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Veja opções de aventureiros até R$ 60.000

Que os utilitários esportivos são veí­culos com ótimas vendas no Brasil não é segredo para ninguém. A dupla Ford EcoSport e Renault Duster, por exemplo, atinge facilmente a marca de 100.000 unidades comercializadas por ano. Isso sem falar de mode­los mais caros e tão bem-sucedidos quanto a dupla citada. 

Mas e quando o consumidor — por qualquer motivo — não deseja um SUV ou simplesmente procura outro tipo de automóvel, mas que possua um visual mais robusto?  

A partir daí nasceu uma nova subcategoria no mercado nacional: a dos “aventureiros”, modelos derivados de stations, hatches, picapes e até de monovolumes que trazem, em comum, leves alterações, como um pequeno aumento na altura da suspensão ou a adoção de apêndices com estilo off-road, como molduras nas caixas de roda, estribos laterais etc.

Na pioneira Fiat, por exemplo, a receita deu muito certo. Basta conferir a quantidade de modelos da gama Adventure na linha, são quatro ao todo. O Doblò Adventure, por exemplo, tem uma grande participação nas vendas da multivan, assim como ocorre com o Idea Adventure. 

No caso da Volkswagen, é interessante destacar que o atual CrossFox nasceu de um despretensioso protótipo, mas que foi tão bem-sucedido na opinião do público que a marca resolveu transformá-lo em realidade. 

Entre os projetos mais recentes, a Hyundai sempre deixou claro que o HB20 teria uma opção com esse apelo devido ao sucesso que elas causam no merca. A empresa, no entanto, prefere definir o seu HB20X como um “SUV looking”, e deseja rivalizar com Renault Sandero Stepway, VW CrossFox, entre outros. Alguém ainda duvida que os “aventureiros” caíram mesmo no gosto dos brasileiros? 

Além do Hyundai, fomos além e elaboramos um dossiê completo com as opções disponíveis até R$ 60.000 com esse estilo off-road light, divididos por categoria. Na lista, você também encontrará os consagrados Ford EcoSport e Renault Duster, que contam com versões de entrada dentro dessa faixa de preço. 

No levantamento, constam vários modelos, entre hatches, monovolumes/multivans, picapes, station wagons e SUVs. A pesquisa nós fizemos, agora, é só você fazer a sua escolha. Tenha uma boa aventura! 

Hatches

Volkswagen CrossFox 

VW CrossFox

A Volkswagen notou o sucesso que a linha Adventure da rival Fiat obteve junto ao público e criou um protótipo do que seria o atual CrossFox. O conceito, devidamente com o estepe na tampa traseira e suspensão elevada, foi muito bem aceito e, desde então, o hatch virou uma das referências entre os “aventureiros”, com direito até a fazer sucesso na internet com a música No Meu Cross Fox, da piauiense Stefhany. Disponível somente com motor 1.6 flex de 104 cv com etanol, o VW parte de R$ 50.610 e traz como principais itens de série airbag duplo, ABS, direção hidráulica e trio elétrico. Ele também está disponível com o câmbio robotizado ASG  na versão I-Motion (R$ 53.390). Todo equipado, o CrossFox manual custa R$ 56.448. 

Velocidade máxima 174 km/h; Aceleração de 0 a 100 km/h 12s5; Consumo médio (PECO) 7,6 km/l; Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal; Cilindrada 1 598 cm3; Cabeçote 2 válvulas por cilindro; Potência 104 cv a 5 250 rpm;Torque 15,6 mkgf a 2 500 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Rodas liga leve, aro 15”; Suspensão dianteira independente; Suspensão traseira eixo de torção; Comprimento 4,03 m; Altura 1,60 m; Largura 1,65 m; Entre-eixos 2,46 m; Porta-malas 260 l 

Fiat Mille Way

Fiat Mille Way

E se você puder ter um “aventureiro” por menos de R$ 25.000? Pois é, você tem toda a razão em alegar que o Fiat Mille já está muito defasado em termos de projeto, mas, em compensação, ele é o mais acessível deste dossiê. Com R$ 23.050 você o leva para sua garagem com carroceria 2 portas ou, por R$ 24.880, com 4 portas. E não pense que o Mille tenta convencê-lo (a) com apenas alguns adesivos e plásticos a mais, ele de fato tem a suspensão ligeiramente mais elevada do que o Mille convencional, o que só reitera a fama de robustez que ele conquistou em sua longa trajetória no mercado. Só não espere muito desempenho de seu 1.0, que entrega 66 cv com etanol. O seguro do Mille também não é dos mais encorajadores. 

