A FCA Fiat Chrysler Automóveis implantou o Safety Center, espaço dedicado à segurança veicular na América Latina. Instalado no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), o Safety Center conta com uma área de 7.600 m² e pista de 130 metros, com capacidade de realização de testes de impacto de até 4 toneladas a 100 km/h. Até o início das atividades do Safety Center brasileiro, todo veículo da FCA criado na América Latina utilizava laboratórios do grupo na Europa ou nos Estados Unidos.
A fabricante de veículos explica que simulando uma grande variedade de situações, as provas físicas realizadas no local avaliam a estrutura do automóvel, a calibração dos airbags e os sistemas de retenção dos ocupantes.
Com investimento de aproximadamente R$ 40 milhões (entre infraestrutura, equipamentos de última geração e treinamento), o Safety Center Betim foi implantado em menos de um ano para realizar testes de impacto frontal, posterior e lateral contra barreiras rígidas e postes, abrangendo as homologações e testes de agências independentes não governamentais.
Outro aspecto do novo centro é que ele está interligado a toda a cadeia de desenvolvimento de produtos, desde a fase de conceito, passando pelas simulações virtuais, até chegar às provas físicas de desenvolvimento e homologação e ao início da produção do novo veículo.
A fabricante ainda reforça que com auxílio da realidade virtual, por exemplo, o desenvolvimento de veículos ganha em precisão e economia com protótipos, já que só é produzido um modelo real depois de complexas análises em 3D.
A FIAT se preocupa com tudo que faz merece sucesso eu amo a FIAT e tudo que vem deles.
Não adianta nada inaugurar centro de teste de segurança se o Argo Lixo de vocês ganha 3 estrelas e os carros vão continuar uma porcaria, kkkkk….