Com câmbio do ‘irmão’ Captur, Renault Duster CVT fica mais confortável e estreia controle de estabilidade
O Renault Captur nacional pegou emprestado do Duster a plataforma e o conjunto mecânico das versões 2.0. Agora, o ‘irmão’ mais velho é quem replica a receita, com a adoção do câmbio CVT combinado ao motor 1.6 SCe. A nova caixa X-Tronic está disponível nas versões Expression (R$ 75.490) e Dynamique (R$ 81.490). As configurações equipadas com o CVT passam a contar com controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa, equipamentos até então indisponíveis no SUV.
O motor 1.6 SCe produz 120/118 cv de potência (etanol/gasolina) a 5.500 rpm e 16,2 kgfm de torque (com ambos os combustíveis) a 4.000 rpm. Na pista de testes, o Duster Dynamique CVT acelerou de 0 a 100 km/h em 13s2 (o manual fez a mesma prova em 12s1). As retomadas foram melhores no modelo com câmbio automático, uma vez que as passagens são feitas em Drive.
Um dos principais benefícios do câmbio CVT é o conforto de rodagem em rodovia. A 120 km/h, o motor gira a baixas 2.750 rpm – com câmbio manual, 3.500 rpm. Apesar disso, o consumo de etanol no ciclo rodoviário passou de 11,9 km/l para 11,3 km/l. O câmbio continuamente variável tem bom casamento com o motor 1.6 e simula seis marchas, com possibilidade de trocas manuais pela alavanca.
Em acelerações, o comportamento típico desse tipo de câmbio é elevar e manter a rotação para a faixa ideal de potência até o alívio do acelerador. E no Duster não é diferente. Porém, o que surpreende é o baixo nível de ruído a bordo nessas situações. O isolamento acústico absorve satisfatoriamente os ruídos provenientes do motor e da rolagem dos pneus.
Com assistência eletro-hidráulica, a direção tem peso correto em velocidade de cruzeiro, mas poderia ser mais leve para manobras. Já a suspensão tem acerto firme e que privilegia a boa estabilidade, mas trabalha de forma correta na absorção de buracos e imperfeições no piso, sem passar desconforto aos ocupantes da cabine.
Câmbio novo, problemas antigos
Apesar de oferecer conjunto mecânico acertado, com motor moderno e câmbio eficiente, o Duster mantém detalhes que decepcionam. Encontrar a melhor posição de dirigir é tarefa que leva tempo. O volante traz apenas regulagem de altura e fica distante das mãos para motoristas mais altos.
A central multimídia fica em posição baixa, longe do alcance dos olhos e das mãos, e o puxador das portas atrapalha o acionamento dos vidros elétricos. O estepe é posicionado do lado de fora do carro, local mais trabalhoso para a troca. As surpresas positivas ficam por conta do porta-malas de 475 litros e capô sustentado por mola a gás, recurso inexistente até mesmo no mais caro Captur.
Confira a tabela completa com os números de teste em pista:
eu gostaria de saber o valor desse carro semi novo duster
ate agora ruin,
motor treme tanto com gasolina ou etanol pareceria problema numa bobina ou vela… ou mesmo injetor… 2da vez na concesionaria e ainda sem resolucao…
duster 1.6 top de linea cvt 2018
Comprei Duster expression cvt 2018 e coloquei película anti vandalismo bem mais cara 900,00 reais mas ficou show ela é bem mais grossa é aplicada com calor tem que tirar os vidros vale a pena ficou bem escura e lisinha. Esse insulfilm de concessionária é muito ruim preferi o jogo de tapetes de borracha. Agora estou procurando aqui na net o kit aventura com faróis de neblina. Boa a sua escolha a Captur é mmuitooooo mais bonita. boa sorte…
Pode informar onde comprou o banco de couro ? Estou trocando meu logan easy-r por uma duster cvt . Obrigado…
Tenho uma Duster 2.0 2014.
Está com 291.000 km rodados. Só troquei: Correias dentadas e pastilhas de freio(80/160/240 mil km)
Disco de freio com 240.000.
Sapatas de freio traseiro com 220.000 km e as lâmpadas de farol baixo.
A suspensão continua de fabrica. Os pivô’s ainda são cravados de fabrica.
Troquei pneus, lógico, por Pirelli Scorpion Verde.
Uso GNV. Como ela é cambio mecânico de 6 machas, faço média do mês 14,6 km/M3
Viajando em estrada, chega a ocular entre 18/19 km M3.
Dos 17 carros que já possui, esse tem a melhor relação custo benefício.
Para quem quer um carro para serviço é excelente, tenho um 2.0 2012 e nunca deu problema. Fui trocar os Kits de correia dentada com 132.000 km e estavam em perfeito estado. Utilizo em estradas de terras e a suspensão é muito resistente, só desgasta as buchas da barra estabilizadora e as bieletas. Recomendo.
