A Genesis, submarca luxuosa da Hyundai, lançou na última semana nos Estados Unidos seu segundo sedã: o G80. A novidade deverá atacar modelos tradicionais como o BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E e, para isso, procura oferecer um nível mais atraente de equipamentos e tecnologias de conforto, comodidade e condução.
Visualmente, o G80 se inspira bastante no seu “irmão” maior G90, com um design mais conservador e linhas mais retilíneas e suave, atendendo a tradicionalidade do segmento mais luxuoso. A grade frontal é a a mesma hexagonal frisada horizontalmente e os faróis são delineados pela assinatura de LED para uso diurno. Atrás, as lanternas são afiladas e há duas saídas duplas de escapamento, dando um leve toque de jovialidade ao modelo.
Por dentro, o G80 aparentemente não se envergonha de usar plásticos com um aspecto mais comum em alguns lugares da cabine (como a parte debaixo do painel e as laterais do console central). Porém, como não poderia deixar de ser, o acabamento é majortariamente composto por couro e materiais macios, além de apliques de madeira e alumínio. A disposição visual dos elementos do habitáculo, corrobora o apelo mais tradicional do G80, com uma série de botões convencionais espalhados pela cabine contrastando com uma tela sensível ao toque de 8”.
O espaço para os ocupantes atrás (que é onde a maior parte dos proprietários da Genesis irá trafegar) é bastante generoso, havendo a possibilidade de ajustar a inclinação e a distância dos bancos traseiros em relação aos da frente.
A plataforma do Genesis G80 utiliza aços de alta resistência em mais de 50% de sua composição. De acordo com a fabricante, isso gera uma rigidez torcional maior do que a de um BMW Série 5. Outro destaque de construção do carro é distribuição de peso quase igualitária (52% na frente e 48% atrás) e conjunto de suspensões independentes, que prometem entregar uma dirigibilidade mais apurada ao sedã, atentando-se à esportividade, sem prejudicar o conforto.
Sob o capô, o G80 possui um motor 5.0 V8 de 425 cv de potência a 6.000 rpm e 52,9 kgfm de torque a 5.000 rpm. Uma transmissão automática de oito velocidade trabalha em conjunto com o propulsor para enviar tração às quatro rodas, por meio do sistema HTRAC da Genesis. O modelo dispõe de dois modos de condução, Normal e Sport, sendo que este último privilegia o envio de tração às rodas traseiras.
Ainda há uma opção 3.8 V6 do G80, que rende 315 cv a 6.000 rpm e 40,5 kgfm de torque a 5.000 rotações por minuto. O câmbio desta opção é o mesmo automático de oito marchas, bem como é a mesma tecnologia de tração integral.
Entre as principais tecnologias do G80 está o conjunto de recursos autônomos que o veículo tem. Há piloto automática adaptativo com função stop&go (que para o carro por completo, se necessário, e depois o acelera de volta à velocidade programada), alerta e assistente de manutenção à faixa, freio emergencial automático e alerta de pontos cegos. O sedã também conta com alerta de tráfego cruzado traseiro e assistência de alternância de faixa.
Uma tela TFT centralizada no quadro de instrumentos e a tecnologia Head-up display (que projeta algumas informações do carro no parabrisa) e a já citada central multimídia, com capacidade para gerar imagens de atpe 720p com sistema de áudio de 900 watts de potência (composto por mais de 17 alto-falantes) e memória interna de 64 Gb completam a oferta de equipamentos tecnológicos do G80.