T-Cross marca a entrada da Volkswagen no segmento de SUVs compactos. Será ele páreo para os líderes Creta, HR-V e Kicks?
Se você não é fã dos atuais SUVs, tenho uma boa e uma má notícia. Primeiro, a “ruim”: esse segmento ainda tem fôlego e deverá continuar a crescer por, pelo menos, mais quatro anos. É o que indica a Volkswagen, que projeta crescimento de 70% no volume de vendas desse tipo de veículo na América Latina até 2022.
A boa notícia é que, se você torce o nariz para os SUVs por alguma desconfiança em relação a prazer ao dirigir, pode rever sua opinião. Com o avanço da engenharia e da tecnologia, os utilitários esportivos atuais em nada lembram os modelos do passado. A safra mais moderna reúne dirigibilidade muito mais próxima a de hatches médios do que a de utilitários dos anos 2000.
O mais novo representante da seara dos SUVs compacto é o Volkswagen T-Cross, que finalmente marca a entrada da marca de origem alemã neste lucrativo segmento. Para colocar à prova o poder de fogo do novo modelo, alinhamos ele às versões de topo dos três rivais mais vendidos em 2018. São eles, na ordem do ranking: Hyundai Creta, Honda HR-V e Nissan Kicks. Também pretendíamos reunir nesta disputa o Jeep Renegade, quarto mais emplacado no ano passado, mas a FCA não dispunha do modelo para empréstimo. Veja a seguir quem entrega o maior equilíbrio entre os números de desempenho, consumo, espaço interno e custos após a compra.
4º – Nissan Kicks SL
O Kicks traz como principal vantagem o menor preço de compra entre o trio aqui reunido: ele é o único com tabela da versão de topo abaixo da barreira psicológica dos R$ 100 mil. Por R$ 99.990, a configuração SL traz seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampas, bancos em couro, chave presencial, botão de partida do motor e ar-condicionado digital, entre outros itens.
A versão avaliada traz ainda o Pack Tech, que acrescenta alerta de colisão, assistente inteligente de frenagem e faróis com assinatura em LED por R$ 2.400 extras. Apesar disso, o Kicks peca pela falta de alguns itens básicos. Ele é o único com faróis de parábola simples e não traz opção de controle de cruzeiro, algo que até mesmo um Chevrolet Onix LTZ (R$ 58.690) possui.
Na cabine, o Kicks é o único a trazer painel revestido com o mesmo couro dos bancos – no HR-V, que utiliza solução semelhante, a superfície tem material menos nobre. O Nissan agrada ainda pela tela digital no quadro de instrumentos e o volante de ótimo encaixe para os dedos e base achatada. Já o mesmo não pode ser dito da qualidade do revestimento do teto, simples demais, e da usabilidade da central multimídia de 7 polegadas, a menos intuitiva do grupo. Ao menos ela integra o prático sistema de câmeras 360º, que facilita a vida do motorista na hora de estacionar.
O Nissan tem o motor de menores potência e torque no grupo, com 114 cv e 15,5 kgfm, valores com etanol ou gasolina. Mesmo com 134 kg a menos que o HR-V, o segundo mais leve do quarteto, o Kicks ficou com a lanterna nos ensaios de aceleração e frenagem. Ele cumpriu a prova de zero a 100 km/h em 11s8, ante 11s1 do Honda. Nas retomadas, ele foi o único a passar da casa dos 10 segundos no ensaio de 60 a 120 km/h, com 12s4 registrados.
Com 41,9 metros percorridos até estancar completamente vindo a 100 km/h, ele parou 2,6 m depois que o segundo pior colocado na mesma prova, o Creta (39,3 m) – ambos são os únicos com freios a tambor no eixo traseiro.
Deixando a frieza dos números de lado, o Kicks agrada na experiência ao volante. A direção é leve em manobras e ganha peso adequado em velocidade de cruzeiro. A suspensão também cumpre muito bem o equilíbrio entre conforto em pisos ruins e estabilidade em curvas. O câmbio continuamente variável (CVT) faz bom trabalho para extrair a potência do motor, embora falte a ele opção de trocas de marchas virtuais como há no HR-V. Este recurso mostra-se útil para reduzir velocidade antes de entrar em uma curva, poupando o sistema de freios. No Kicks, há somente o discreto botão Sport (que eleva as rotações) e a posição Low (para obter máximo freio-motor).
Se na comparação de desempenho o Kicks fica para trás dos rivais, em consumo o jogo fica mais favorável ao SUV produzido em Resende (RJ). Ele obteve as segundas melhores médias do comparativo na cidade (7,6 km/l) e estrada (11,5 km/l), perdendo apenas para o T-Cross por 0,5 km/l na média PECO. A combinação entre “sede” comedida e o menor preço de compra garantiu ao Kicks a vice-liderança na análise de mercado (veja quadros ao final da matéria). Na soma geral, entretanto, o Nissan registrou 265,5 pontos, o que dá a ele a 4ª colocação.
3º – Hyundai Creta Prestige
O HB20 inaugurou a produção nacional da Hyundai sob comando da matriz sul-coreana, em 2012, época em que as referências entre carros compactos eram Volkswagen Gol e Fiat Palio, à época com soluções defasadas. Já o Creta estreou no início de 2017 e encarou concorrência muito mais acirrada logo de cara, uma vez que o mercado de SUVs tinha nomes fortes como HR-V, Renegade e Kicks, entre outros. Ainda assim, o Hyundai mostrou força ao fechar 2018 como o SUV compacto mais vendido do País.
