A Volkswagen segue investindo em motores mais modernos e econômicos, não só para evoluir as tecnologias de propulsão, mas também para afastar o escândalo do dieselgate de sua imagem. O lançamento da vez é o motor 1.5 EA211 TSI Evo turbo, equipado com geometria variável da turbina (VTG), tecnologia similar a dos carros da Porsche.
O lançamento da nova família de motores de quatro cilindros da marca aconteceu no Vienna Motor Symposium 2016, realizado esta semana, na Áustria. O novo propulsor 1.5 é uma evolução da atual família EA211 que já equipa modelos como o up!, Golf e a família compacta da Audi (com descolamentos 1.0, 1.4 e 2.0). Turbo, ele pode variar potências de 130 e 150 cv (mesma potência do Golf 1.4 TSI flex atual). Além de ser mais potente, a montadora afirma que ele ficou 10% mais eficiente.
Entre os destaques do novo 1.5 turbo, está a geometria variável da turbina, que altera a orientação das lâminas do compressor do turbo, diminuindo a suas superfícies em velocidades mais altas para reduzir a pressão (ou aumentando esta área em velocidades mais baixas, para obter maior ganho em torque).
O motor também traz diversos outros sistemas da VW para aumentar o rendimento e reduzir as emissões, como ciclo de combustão MIller (com duplo estágio de injeção de combustível), alta taxa de compressão 12,5:1, injeção de combustível commom-rail com até 5.000 psi de pressão, desativação de cilindro e revestimento do cilindro de baixo atrito com a pulverização de plasma atmosférico.
O novo motor passará a equipar alguns carros do Grupo Volkswagen até o final deste ano.