As fortes chuvas que têm castigado diversas cidades do país nos últimos dias transformaram as vias molhadas em um grande desafio para a segurança. É sob essa condição adversa que fica nítida a necessidade de um perfeito casamento entre as propriedades do composto de borracha e do desenho da banda de rodagem, que precisam trabalhar em conjunto para que o pneu consiga permanecer em contato com o solo sem perder a aderência.
 
“Dirigir na chuva pode ser perigoso e demanda alguns cuidados especiais com os pneus. Além de ter a sua aderência posta em xeque, eles também se desgastam mais rapidamente sob essa condição. Por isso, a sua manutenção deve estar em dia”, alerta Rafael Astolfi, gerente de Assistência Técnica da Continental Pneus Mercosul.

Dirigir na chuva exige cuidado redobrado do motorista
 Confira cinco dicas importantes para garantir a sua segurança e evitar acidentes:

Calibragem, alinhamento e balanceamento – Para assegurar que a área de contato entre o pneu e a pista seja a ideal, com o máximo possível de água sendo drenada, é essencial não descuidar da pressão, do alinhamento e do balanceamento das rodas.
 
Análise dos sulcos – Também é importante observar a profundidade dos sulcos dos pneus. A Continental recomenda uma profundidade mínima de 3 mm para que o pneu possa drenar a água adequadamente. Os sulcos são essenciais para esse processo. Abaixo dessa medida aumenta exponencialmente o risco de perda de contato do pneu com o solo.
 
Reduza a velocidade – A água da chuva, quando misturada à sujeira e ao óleo que se acumulam nas ruas e estradas, cria o cenário ideal para derrapagens. Reduzir a velocidade permite que uma área maior da banda de rodagem entre em contato com a pista, aumentando assim a aderência.
Mantenha distância – Além de reduzir a velocidade é importante manter-se distante do veículo à frente. Em uma pista molhada o motorista necessita de três vezes mais espaço para frear do que em uma pista seca.
 
Aquaplanagem – Quando há muita água na pista, o veículo pode perder o contato com o asfalto e deslizar. É a chamada aquaplanagem. “Ao notar que o veículo começou a perder a aderência com o solo, em nenhuma circunstância freie ou faça qualquer movimento brusco com o volante. Aguarde que a perda gradativa de velocidade faça com que o veículo volte a ter contato com a pista e o controle seja retomado”, explica Rafael Astolfi.

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