O meu faz 12 e 10, automático.
Tenho Duster 2017, para mim e um lixo, me arrependo amargamente, suspensao, elétrica, acabamento, borracha soltando. Único ponto positivo é econômica
Nao tem comparação a seco muito vc melhor e olha q não sou fã da Eco, Duster 2017 lixo tenho uma e arrependo até hoje
Comprei uma Duster expressionismo, 18/19, R$46 mil, e a segunda que tenho , hj nao troco de carro, consumo 16 km litros gasolina na estrada e 11 km no álcool.na cidade, câmbio CVT, indico a quem queira comprar e estiver na dúvida, comprei o média nave usado o comando de som no volante e coloquei bco de couro e acessórios ( fora da concessionária ao valor de R$ 5 mil e ainda fiquei no lucro
Tenho uma Duster 1.6 .
A embreagem está trepidando.
Na garantia ja havia sido trocado o kit de embreagem Algum prioritário de Duster teve esse mesmo problema?
Tenho uma Dakar 2018 manual faço 10.5 no álcool entre cidade e estrada
Comprei Captur e paguei 200.00 para colocar insulfilme e está tudo com bolha e riscado. Constrangimento total agora ir de novo concessionária e refazer serviço porco
Amo a Duster,é um carro robusto que encara a estrada de terra,é alta confortável.Não gostei 1.6, preferi 2.0 aut,que é mais valente!Aguardo o lançamento do novo câmbio 2.0 e nova frente .Ela não é feia, quem quer carro chique, pega captur.
Tive uma Duster off road 1.6 o motor demora para responder,você pisa e ele não responde a 120 km/h parece que o motor vai explodir, muito barulhento. não sei se isso acontece com outras versões
Boa tarde. Tenho uma 1.6 Dakar a 80km/h faz 16 na rodovia. A 100km/h faz 13/14. Cidade TB super econômica.
Segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o Duster Dynamique 1.6 CVT com gasolina faz 10,3 km/l na cidade e 10,8 km/l em rodovia.
Vende para PCd,eo valor
Pois é, as concessionárias Renault deixam muito a desejar. Não é somente eu que falo isso. Tenho uma Duster Oroch que apresenta um barulho na parte dianteira que as concessionárias não resolveram, mas não é só isso, teria mais coisas a reclamar.
Sou proprietário de um Duster e não me conformo com o fato de quê ao acionar o motor ele liga automaticamente o painel de instrumentos e os faróis , e as lanternas traseiras continuam apagadas , enganando o motorista quê acha que está com tudo ligado , erro primário para uma montadora como a Renault .
Um lixo! Pior só a Oroch! Falta de respeito da Renault. Ou seria de nós mesmos para conosco em comprar um veículo desses?
E o probleminha do oleo desse motor sce que simplesmente desaparece…
Nem a Renault sabe o que e…
Fui obrigado a trocar a Duster por um Creta devido a regulagem de profundidade do volante. Um absurdo a Renault não concorrer
“Em acelerações, o comportamento típico desse tipo de câmbio é elevar e manter a rotação para a faixa ideal de potência até o alívio do acelerador. E no Duster não é diferente. Porém, o que surpreende é o baixo nível de ruído a bordo nessas situações. O isolamento acústico absorve satisfatoriamente os ruídos provenientes do motor e da rolagem dos pneus.”
Estão de brincadeira ou surdos?
Eu tenho essa Duster CVT e o barulho do motor dentro da cabine é muito alto ao acelerar o carro para ganhar ou retomar velocidade. Chegaram a fazer ultrapassagem na estrada com ele?
Sem contar o barulho do combustível no tanque. O isolamento acústico é num dos piores.
Por gentileza gostaria que fosse feito um comparativo entre a Duster e a Ecosport relacionando o custo benefício entre eles.
Muito bom um sonho de carro
Já tive um agora estou com step mais em breve pretendo voltar pro Duster.
Gostaria da ficha técnica da Duster 2.0 dynamique 2016 automática
Gostaria de saber a ficha técnica da Duster dynamique 15/16 2.0 automática
Aguardando sair o sandero com câmbio cvt.
Gostaria de saber quando vai poder fazer pedido da nova duster pcd.
preço muito alto
82 mil
Péssimos carros
Ficou caro no mercado competitivo, era mais barato que outros no mesmo segmento. hj prefiro honda, bem melhor
Péssimos carros
Horrível montadoras
O carro é muito bom Duster, tive um 2.0, o que achava ruim era o estepe debaixo do carro e a direcao hidraulica… se a Renault modificasse estes itens, voltaria a comprar um, ainda mais agora com o cambio cvt.
Boa tarde. Gostaria de saber o consumo do Duster na gasolina.
Obrigado
Boa tarde!Meu sonho de consumo,amei,maravilhoso.