Ken Okuyama, o designer responsável por supervisionar a criação da lendária Ferrari Enzo na época em que ainda estava no estúdio Pininfarina, mostrou seu mais novo trabalho em Monterey, na Califórnia (EUA), no final de semana que reúne o concurso de elegância de Pebble Beach e a reunião de esportivos The Quail. Batizado de Kode57, o modelo ostenta um visual marcante, chassi de alumínio e um motor V12 sob o capô, tornando-se a mais nova vitrine da Ken Okuyama Design (empresa sediada em Tóquio, no Japão).
Ainda que o Kode57 tenha traços bastante contemporâneos, é inegável a inspiração que Okuyama trouxe da Enzo à frente do modelo. As duas entradas grandes de ar nas extremidades do parachoque dianteiro, em formato de trapézio retângulo, e a espécie de triângulo formado ao centro da peça fazem clara alusão às mesmas formas da Ferrari. O conjunto óptico mais verticalizado e afilado e o capô em formato de V com vincos bem característicos completam a homenagem do Kode57 à Enzo, numa roupagem mais moderna.
A lateral e a traseira do carro, sem as lanternas duplas, e os santantonios no teto já se distinguem mais da Ferrari para trazer ao Kode57 uma personalidade mais exclusiva.
De acordo com o site Motor Authority, a designação “57” do nome do esportivo é uma referência ao ano 1957, que, segundo Okuyama, foi um ano marcante para a história da indústria automotiva, pois diversos modelos esportivos nasceram naquele ano e a categoria ficou mais popular. O site também diz que a arquitetura de alumínio e o motor V12, montado na dianteira, foram emprestados da Ferrari 599 GTB.
Além da liga mais leve no chassi, o Kode57 também se beneficia da carroceria composta por placas de fibra de carbono e outros elementos para reduzir o peso do modelo.
Okuyama está recebendo encomendas do Kode57, mas não há informação de quantas unidades serão feitas do modelo, tampouco quanto custará cada uma.