A versão aqui fotografada é a Pulse Plus 1.6 (R$ 92.990), enquanto a configuração considerada em todo o comparativo é a topo de linha Prestige 2.0 (R$ 104.900), que não estava disponível para empréstimo no dia do ensaio fotográfico. Por esse valor, o Hyundai vem de fábrica com chave presencial, botão de partida, seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampas, monitoramento da pressão dos pneus e bancos em couro na cor marrom, entre outros.
Como diferenciais, o Creta traz saídas de ar-condicionado para o banco traseiro (também presentes no T-Cross) e o exclusivo sistema de ventilação no banco do motorista com três níveis de intensidade. A central multimídia convence quanto à rapidez nas respostas aos comandos e conta com navegação GPS integrada, TV digital e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. O Creta agrada ainda pelo espaço na cabine, com as maiores área para a cabeça dos ocupantes e largura do banco traseiro. O tamanho do porta-malas também satisfaz, com 431 litros.
O Hyundai é o mais potente do grupo, com 166 cv, o que lhe confere a melhor relação peso-potência do comparativo, de 8,4 kg/cv. Em torque, é o segundo mais forte, com 20,5 kgfm. Porém, isso não foi suficiente para garantir a liderança na aceleração de zero a 100 km/h. Com 9s7, o Creta ficou com o segundo melhor tempo. Nas frenagens, o Hyundai garantiu intervalo inferior a 40 metros na prova de 100 a zero km/h, mas precisou de mais espaço que HR-V e T-Cross.
O SUV produzido em Piracicaba (SP) fica ligeiramente para trás dos concorrentes aqui reunidos em comportamento dinâmico. O ajuste de suspensão voltado ao conforto faz o Creta apresentar maior rolagem da carroceria, ainda que de forma controlada e sem sustos ao motorista. O bom isolamento acústico garantiu a ele o menor ruído interno com o carro parado – com 35,8 dB, foi 5,5 dB mais silencioso que o Kicks na mesma condição.
Ponto mais sensível do Creta é o consumo de etanol, com as piores médias do comparativo: 6,2 km/l em ambiente urbano e 8,5 km/l no ciclo rodoviário. Mesmo com o maior tanque de combustível, a autonomia estimada de 396 km na média PECO só não é menor que a do Kicks (373 km), graças ao diminuto reservatório de 41 litros do Nissan.
Único com cinco anos de garantia de fábrica (ante três dos demais), o Creta tem o maior custo de manutenção programada até os 30 mil km, com preço sugerido de R$ 1.441 (Honda e Nissan cobram R$ 170 a menos, enquanto no Volkswagen as três primeiras paradas são gratuitas). No cômputo entre as notas das análises técnica e de mercado, o Creta fica com 276,5 pontos e garante o 3º lugar.
2º – Honda HR-V EXL
A versão de topo do HR-V custa R$ 108.500, o segundo maior preço de partida do grupo. O único opcional, entretanto, é a pintura metálica, por R$ 1.500 extras. A linha 2019 do Honda trouxe faróis de bloco elíptico para o facho baixo e luzes de rodagem diurna em LED. Este mesmo material substituiu as lâmpadas comuns nas luzes de posição e de frenagem traseiras.
Outro upgrade da reestilização é o novo formato dos bancos dianteiros, com melhor apoio para coxas e tronco – junto ao Kicks, o Honda é o mais confortável neste aspecto. Exclusividade do HR-V é o sistema de múltiplos arranjos do banco traseiro, que permite não só o rebatimento dos encostos, como também a elevação dos assentos. A acomodação do quinto passageiro, porém, é a menos cômoda do quarteto aqui reunido.
O Honda é o único com freio de estacionamento de acionamento eletromecânico, o que permite a aplicação do cômodo sistema de retenção automática dos freios (Brake Hold). Porém, o HR-V decepciona pela simplicidade do quadro de instrumentos, que traz uma diminuta tela monocromática para dados do computador de bordo – ele é o único sem repetidor digital do velocímetro.
O SUV da Honda também fica atrás dos concorrentes por ser o único a não oferecer nem como opcionais chave presencial, botão de partida do motor e sensor de estacionamento traseiro. Ao menos o acabamento interno satisfaz, com boa escolha de materiais. O mesmo não se aplica ao cofre do motor, com ausência de pintura e massas de vedação expostas, muito aquém do que se espera
de um carro de R$ 110 mil – a Honda fez escola nesse sentido, já que Nissan e Hyundai adotaram as mesmas soluções em seus SUVs.
O HR-V herdou a central multimídia do Fit na linha 2019, com Android Auto e Apple CarPlay. Em nosso teste, foi possível até mesmo parear o áudio de um iPod via Bluetooth e espelhar os mapas de um smartphone de forma simultânea. Porém, ela perdeu a entrada HDMI e as linhas dinâmicas da câmera de ré, embora ainda haja três ângulos de visualização.
