Acessório funciona com um aplicativo gratuito
É provável que você já tenha vivido ou conhece alguém que presenciou a seguinte cena: você dá o contato na bateria, liga o carro e as luzes do painel vão se apagando, exceto a da injeção eletrônica. Ela teima em ficar acesa, mesmo quando o automóvel, aparentemente, funciona sem problema algum. A solução, até pouco tempo atrás, era reservar um espaço na sua agenda para levar o carro à oficina para um diagnóstico do seu problema.

Leitor deve ser ligado à porta OBD do carro, geralmente oculta sob o painel
Nos últimos anos surgiram alternativas que, se não eliminam eventuais falhas, ao menos agilizam sua solução. São os leitores de injeção para uso caseiro, que se conectam à porta OBD II do carro (obrigatória em todo modelo nacional feito a partir de 2010 e presente em quase todos os importados) e se comunicam com aplicativos de celular. O Carrorama, vendido sob licença pela Multilaser por R$ 149, é uma dessas alternativas.

CARRO ONLINE testou o acessório, que dá acesso a informações até então “exclusivas” de concessionários e oficinas equipados com computadores capazes de revelar o que há por trás daquela simples luz amarela com a silhueta de um motor. Entre os dados há velocidade (real) do carro, rotação (mesmo em carros sem conta-giros), temperatura da água e óleo, pressão do combustível e percentual de etanol no tanque. Este último recurso, aliás, pode ajudar a identificar uma gasolina adulterada, já que mistura legal dela com etanol não pode passar de 27%.

O leitor do OBD só funciona com o aplicativo da empresa, que pode ser baixado gratuitamente apenas para celulares com sistema operacional Android. O Carrorama também mostra falhas ativas ou gravadas na memória da injeção: dá para saber se um carro que você quer comprar já teve algum problema eletrônico, por exemplo. Mas não é possível apagar ou modificar qualquer parâmetro da injeção. “Essa limitação se deu para que pudéssemos homologar o Carrorama no Brasil”, explica Eduardo Souza, engenheiro responsável pelo acessório no País.

A vantagem é que, em algumas situações, esse tipo de acessório pode economizar uns bons trocados. Em um dos carros testados – o sistema permite o cadastro de diversos modelos e não tem limite – a luz de injeção estava acesa. O diagnóstico: problema na pressão da linha de combustível. Os valores, porém, estavam dentro dos padrões. O sistema acionou a luz porque o automóvel em questão havia passado por um teste de combustível, que exige uma mudança temporária no sistema de combustível.

Com a linha de combustível reestabelecida, conforme os valores informados pelo aplicativo indicavam, a luz se apagou após alguns minutos e uma eventual visita ao concessionário, dispensada.

O funcionamento do Carrorama é simples e não exige conhecimento técnico. Seu funcionamento passivo evita que o proprietário possa alterar alguma parâmetro da injeção por um descuido, mas também limita sua aplicação a entusiastas ou curiosos sobre seu próprio automóvel. O valor cobrado é elevado, mas fica abaixo de outros concorrentes vendidos por empresas conhecidas.

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