O site Motor Authority publicou nesta terça-feira (11) as primeiras fotos da nova geração do BMW Série 1. O protótipo do hatch foi visto pela primeira vez ainda com forte camuflagem, mas já é possível identificar algumas características da novidade, que em 2018 chegará ao mercado sobre uma nova plataforma.
Assim como ocorreu com o BMW X1, o novo Série 1 será feito sobre a arquitetura UKL2 da Mini, ou seja, terá tração dianteira. Os mais puristas vão torcer o nariz para a mudança, mas mercadologicamente ela seria inevitável. O Série 1 é um hatch urbano, portanto, a tração traseira e o motor longitudinal de seis cilindros entregam proporções inadequadas para a proposta do carro: o espaço da cabine era prejudicado e a frente do modelo muito longa.
Pelas imagens podemos observar que o capô da unidade flagrada é notavelmente menor e a carroceria mais larga, proporções que podem tornar o Série 1 mais apto para a vida urbana.
Ainda que o Série 1 perca a sua configuração mais esportiva (tração traseira e motor de seis cilindros), não podemos dizer que o modelo ficará sem graça. A plataforma UKL2 consegue entregar boa dinâmica com a tração dianteira, vide o desempenho dos Mini e do próprio BMW X1. Os motores de três e quatro cilindros transversais da BMW, além da possibilidade de haver um trem-de-força híbrido, também garantem boa dose de prazer ao dirigir, que certamente estará presente no novo Série 1.
A nova geração do hatch da BMW será apresentada somente no final do ano que vem.