O motor 1.8 flex de 139 cv (com etanol) garantiu ao Honda desempenho superior somente em relação ao Kicks, com 11s1 no zero a 100 km/h. Em retomadas, conseguiu ficar mais próximo do Creta, com 9s8 na passagem de 60 a 120 km/h (ante 9s3 do Hyundai e 8s3 do Volkswagen). Na frenagem de 100 km/h a zero, o Honda garantiu a boa marca de 38,5 metros percorridos. Em consumo, o utilitário esportivo produzido em Sumaré (SP) garantiu somente a terceira melhor marca, com 8,7 km/l na média PECO.
Se não brilha na análise dos números em pista, no uso comum em ambiente rodoviário o HR-V se destaca perante aos demais. Ele é o segundo mais largo do grupo (com 1.772 mm) e o com menor vão livre do solo (177 mm), o que joga a favor da dinâmica veicular. A suspensão faz trabalho exemplar em curvas, não deixando a carroceria oscilar em excesso no plano transversal. E os novos amortecedores com batente hidráulico fazem um bom trabalho ao diminuir a pancada seca de fim do curso em buracos e imperfeições no asfalto. Pelo equilíbrio apresentado, o HR-V fica em segundo lugar, com 279 pontos.
1º – VW T-Cross Highline
Falta de personalidade é algo do qual o T-Cross não pode ser acusado. Entre todos os modelos aqui reunidos, ele é o que possui desenho mais inusitado – até quando comparado ao visual mais tradicional da linha Volkswagen. Também não faltam a ele recursos da moda neste segmento, como rodas de 17 polegadas, opção de teto na cor preta e apliques plásticos na base das portas.
A extravagância do exterior é replicada até com certo exagero na cabine do novo Volkswagen nesta versão de topo, com apliques na cor bronze no painel, console, portas e até mesmo nos bancos em couro. Nova, a alavanca de câmbio tenta disfarçar o parentesco do SUV com o Polo, assim como a cobertura dos trilhos dos bancos, ausente no hatch. Ao contrário de Golf e Tiguan, não há plástico emborrachado no painel.
A versão considerada é a Highline, que parte de R$ 109.990. De série, o T-Cross 250 TSI traz seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampas, bancos em couro, retrovisor eletrocrômico, sensores de estacionamento na dianteira e traseira, iluminação ambiente em LED, sistema stop-start, detector de fadiga do motorista e sensores de chuva e crepuscular.
O carro das fotos, entretanto, traz uma infinidade de opcionais, como o quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas, o teto solar elétrico, a central multimídia com tela de 8 polegadas, sistema de estacionamento automático e som fornecido pela Beats, que elevam o preço final a R$ 126.410.
Se desanima na análise do preço de compra, o T-Cross compensa parte da diferença com custo zero de revisões até 30 mil km e o melhor consumo médio de etanol do quarteto, com 11,5 km/l. Mérito do motor de menor cilindrada e único turbo entre os SUVs aqui reunidos: sob o capô está o mesmo 1.4 TSI flex de Golf e Jetta, com 150 cv e 25,5 kgfm com etanol ou gasolina – são expressivos 10 kgfm de torque a mais que o Kicks. O câmbio é automático convencional de seis marchas.
Esse conjunto levou o Volkswagen da imobilidade aos 100 km/h em apenas 8s9. É um número que o deixa mais próximo aos outros SUVs turbo do mercado, como Tracker 1.4 (9s1) e C4 Cactus THP (7s3). Voltando aos mais vendidos, o Volkswagen empatou com o Creta na retomada de 40 a 100 km/h (7s4), mas deixou o Hyundai 1 segundo para trás na passagem de 60 a 120 km/h, com 8s3. A superioridade em pista do T-Cross também prevaleceu nos ensaios de frenagem, com ótimos 35,8 metros percorridos ao estancar completamente vindo a 100 km/h.
Apesar de ter a maior distância entre eixos do grupo (2.651 mm), o T-Cross fica por último em comprimento (4.199 mm, 130 mm mais curto que o HR-V), largura (1.751 mm, 29 mm mais estreito que o Creta) e altura (1.570 mm, 65 mm mais baixo que o Hyundai). Além do “size impression” menor, o T-Cross acaba penalizado com o porta-malas mais compacto do quarteto, de apenas 373 litros (enquanto os três rivais superam os 430 l). O Volkswagen até prevê menor inclinação do banco traseiro a fim de ampliar o compartimento para 420 litros. Na prática, porém, o encosto forma ângulo de quase 90º, suprimindo o conforto dos passageiros. Colocando na balança as notas das análises técnica e de mercado, entretanto, o T-Cross sagra-se o vencedor, com 292,5 pontos.
Fotos: Renan Senra
Em relação a matéria postada. Discordo. Pois, o Kicks é o mais econômico. Maior mala. Menor valor de seguro. Menor valor na manutenção nas autorizadas. Muito infeliz em suas avaliações. Quem tiver alguma dúvida é só comprar e vai realmente sentir no bolso a realidade. Boa sorte em quem fizer sua compra de acordo com a reportagem.
Realmente os carros nacionais ainda não podem ser comparados com os americanos e europeus.
Todavia, surpreendeu-me a atitude de minha esposa: Desejo adquirir um novo veículo da Volkswagen; Tivemos um Polo classic da última geração e temos ainda um veículo Bora ano 2006 com 120.000KM. Caso voltasse o veículo Bora, compraríamos sem titubear A origem é mexicana, sendo exportado para a Europa. Vamos adquirir um T-Cross pela mecânica apresentada e não pela beleza estética.
