O Polo 1.6 MSI só tinha câmbio manual de 5 marchas, faltava o automático
Texto e fotos: André Schaun
O novo Volkswagen Polo oferecia câmbio automático apenas nas versões Comfortline e Highline, com o motor 1.0 TSI, deixando uma lacuna no motor aspirado 1.6 MSI. Mas isso mudou com a linha 2019.
Desde julho, o Polo 1.6 MSI passou a contar com o câmbio automático epicíclico convencional de seis marchas, partindo dos R$ 62.690. Os itens de série são os mesmos da versão manual, porém pode contar com um kit extra de R$ 3.415 consistindo de rodas de liga leve, central multimídia com CarPlay e Android Auto e espelhos elétricos. E por mais R$ 1.381, a versão conta com controles de estabilidade e tração e auxílio para partida em rampas; e foi com esses opcionais que realizamos esta avaliação.
Sob o capô, os números são idênticos ao manual, entregando 117 cv de potência e 16,5 kgfm de torque, com etanol, e 15,8 kgfm de torque e potência de 110 cv, com gasolina. Na cabine, tudo também continua igual, e o ajuste de altura e de distância do volante faz bastante falta. Sua central multimídia é bem completa e fácil de ajustar.
Em movimento, sua resposta é algo mais lenta do que a versão manual, embora o motor mostre boa elasticidade… As trocas automáticas são boas, mas no modo esportivo do câmbio ficam mais rápidas.
Trocas manuais sequenciais são feitas pela alavanca seletora — não há borboletas junto ao volante para isso — mais para buscar marchas inferiores e contar com freio-motor como ao descer uma serra, do que para obter desempenho propriamente dito. Este consegue-se acelerando rapidamente a fundo, o chamado kickdown, especialmente no modo Sport.Numa situação de ultrapassagem é só acelerar desta forma.
É de estranhar a ausência das borboletas, já que este câmbio Aisin AQ160-6F é construtivamente o mesmo AQ250-6F usado no Polo 1.0 TSI, que não tem versão manual. É de se supor que tenha sido exclusivamente por razões de custo visando melhor posicionamento de mercado em preço. De qualquer maneira, as trocas manuais pela alavanca seletora são fáceis e até divertidas.
Sua suspensão é muito bem ajustada, deixando o hatch bem estável e com poucas oscilações; além de ótima acústica. As arrancadas em aclives são facilitadas pelo assistente para esse fim. Apesar da falta de alguns itens, para sua principal proposta, que é de tornar o percurso urbano mais agradável, seu papel é bem cumprido, mas todos os opcionais são essenciais para a versão valer a pena.
Muito bom
O polo internamente é imbativel tem todo conforto que um carro pode oferecer. O motor 1.6 corresponde em todos os aspectos. Tenho um polo de 2009 e logo que tiver dinheiro vou comorar um 2019
A si eu podesse ter qualquer um deles…
Com certeza ficaria
Muito mas muito feliz.
Fantástico, agora ficou completo, com certeza vou comprar.
Acho que o câmbio manual é bem melhor.. automático é para qm não sabe dirigir..
Inaceitável um veiculo de qualquer valor qie seja não ter ajuste do volante. Um item que em termos de custos construtivos não deve custar mais de cem Reais. As montadoras devem achar que todos tem a mesma estatura e comprimento de membros superiores.
Parecido com o gol ,preço muito caro .
Ótimo carro. Sofri um acidente com ele; quero outro em troca.
Caro Senhores,
Vem com ferio a disco nas quatro rodas essa versão? Ou poderemos pedir e o custo quanto sai!