já implementado no Brasil, o DOT é composto por treze dígitos, incluindo números e letras.
O primeiro bloco indica a fábrica em que o pneu foi produzido, ganhando agora um dígito adicional. Nos pneus da Continental, por exemplo, a fábrica no Brasil tinha o número 65 e passa a receber o número 1 na frente.
O segundo bloco passa a ter seis componentes, entre números e letras, indicando a medida do pneu e o modelo. A novidade, segundo a empresa, é que essas informações agora estão juntas em um só bloco. Na sequência, aparecem quatro algarismos: os dois primeiros informam a semana e os dois últimos o ano em que o pneu foi produzido.
A lateral do pneu possui ainda diversas outras informações revelantes para motorista, como o tipo de construção (radial, tubeless – sem câmara – ou tube type – com câmara de ar) e a dimensão, trazendo sempre, nessa ordem, largura em milímetros, altura em porcentagem e diâmetro da roda em polegadas.
O próximo dado é a descrição de serviço do pneu: 83V, por exemplo, indica o índice de carga e o símbolo de velocidade. Empregando a tabela de equivalência, significa que esse pneu é capaz de suportar até 487 kg a uma velocidade de 240 km/h.
No caso de pneus assimétricos, o DOT vem impresso na lateral externa, enquanto nos modelos simétricos ele aparece apenas em uma das laterais – como eles podem ser montados independentemente do lado, recomenda-se que a lateral com DOT fique exposta para a face externa.