A Volks é realmente uma montadora que atinge seu publico de maneira certa, ele nunca desiste… o T cross é um bom exemplo, pois como todos os carros desta marca são Gol, fica fácil o design … “Poe porta malas e estica é um Virtus, tira porta malas e alarga … é um Polo, agora é só levantar é um TCross e assim por diante. Mais ele vai virar mais um carro da moda. assim como outros que não são tão bons e vendem muito bem. Parabéns pela matéria.
Quero ver os testes com o T-Cross na versãO PCD ????
NÃO NESSA !
esqueceram do C4 cactus THP 1.6 turbo com todos os opcionais menos de 100 mil
Onde esta o melhor deles que nem foi comparado o C4 cactos da Citroen da de 10 em todos os outros na minha opinião
Concordo. T – plástico
Concordo. T – PRÁSTICO
Concordo Marilene. Os carros da VW tem a mesma cara a décadas. Todas de transformes.
O T-Cross é lindo mesmo. Quando eu vi pela primeira vez na rua fiquei surpresa, por ser bem pequeno. Mas é muito tecnológico mesmo. Nem parece um VW
Quaisquer desses SUVs de shopping, se foram colocados em estrada esburacada vão berrar. E o Jeep Renegade, só vai bem em off road se for a versão 4×4 diesel. Senão arrega tb.
Vc deve ter um Kicks.. só pode
Não deixa nada a desejar? Já dirigiu um? O motor é fraco e o câmbio piora ainda mais o desempenho. Deixa o carro amarrado e lento.
Pesquisei detalhadamente e minunciosamente entre todos os carros do segmento e optei pelo T-Cross sem a menor dúvida. Comprei e não me arrependi nem por um minuto. O espaço interno é o maior entre todos (distância entre eixos superior), apesar do tamanho externo ser mais compacto, o que é uma vantagem, na minha opinião. As opções de tecnologia e conforto são excepcionais e o teto solar (derivado do Audi) é sensacional. Estou há 3 meses com o carro é não tenho sequer uma insatisfação. Conforto, tecnologia, potência, segurança e consumo… Sem dúvida, o melhor carro do segmento no mercado.
Eu já tive a oportunidade de fazer teste driver em alguns desses carros gostei muito do tiggo 5 e do 7 mas acabei comprando o Tcross pela melhor taxa e tambem um exelente carro
Honda enferruja… 3 casos na familia (eu com um e irmão com 2)… “honda ferrugem cronico” e verá…
Mais gente tem na familia e nem pedi pra olhar, sabe como é… podem achar que estou querendo por defeito.
Mas fui ver uns usados só pra ratificar o que vivi e encontrei em pesquisas na internet: decepcao total…
O que é mais relevante: segurança x acabamento ? qualidades dinâmicas x acabamento ? motorização x acabamento? conectividade super avançada x acabamento ? Se existem pessoas que valorizam as 2ª opções, respeito. Mas quando se está dirigindo a 100 / 120 Km/h penso que segurança, confiabilidade mecânica e ultrapassagens mais seguras são muito mais importantes. Neste sentido a reportagem foi clara: T-Cross dá um banho na concorrência.
Falou tudo
Uma coisa que a VW teve no passado e hoje passa muito longe é o quesito confiabilidade mecânica. Isso na minha opinião é o fator determinante.
Não adianta o carro ter um monte de fru fru se te deixar na mão e nisso a VW está se especializando… Faz carros rápidos e completos, mas as manutenções estão caríssimas e mecanicamente não passa qualquer confiabilidade como no passado passava.
Nesse quesito porém, os japoneses, principalmente Honda e Toyota nadam de braçada.
Asera volante se desintegrou com 20 mil km nao deram garantia
Senhores faltou o suzuki s cross all gripp daria banho em todos estes suvs.
Concordo plenamente com sua observação e, por isso agradeço muito o texto. Estou pesquisando e o t Cross realmente parece ser mais interessante. Enfim, assim como no comparativo ficamos entre o HRV e o T Cross, tendendo mais ao segundo por desempenho e consumo. Novamente, obrigada.
kiks é mais bonito e muito pior mecanicamente. T-Cross é caro, mas sua mecânica e dirigibilidade dão show. Se baratear não tem concorrentes, a não ser o Vitara, mas que tem pouca saída e custo de peças alto.
Muito boas as descrições nos detalhes.
Concordo em basicamente tudo.
Apesar de possuir um HR-V, julgo que, pelo conjunto da obra, o Kicks é mais vantajoso, estou pensando nele como futura aquisição. Em segundo lugar empataria o HR-V e Creta. Depois Renegade. Por último colocaria o T-Cross, perdendo inclusive para Duster, Ecosport e Tracker, nessa ordem.
Apesar de discordar, parabenizo o trabalho e esforço do autor da matéria.
Ainda complementando acima: ficam os meus parabéns à reportagem embora não concorde com algumas avaliações. Uma retificação: quando escrevi sobre o consumo superior do Kicks quis dizer que ele é superior neste quesito em relação ao HRV, bebendo menos em qq circunstância….
