O Grupo Sumitomo Rubber Industries, no qual a Dunlop faz parte, realizou uma pesquisa junto a Universidade de Kansai no Japão e descobriu uma tecnologia que pode gerar energia elétrica a partir da rotação dos pneus.
Os estudos foram realizados sob a supervisão do professor Hiroshi Tani. Ele explica que a geração dessa energia é possível a partir da instalação de um dispositivo (coletor de energia) dentro do pneu que é capaz de converter eletricidade estática em energia limpa. Esse novo dispositivo tira proveito de um tipo específico de eletricidade estática, chamada carga friccional, para gerar energia elétrica com eficiência cada vez que há a deformação natural do pneu após ele deixar sua “pegada” no solo.
A empresa comenta que está confiante com os resultados da pesquisa que deve levar para aplicações práticas como os já existentes sistemas de monitoramento da pressão e outros dispositivos automotivos, contribuindo para a criação de futuros serviços que fazem uso de ferramentas digitais sem qualquer necessidade de baterias.
Em outubro de 2018 este tema já havia sido selecionado pela Agência de Ciência e Tecnologia do Japão em um programa de apoio à projetos realizados conjuntamente entre empresas e institutos acadêmicos, que visam realizar estudos de viabilidade e aplicação para o desenvolvimento de novas tecnologias.
Ótima notícia. Parabéns aós cientistas.Dunlop saindo na frente.