Quando a Chevrolet anunciou a aposentadoria da Zafira, boa parte dos consumidores da marca ficou decepcionada. A van nem era um best-seller tão marcante, mas seu visual elegante e interior com certo luxo e generosíssimo em espaço elevavam sua reputação.
A situação para os saudosistas ficou pior quando viram que quem iria substituir a Zafira seria a Spin, que, convenhamos, de elegância e beleza não tem nada.
No final das contas, a Spin se mostrou muito mais rentável à Chevrolet do que a Zafira jamais foi. Muito por conta do seu preço (já que ela também tirou a Meriva de campo), mas enquanto a Zafira só bateu a meta de 100 mil unidades produzidas em 10 anos, a Spin já se aproxima das 150 mil na metade deste tempo.
Mas se por aqui a Zafira não conseguiu perdurar, no velho continente ela está muito bem, obrigado. A Opel, braço europeu da General Motors, confirmou oficialmente o início da produção da nova Zafira em Rüsselsheim, na Alemanha. O incentivo para atualizar a van ao modelo 2017 é evidente: foram cerca de 2,7 milhões de unidades da Zafira vendidas ao redor do globo desde o início deste século.
Além de um design que se mantém próximo da silhueta clássica do modelo (com adaptações mais contemporâneas como a faróis de LED — adaptativos — e grade estilizada e lanternas de LED atrás), a Zafira agora é recheada de tecnologia, com direito à central multimídia com espelhamento de celulares e hot spot wifi via OnStar (o mesmo serviço que a Chevrolet oferece aqui, sem a internet sem fio) e piloto automático adaptativo.
Se você ficou com mais saudades da Zafira, infelizmente não há chance alguma dela voltar. Mas por enquanto, quem sabe ficando mais econômica, a Spin não consiga te cativar…