Opa, vou dar aqui um depoimento e tentarei ser o mais breve possível. Moro em uma cidade onde cerca de 70 % do piso é paralelepípedo, ou seja, impiedoso com suspensões e bom para mostrar projetos ruins em termos de acabamento interno. Tenho um Kicks e minha mulher um HRV, tendo sido ambos adquiridos em dezembro 16/jan 17; Hj ambos tem quase 40.000 km rodados. Kicks é muito bom, econômico, boa altura em relação ao solo, painel que não faz barulho, mas o motor carece de torque em retomadas a despeito do excelente cambio cvt (mais rápido que o do hrv); além disso as revisões são ligeiramente mais baratas que as do hrv. Preço do seguro se equivalem. HRV é “mais carro” pq tem um rodar mais suave (fruto de um projeto de suspensão mais bem elaborado que o do Kicks), ligeiramente mais largo o que traduz em um banco traseiro com mais espaço e conforto para 3 ocupantes; além disso HRV tem mais torque o que faz o dia a dia ser mais fácil para retomadas e na estrada faz diferença também. Nada absurdo mas perceptível. Outra coisa, as vibrações do motor e imperfeições do piso ficam mais suaves no HRV. Esqueci de mencionar que tenho dois filhos sendo um de 06 e uma adolescente de 13, portanto os carros andam sempre “cheios”. Espaço para bagagem é equivalente mas para acomodar bagagem ligeiramente superior no HRV. HRV é um pouco mais baixo que o Kicks e, embora nunca tenhamos arrastado as frentes dos carros em quebra-molas, etc. vale a menção de que no carro da Honda deve-se ter mais cuidado… O consumo do Kicks é ligeiramente superior mas a diferença maior se dá na estrada, desde que o acelerador não seja muito exigido…. Se o ritmo for forte ou em consumo urbano a diferença é muito pouca em favor do Nissan. Um defeito do HRV é que o acabamento frontal (painel e colunas próximas ao vidro dianteiro) volta e meia apresenta barulhos que sempre são sanados na Concessionária, situação que até agora não ocorreu com o Kicks. Veredito final segundo minha simples e modesta avaliação: a escolha entre um e outro acaba por ser nos detalhes e isso vai depender do uso que cada pessoa vai dar ao carro, bem como faixa etária do comprador e/ou nível de exigência em relação a itens tais como desempenho, conforto, rodagem, etc. Pra mim é empate geral…. Falando dos demais carros deste comparativo: Creta 2.0 nem precisamos dizer que terá um desempenho mais contundente a despeito do consumo maior, natural num motor com esta litragem. Carro largo e com rodagem super suave. Sabemos que a Hyundai tem fama de manutenção cara a médio/longo prazo bem como talvez um valor de revenda com maior depreciação tb. Agora indubitavelmente que um produto de alto nível. Tenho uma conhecida na minha cidade que possui um igual ao do comparativo e a única reclamação é quanto ao consumo elevado. T-Cross estive na Concessionária da VW e observei atentamente o carro, mas nem quis fazer o test drive oferecido. O carro é inferior em espaço a todos os SUV’s deste comparativo se equivalendo ao Ecosport…. Ou seja, é um SUV repleto de qualidades, mas não atende ao mesmo público que Creta, HRV e Kicks…. O porta-malas é inferior e o consumidor que geralmente adquire um SUV deste padrão não é solteiro, possuindo família e precisando de um porta-malas que atenda. Não adianta a VW ter os predicados do consumo e desempenho e frenagem como itens em que se sobressai se não são preponderantes para o público alvo deste tipo de produto….. Vai pelo mesmo caminho do Ecosport e nunca venderá muito bem a não ser que o preço fique compatível…. mas não creio porque trata-se de lançamento e um carro que entrega muita tecnologia e isso tem um preço…. Fica aí o depoimento e singelas avaliações.
Eu tenho um T-Cross 1.4 turbo tsi não encontrei nada igual e um carro a ser batido. Só quem já experimentou e usa diariamente sabe e pode falar com conhecimento e olha que eu disse que nunca mas compraria um Volkswagen.
Não existem mais SUV´s por ai não????
O T-Cross já nasceu fracassado.
É o pior de todos e o mais caro.É que tem o design mais retrógrado. Que novidade que possui detalhes em plástico nas portas(logo vai estar batendo). O menor porta malas. Já tive VW comprados novos.
Nunca mais.
O TCROSS é a cara do gol….horrivel…não pagaria 10 mil por ele…
No final o consumidor é quem decide. Cabe a nós mostrar todos os detalhes para que ele (consumidor), tenha uma direção e fazer a melhor escolha.
Vários comentários e manifestações de estética/beleza, também fazem parte da análise de cada consumidor. Gosto não se discute, diz o velho ditado. No meu caso, curto mais ter os opcionais que facilitam o dia a dia, o conforto nas viagens e a tecnologia disponível. Aí, a qualidade e os requisitos do T-Cross são imbatíveis, no meu ponto de vista.
Comprei o T-Cross Highline e realmente surpreendeu. Tecnologia embarcada, desempenho, conforto e economia. Recomendo!!!
concordo amigo tambem gostei do kicks carro interessante apresenta sim harmonia.
T-Cross e para aquele tipo de consumidor que não pode comprar o Tiguan,T-Cross já nasceu como um ensaio do Tiguan junior. Quer ver uma avaliação justa sem tendencia e previsibilidade,coloca mulheres para fazer estes testes.
A Cherry não tem o veículo disponível para testes.
