ZF Superbanner - 13.08-13.11

O Fiat Palio, com dois airbags frontais — itens obrigatórios no Brasil — recebeu apenas uma estrela, em cinco possíveis, na segurança do motorista em caso de acidente, e três na proteção aos ocupantes do banco traseiro.

Fiat Palio durante crash test do Latin NCAP
O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (3) pelo Latin NCAP, que recentemente adotou critérios mais rígidos na avaliação de segurança dos modelos. Em teste anterior, o Palio havia recebido quatro estrelas na proteção ao motorista, e as mesmas três para quem viaja atrás.

Mais do Latin NCAP:
Toyota Prius é 5 estrelas
Hyundai Creta é 4 e 3 estrelas
Honda Fit vai bem no teste

O modelo F0 da marca chinesa BYD, comercializado em alguns países da América Latina, também foi testado na nova fase do Latin NCAP. O carro zerou no quesito proteção ao motorista, e recebeu uma estrela na proteção aos ocupantes traseiros (que a entidade descreve como “crianças”).

Assista ao vídeo dos crash tests do Latin NCAP:

O resultado piorado do Palio é explicado pelas novas regras do Latin NCAP. Antes, os veículos eram submetidos apenas a uma colisão frontal contra obstáculo imóvel a 64 km/h. Agora há mais dois impactos, ambos laterais (um deles simula receber uma batida na porta lateral de um outro carro a 50 km/h), e uma avaliação da eficácia do controle de estabilidade. Se o modelo não possuir este equipamento, perde pontos.

O Peugeot 208 também foi punido pelas novas regras.

O Latin NCAP é a versão para América Latina e Caribe do programa de avaliação de carros novos. Pelo Brasil, participam o Cesvi (segurança viária) e a Proteste (defesa do consumidor). Os carros utilizados nos testes são comprados sem aval das montadoras.

Share This