A Honda finalmente revelou a versão de produção do Civic Si, que havia sido mostrada como conceitual no último Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, no final do ano passado. A revelação confirmou a informação mais aguardade pelos entusiastas do modelo: sua potência. O motor 1.5 turbo vai gerar 207 cv sob o capô, com 26,5 kgfm de torque (em vez dos 22,4 especulados anteriormente). 

Honda mostra versão de produção do Civic Si

Conforme havia prometido no ano passado, a Honda tratou de deixar o visual do Civic Si sedã mais comportado. A estratégia é cativar um público mais amplo, que pôde ter deixado de adquirir o modelo da geração anterior devido ao seu visual mais agressivo (além da cabine mais apertada, por conta da carroceria cupê). Por fora, o Si sedã traz acabamento preto nos parachoques, entradas de ar maiores, rodas aro 18”, saída de escapamento em trapézio invertido centralizada e spoiler traseiro.

Personalização do sedã está mais contida

Por dentro, a cabine ganhou bancos esportivos exclusivos, com costura vermelha, além do emblema Si bordado nos assentos e no assoalho. Quanto aos equipamentos, a versão é baseada nos equipamentos da EX-T lá fora, com ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia com tela de 7” compatível com CarPlay e Android Auto, sistema de som de 450 Watts e bancos dianteiros aquecíveis.

Painel segue padrão das outras versões do modelo

A opção cupê do Civic segue trato visual similar ao sedã, com excessão do aerofólio, exclusivo desta carroceria com duas portas. Sua silhueta já é naturalmente mais invocada, o que torna esta variação do Si mais apelativa a um público jovem e de nicho. 

Bancos esportivos são exclusivos da versão Si

Esta é a primeira vez que um Civic Si é impulsionado por um motor sobrealimento. O motor 1.5 turbo de 207 cv trabalha com a transmissão manual de seis marchas, em vez da CVT, presente na Touring. Apesar de não ter divulgado a ficha técnica detalhada do modelo, a Honda garante que o pico de 26,5 kgfm de torque é disponível em 70% do giro do motor. 

Honda Civic Si na versão cupê é praticamente idêntico ao conceito

Obviamente, o novo Civic Si se beneficia de toda evolução estrutural da plataforma da décima geração do sedã. Isto é, ele está mais leve e mais rígido que o antecessor. Todavia, como era de se esperar, a versão esportiva traz melhorias exclusivas, tais quais um sistema de assistência elétrica progressiva da direção, suspensão esportiva com amortecedores adaptativos, diferencial com escorregamento limitado, pneus 235/40 R18 e discos de freio de 312 mm de diâmetro. 

Carroceria com duas portas tem aerofólio diferenciado

Ainda sobre a suspensão, parte dela é emprestada da versão mais endiabrada do Civic, a Type R. Ela traz molas e barras estabilizadoras mais rígidas (30% a mais na frente e 60% a mais atrás, em comparação com o anterior) e buchas reforçadas. Há dois modos de condução no Civic Si: Normal e Sport (este último adapta todo o conjunto de suspensão, além de aumentar a resposta do acelerador e do motor e deixar a direção mais comunicativa). 

O novo Honda Civic Si estará à venda nas lojas americanas a partir de maio. Sua apresentação oficial ao público ocorrerá durante o Salão de Nova York, nos Estados Unidos, ainda neste mês. 

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