Olá, esse T-cross pelo preço cobrado não deveria ficar entre os mais vendidos, não fosse por ser VW, que no Brasil é idolatrada por usuários de fusca e Gol. Pra ter uma ideia, já ouvi a seguinte frase: “vou comprar um Gol porque é fabricado pelos alemães”. A VW sempre cobra mais e dá menos, graças a esse falso conceito de qualidade generalizado. Veja então o preço dos modelos de melhor qualidade comprovada da VW: UP, Novo Polo, Virtus e Golf e compare com seus concorrentes.
Cadê o Tiggo 5x?
Excelente pesquisa. Porém na minha opinião não acho que o T-Cross merecia estar em primeiro lugar, pois já mostra na pesquisa que ele perde em vários fatores para os outros SUVs, não entendo como ele pode estar na primeira colocação, mas é só minha opinião do que eu li. Eu considero de todos o Creta o melhor SUV, tendo em segundo o HRV e o T-Cross em último.
Concordo. O problema do Kics é somente a motorização!
Ok, o T Cross com frente de Argo venceu… Sei…Se é pra falar de SUV diferenciado, o Kicks de longe tem o design mais arrojado de todos!
Engraçado como a mídia se comporta igual quando o assunto é Volkswagen. São todas iguais, com exceção de uma até o momento, ao enaltecer as qualidades tecnológicas dos carros da marca (até aue vcs foram comedidos) e mascarar os defeitos. O T-Cross é de longe o carro com pior acabamento deste comparativo, item que vocês mencionaram no Kicks e no HRV e “esqueceram” de mencionar dele. O acabamento é tão ruim e de má qualidade que se equipara ao do Duster, isso se não estou fazendo alguma injustiça com o carro da Renault. A mídia deveria esclarecer que, a não ser que você seja um moleque que ganha mesada, somente motor e confetes tecnológicos não são primordiais ao consumidor brasileiro. Mostra disso é que T-Cross vende menos que Duster (espero que continue assim). A falta de respeito da marca alemã com o consumidor brasileiro chega a ser um deboche, descaradamente demonstrado na qualidade do produto x preço de venda. T-Cross remete mais a um carro de brinquedo (de péssima qualidade por sinal) do que a um veículo de passeio. Chega a ser um ultrage comparar qualquer outro com ele.
É o pior deles, superantiquado e superbeberrao conforme a revista concorrente mais antiga…
Eu garanto que nem uma das fabricantes pagou algo por esta matéria, verifique no site se há algum anuncio das empresas envolvidas. Obrigado por nos contatar.
E eu com meu Creta pulse Plus que adoro. Silencioso, ótima suspensão, design moderno.
Ah tá. Impossível. Matéria comprada, só pode. Quem tem que avaliar isso são os próprios consumidores. Na real, o Nissan Kicks deveria estar em 1° lugar. Ele não deixa nada a desejar. T-Cross pode ser um ótimo suv, mas o custo benefício é péssimo. O Creta tem acabamento meia boca, sem falar no consumo. E por fim, HR-V tem acabamento interno “furreco” , horroroso. A Nissan está arrasando.
Poderiam fazer comparativo com os carros para deficientes.
Te falo porque…. simplesmente são Nissan e Hyundai ……
Sem comentários
Cara plástico é o tal de captur pelamor
Uma droga todos vão ser chamados para o maior recall da história.
Também não é considerado carro é sim carroça que desbotar pelas ruas
Citroen não conta como carro
É claro que precisa comparar todo ano as montadoras lançam novos modelos pra isso. SE ATUALIZAR. Nissan Hyundai essas coisas tem muito a aprender na vida ainda. Dá lhe wolks
Acho que faltou o Tiggo 5, muita gente elogiando esse automóvel e muito bem equipado.
Suvs 1.6 aspirados carecem de maior potência nos motores aspirados. Por isso motor turbo anda na frente e gasta menos combustível.
Bom diante de todos os comentários, eu prefiro ficar com a minha rural 70!
Com certeza!
Com certeza!
Não faltou porque como disseram na matéria, pegaram somente o top 4 em vendas.
Boa análise técnica.
Minha crítica é custo x benefício desses bens.
Como que, na contramão da combustão, as empresas não conseguem desenvolver um motor descente, leve e de consumo à combustão satisfatório? 10km/L?! As mesmas pretendem emplacar seus “futuros” híbridos/elétricos em qual segmento?? Acima de 170, 180k?
110k em um SUV é muito!
Excelente reportagem, mas tendenciosa.
A galera não aceita que a VW ganhou o comparativo… Alegando que a página é “fanboy”, não aceitam kkkk.
Interessante, em todos comparativos que vi dos SUVs, nenhum citou a seguranca.
Adoro matérias desse tipo, comparando veículos. Ajuda o cliente a decidir qual a melhor opção de compra na categoria desejada. Entretanto, penso que nessa análise o T-Cross não deveria ser o vencedor. Ainda que seja mais equipado e tenha melhor desempenho (algo que não é tão exigido pelo consumidor médio dos SUVs), o preço não se justiça. Por R$ 126 mil há opções, inclusive, de carros de segmentos superiores (como o Jeep Compass, que tem a versão de entrada tabelada em R$ 114 mil). Certamente com menos equipamentos de tecnologia e conforto, como bancos em couro, mas carros mais espaçosos e confortáveis. Acho que deveria, no final da matéria, ser analisado o “custo x benefício” dos veículos. Afinal, por que pagar R$ 126 mil num T-Cross se pode-se economizar 26 mil optando pelo Kicks ou pelo Creta, perdendo em algumas coisas mas ganhando em outras? De qualquer forma, matéria muito bem escrita. Abraços!
