Ford revelou hoje (24) a linha 2019 do Ka Hatch e Sedan. Os mais desatentos podem até não reparar nas alterações visuais do exterior, mas elas aparecem nos para-choques repaginados e na grade do radiador, que muda de acabamento dependendo da versão e do modelo. Mudado por fora, o interior também recebeu uma atenção especial. E um dos destaques está na vinda da central multimídia SYNC 3 com conectividade Android Auto/Apple CarPlay. Vale tudo para se destacar em meio a concorrência do Chevrolet Onix e Hyundai HB20S, assim como dos rivais de três volumes Chevrolet Prisma, Volkswagen Voyage e Toyota Etios Sedan.
O Novo Ka foi desenvolvido pela engenharia brasileira da Ford e vendido em 125 países ao redor do mundo. A nova estrutura passou a ser reforçada com a utilização de aços especiais. Os reforços foram realizados nas colunas e no teto, com um aumento de espessura em até 1,2 mm. O aumento da rigidez torsional aumentou em 5,3% (Hatch) e 9,2% (Sedan).
Sob o capô, o Ka 2019 pode trazer motores tricilíndrico 1.0 ou 1.5. Os câmbio disponíveis são manual de cinco marchas ou automático de seis. As principais características do propulsor 1.0 Ti-VCT estão no duplo comando de válvulas independente, no coletor de escape integrado ao cabeçote, na correia banhada a óleo e no duplo sistema de resfriamento. Aparecem 85 cv de potência a 6.500 rpm (E) e 80 cv a 6.500 rpm, quando abastecido com gasolina. O torque é de 10,7 kgfm a 4.500 rpm (E) e 10,2 kgfm a 3.500 rpm (G). De acordo com a fabricante, 87% do torque já está disponível a baixos 1.500 rpm.
O motor tricilíndrico 1.5 Ti-VCT possui controle independente dos comandos de admissão/ escape, bomba de óleo variável e coletor de escape integrado ao cabeçote. São 136 cv a 6.500 rpm (E)/128 cv a 6.500 rpm (G) e 16,1 kgfm a 4.750 rpm (E) e 15,6 kgfm a 4.750 rpm (G) – 89% da força está disponível a partir de 1.500 rpm.
A nova caixa manual MX65 de cinco marchas foi desenvolvida pela Ford na Alemanha em parceria com a Getrag pela primeira vez é aplicada na América do Sul. Comparada a antiga IB5 o peso diminuiu em 8 kg. Além disso, a primeira, segunda, terceira e marcha à ré são sincronizadas, além de melhores engates. Ainda no assunto câmbio, o automático GF15 também é uma novidade. Entre suas principais características estão: controle eletrônico de troca e conversor de torque integrado, opção de trocas manuais pela alavanca, funcão Select Shift (possibilita aumentar ou diminuir marchas conforme o desejado), sistema eletrônico de controle com sete solenóides, menor ruído/vibração e mudanças eletrônicas adaptativas.
O conforto acústico dos ocupantes do Ka Hatch e do Ka Sedan aumentou com um novo pacote acústico para diminuir o ruído interno. Entre as melhorias vieram: para-brisa acústico e uma nova calibração das buchas da suspensão para diminuir o barulho de rolagem. A nova aerodinâmica melhorou o coeficiente de arrasto aerodinâmico de 0,4 para 0,33 (3% de melhoria).
Confira as versões:
Ka Hatch
S
Duplo airbag frontal e freios com ABS
Isofix
Ar-condicionado e direção elétrica
Trava elétrica das provas
Vidro elétrico dianteiro
Ajuste de altura do banco do motorista
Banco traseiro bipartido 60/40
Computador de bordo
Roda de aõ de 14” com calota integrada
SE
Adiciona aos conteúdos da S:
Maçanetas e retrovisores na cor do veículo
My Ford Dock – suporte para celular
Rádio My Connection
SE Plus
Adiciona aos conteúdos da SE Plus:
Retrovisor elétrico
Roda de aço de 15” com calota integrada
Faróis de neblina
Vidro traseiro elétrico
Sensor de estacionamento
2 entradas USB
Central multimídia SYNC 3 com tela flutuante de 6,5”
Titanium
Adiciona aos conteúdos da SE Plus:
Repetidor de seta nos retrovisores
Roda de liga leve de 15”
Alarme
Assistente de partida em rampas
Controles eletrônicos de tração/estabilidade
Câmera de ré
Dois airbags laterais
Dois airbags de cortina
Bancos em couro
Partida em chave
FreeStyle
Adiciona aos conteúdos da SE Plus:
Bancos parciais em couro e tecido
Repetidor de seta nos retrovisores
Roda de liga leve de 15”
Alarme
Assistente de partida em rampas
Controles eletrônicos de tração/estabilidade
Câmera de ré
Dois airbags laterais
Dois airbags de cortina
Pacote aparência FreeStyle
Rack de teto
Suspensão elevada
Confira os preços Ka Hatch
S 1.0 (R$ 45.490)
SE 1.0 (R$ 45.990)
SE Plus 1.0 (R$ 48.490)
SE 1.5 (R$ 51.990)
SE Plus 1.5 (R$ 54.490)
FreeStyle 1.5 (R$ 63.490)
Versões automáticas
SE 1.5 AT (R$ 56.490)
SE Plus 1.5 AT (R$ 58.990)
FreeStyle 1.5 AT (R$ 67.990)
Titanium 1.5 At (R$ 68.990)
Conteúdos KA Sedan
SE
My Ford Dock – suporte para celular
Rádio My Connection
Roda de aço de 14” com calota integrada
Computador de bordo
Ajuste de altura do banco do motorista
Vidro elétrico dianteiro
Trava elétrica das portas
Ar-condicionado e direção elétrica
Isofix
Duplo airbag frontal e freios com ABS
SE Plus
Adiciona aos conteúdos da SE:
Retrovisor elétrico
Roda de aço de 15” com calota integrada
Faróis de neblina
Vidro elétrico traseiro
Sensor de estacionamento
Duas entradas USB
Central multimídia SYNC 3 com tela flutuante de 63,5”
SEL
Adiciona aos conteúdos da SE Plus:
Roda de liga leve de 15”
Alarme
Assistente de partida em rampa
Controles eletrônicos de tração/estabilidade
Repetidor de seta nos retrovisores
Câmera de ré
Bancos revestidos parcialmente de couro
Dois airbags de cortina
Dois airbags laterais
Titanium
Adiciona aos conteúdos da SEL:
Bancos em couro
Partida em chave
Confira os preços Ka Sedan
SE 1.0 (R$ 49.490)
SE Plus (R$ 51.990)
SE 1.5 (R$ 55.490)
SE Plus 1.5 (R$ 57.990)
SEL (R$ 65.990)
Versões automáticas
SE 1.5 AT (R$ 59.990)
SE Plus 1.5 AT (R$ 62.490)
Titanium 1.5 AT (R$ 70.990)