Deixa de ser invejo tu não pode comprar e fica achando defeitos.
Análise profissional nada a VW, tem uma das maiores contas de publicidade, dizer q o T “Cross”????, ponha ele numa estrada esburacada, pronto perde feio, sem contar q nem mencionaram o Jeep Renegad.
Ótima matéria, porém seria interessante a inclusão, também, do motor 200tsi do Cross nesse comparativo.
Quero ver eese motor 1.0 do t-cros após 50.000 km.
Excelente iniciativa esse comparativo. Penso que faltou incluir o Tiggo 7. Ficaria mais completo. Afinal, os pacotes tecnológicos, conforto, desempenho e design do Tiggo 7 não deixa nada devendo em relação aos modelos testados. Faltou o incluir o Tiggo 7.
A Volkswagen indicaria que um segmento que ela chegou com pelo menos 3 anos de atraso, não vai crescer? É a mesma coisa que perguntar isso para quem acabara de abrir uma franquia de “paletas mexicanas” alguns anos atrás.
Dizer que o t-plástico é o melhor fica difícil de engolir.
Me desculpe mas pra quem entende um pouco de carro sabe que está errado,carro chega a ler bonitinho mas com um acabamento pobre para um SUV espaço de porta malas horivel precisam rever suas avaliações
Grande jogada a VW teve. Foi a última montadora a fabricar o SUV desse segmento e colocou nele tudo que tem e o que faltava nos outros SUVs da concorrência. Realmente um carro muito bom, pelo menos na parte técnica.
Vcs estão de parabéns concordo com tudo que foi dito
Sem dúvida alguma o T Cross é superior aos demais da comparação
Chevrolet tracker premier o melhor SUV turbo ótimo carro e não está nesse comparativo Chevrolet tracker recomendamos
Antes de chegar a uma conclusão , porque não vai pessoalmente a uma concessionária conhecer o carro de perto…garanto que vc mudaria seu comentário…pense nisso .. abraço.
Ainda não sou fã desse tipo de “SUV”, pois analiso friamente o tipo de uso e benefício. Sei que são segmentos diferentes mas se compararmos com um sedan (Jetta, Cruze, Corolla, etc) os SUV só leva vantagem na altura do solo praticamente… perde em espaço, porta malas, conforto, estabilidade, etc…., enfim, só uma opinião.
Desculpe pelo Touché Screenshot, o corretor do celular me trollou.
ATÉ TU BRUTUS…. Na parte do Tcross iniciam escrevendo “Falta de personalidade é uma coisa de que o Tcross não pode ser acusado…” MÁS A REVISTA CARROS SSSIIIMMMMMM.
E o Tiggo 5x?
Como é tradição na mídia automobilostica, todo lançamento é sempre melhor do que já existe. Isso chama-se agradar o anunciante $$.
Boa matéria.Numa analise fria o t cross e superior em quase tudo, acabamento é uma questão de prioridade.
você prefere um carro turbo economico e com desempenho, com todos dispositivos de segurança,dirigibilidade e plataforma superior, multimidia que funciona, ou um carro com painel soft, motor aspirado gastão, plataforma inferior, multimidia e painel defasado e de dificil operação?
Faltou o C4 CACTUS nessa pesquisa.
Melhor matéria comparativa que já li! Técnica e objetiva, Parabéns!
Eu gostaria de vê o Tiggo 5X eu tenho acompanhado muitas informações sobre ele e tenho achado bem interessante
Isso que no comparativo não entrou o quesito SEGURANÇA.
Prq ai sim os demais iam comer poeira. Basta olhar os resultados da Latin NCAP.
Gostei muito da matéria, só fiquei decepcionado com o tamanho do T-Cross já fiz um teste no Creta, e pretendo fazer TB no kicks.
Parabéns pelas informações.
Má notícia porque o segmento dos suv’s vão continuar a crescer? Provavelmente você nunca teve um,eu já tive vários carros e hoje tenho um suv e nunca deixarei de ter outro, são ótimos veículos, para mim nota dez!!!
No comentário sobre o Tcross foi mencionado que não falta personalidade e com desenho mais inusitado de todos os modelos,isso foi um elogio???? Se foi??? vocês estão completamente enganados,esse carro já nasceu com cara de velho,carro totalmente sem graça,típico da Volkswagen.
Em relação ao desenho o Kicks dá banho em todos.Desenho dos faróis, grade,lanternas, farol de neblina tudo é mais bonito, lateral com teto caído,rodas, enfim tudo harmonioso e moderno. O carro chama atenção.
Wv tem menor porta-malas, acabamento de plástico inferior, tamanho interno de gol e chamam isso de SUV? Olha, pelo que li do texto acho que o melhor aí é o Creta…
Concordo, e a VW ainda vive no mundo de Alice. #acorda, o mundo hj é outro!!!!!
Só que faltava w sendo comparado com Honda primeiro a w vai ter que aprender a fazer carro! todos w que tive foi só para me incomodar
Na minha opinião, é fácil comparar carros com preços tão diferentes. E com inúmeros assessórios a acrescentar. Deixando tudo isso de lado, sou muito mais CRETA.
Achei o T-cross muito bacana e estiloso em imagens e vídeos na internet. Porém ao vê-lo na concessionária,achei o carro pequeno (parece um gol melhorado). Neste quesito o Creta se faz muito mais presença.
T cross é horroroso e caro ,acabamento terrivel por esse preço!!!
Melhor e o tigo 5x
Tendenciosa, sim!
Estão comparando entrada com topo. Isso é estratégia de marketing da vw. Aliás, vai precisar de muita pra vender o planejado.
E o Renegade?
A Diesel ainda…
De acordo com os testes citados acima mesmo o Kicks ter ficado em 4° lugar é o melhor custo benefício !!
Eu gostaria de ver o Compass nessa briga. Claro que daria de pau nos concorrentes. Se a fca não tinha para emprestar era só vcs alugar.
Vc só falou do seu gosto pessoal e da ausência de materiais “nobres” no interior… Melhor desempenho e dinâmica, mais moderno e econômico, como.qualquer carro, tem seus prós e contras, cabe ao consumidor decidir. Esses são seus requerimentos, pra mim o desenho antiquado do interior do Hrv junto do motor antigo não compensa a diferença do T-Cross que é mto mais carro.
O Tcross por mais de 86.000 com câmbio manual ficar em primeiro lugar? Com esse valor o consumidor com a Kicks que SV automática CVT.
Amigo o interior mais fraco é o do tcros
Pelo que vi a Creta é a melhor, só peca no consumo de combustível.
Fui ver o T-CROSS e foi uma decepção. Plástico duro e baixa qualidade por todo lado. Até 100 mil ele vem praticamente pelado em equipamentos. De bom o motor. Após a decepção, decidi comprar outro carro.
Estou me preparando para adquirir um T-cross e, me parece bastante de acordo com tudo o que li sobre o conjunto. A impressao é que, não fosse pelo volume de bagagens ele seria imbatível e, sem contar com 5 estrelas no crash-test.
O lançamento pode não ser belo mas o conjunto é fenomenal, altamente tecnológico.
Parabéns pelo comparativo.
A única diferença seria o Hrv turbo que está chegando mas, por um preco que não cabe no conjunto
T-cross com porta malas de 370 litros? Meu Onix leva mais que isso.
Polo disfarçado de SUV
Cadê o 5x? Nem vou ler.
Muito bom o comparativo!
Gostaria de ver C4 Cactus x T-Cross x Tracker Turbo.
Faltou o captur…
O consumidor muitas vai pela propaganda e não por questões técnicas.
Eu já tive a oportunidade de fazer teste driver em alguns desses carros e câmbio cvt o carro berra alta.
Vocês já ouviram falar em Custo×beneficio… Não se classifica o melhor sendo como o mais caro, ai até um leigo faz kk
Parabéns. Por o trabalho, pode ser que alguém vai ler e deixar de comprar estes museus das indústrias automotivas. Pois aqui se vende qualquer coisa. E ok pior que o brasileiro compra. Motores lançado nos anos 80 rodando é bebendo feito esponjas.
Já tive HRV é um carro bom, gostei.
Fiz um teste drive em um T-CROSS, não é bom é otimo.
Tenho tendência em compra-lo
Bora então comparar os três SUVs turbo…. Tracker/TCross/Cactus THP…
Pq não vejo nenhum materia do suzuki vitara?
Eu particularmente como um conhecedor de automóvel acho um puta golpe baixo a Volkswagen transferir toda a tecnologia da Audi para seus carros fazendo assim os concorrentes parecerem nanicos
Por que o ASX nunca aparece nesses comparativos? É tão superior assim?
Parece-me que os critérios e resultados das avaliações são confiáveis e justos. Os comentários são imparciais, o que resulta em credibilidade. Claro, nossa tendência é discordar quando nosso carro não é o campeão do comparativo, mas faz parte do jogo…
Esse T-cross deve ser comparado com outros SUV turbos do mercado, desse jeito aí ficou fácil para a VW. Me pareceu matéria tendenciosa inoportuna .
Achei coerente todos os comentários. Lamentável o Tracker estar esquecido nesse mercado. O T-cross e todos os outros estão muito caros. Fora da realidade. Nesses preços dá para com mais um pouco levar carro de categoria superior.
Só pode ser comprada essa matéria
MicoVW
Só pode ser desespero por vendas
Estamos aguardando o Novo Tracker para fazer este comparativo. Obrigado pelo contato.
Obrigado pelo contato e elogiar o profissionalismo. Nossas avaliações são feitas com base nos testes realizados na pista, com equipamentos de última geração. Mas independente disso, sem dúvida nenhuma, o consumidor é quem decide, pois ele é que vai comprar ou não o modelo.
Respeito sua opinião, mas te garanto que não é tendenciosa. Nossos comparativos são realizados com base técnica. Leia a tabela com o resultado dos testes feitos em pista.
Gostaria de ver o Tracker turbo no comparativo dos SUVs
Desculpem mas a matéria e tendenciosa, o t-cross além de feio tem o interior de carro popular (Padrão gol)… Discordo totalmente da comparação, só convence fan Boys VW
Impossível comparar um carro que chegou no mercado recentemente e o eleger com a primeira colocação.
Nesta pesquisa vcs não levaram em consideração o principal componente o “consumidor”.
De qualquer forma uma análise profissional.