Velocidade máxima 153 km/h; Aceleração de 0 a 100 km/h n/a; Consumo médio n/a; Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal; Cilindrada 999 cm3; Cabeçote 2 válvulas por cilindro; Potência 66 cv a 6 000 rpm;Torque 9,2 mkgf a 2 500 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Rodas aço, aro 13”; Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira independente; Comprimento 3,69 m; Altura 1,48 m; Largura 1,54 m; Entre-eixos 2,36 m; Porta-malas 290 l 

Renault Sandero Stepway

Renault Sandero Stepway

O Sandero Stepway, assim como o Honda Fit Twist, opta por um caminho não tão radical, digamos assim, para transparecer uma ideia de maior robustez em relação às demais versões do Renault. Ele tem a suspensão elevada em 50 mm, mas seus apliques plásticos na carroceria são mais comedidos do que os vistos na linha Adventure da Fiat, por exemplo. Logo, ele é um modelo mais discreto. Ele parte de R$ 44.340, preço que sobe para R$ 46.040 com os opcionais alarme, vridros traseiros e retrovisores elétricos e sistema multimídia com navegação. Ele também oferece como opção o câmbio automático 4 marchas, com valores que variam entre R$ 50.120 a R$ 51.320 (incluindo bancos de couro). O motor 1.6 16V é comum a ambos.  

Velocidade máxima n/d; Aceleração de 0 a 100 km/h 12s0; Consumo médio 9,4 km/l; Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal; Cilindrada 1 598 cm3; Cabeçote 4 válvulas por cilindro; Potência 106 cv a 5 250 rpm;Torque 15,5 mkgf a 2 850 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Rodas liga leve, aro 16”; Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira semi-independente; Comprimento 4,02 m; Altura 1,64 m; Largura 1,74 m; Entre-eixos 2,59 m; Porta-malas 320 l 

Fiat Uno Way 

Fiat Uno Way

A Fiat acertou em cheio com o novo Uno, lançado em 2010. O modelo logo virou sucesso de vendas e ficou bem perto de ultrapassar o Volkswagen Gol, o carro mais vendido do país. Ele inaugurou uma trilha que inspirou a Hyundai, ao já chegar no mercado com uma opção que lembra os irmãos mais “nobres” Adventure, mas sem cobrar tanto. Sua suspensão é ligeiramente mais elevada e as molduras nas caixas de roda e o largo friso lateral ajudam a compor seu visual mais parrudo. Ele é oferecido só com carroceria 4 portas, mas o motor pode ser o 1.0 de 75 cv (R$ 29.180) ou o 1.4 de 88 cv (R$ 33.030).

Velocidade máxima 167 km/h; Aceleração de 0 a 100 km/h 13s9; Consumo médio 8,3 km/l; Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal; Cilindrada 1 368 cm3; Cabeçote 2 válvulas por cilindro; Potência 88 cv a 5 750 rpm;Torque 12,5 mkgf a 3 500 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Rodas aço, aro 14”; Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira eixo de torção; Comprimento 3,77 m; Altura 1,55 m; Largura 1,65 m; Entre-eixos 2,37 m; Porta-malas 280 l 

Hyundai HB20X 

Hyundai HB20X

“Esse é um nicho de mercado importante e genuinamente brasileiro, por isso é interessante estar nele”. A declaração de Rodolfo Stopa, gerente de produto da Hyundai, durante o lançamento do HB20X é uma prova de que, para quem busca ser competitivo entre os hatches compactos no Brasil, ter um representante no segmento dos aventureiros é importante. Em relação ao HB20, o HB20X conta com proteção plástica ao redor de para-lamas e na porção inferior das laterais. Além disso, ele conta com rodas de liga leve exclusivas e, na dianteira, sua identidade visual é única, com para-choque exclusivo. A suspensão é elevada em 40 mm na comparação com o HB20 e ele é oferecido somente com motor 1.6, nas opções manual 5 marchas (R$ 48.755) e automático 4 marchas (R$ 51.955).  

Velocidade máxima 181 km/h; Aceleração de 0 a 100 km/h 11s2; Consumo médio 8,5 km/l; Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal; Cilindrada 1.591 cm3; Cabeçote 4 válvulas por cilindro; Potência 128 cv a 6.000 rpm; Torque 16,5 mkgf a 4.500 rpm; Câmbio automático, 4 marchas; Tração dianteira; Rodas liga leve, aro 15”; Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira eixo de torção; Comprimento 3,94 m; Altura 1,54 m; Largura 1,71 m; Entre-eixos 2,50 m; Porta-malas 300 l

Monovolumes/multivans 

Citroën Aircross 

Citroën Aircross

Derivado do C3 Picasso europeu, o projeto do Citroën Aircross nasceu, adivinhem só, para atender a demanda do mercado brasileiro pelos “aventureiros”, tanto é que sua produção e o lançamento por aqui ocorreram antes do monovolume. Entre seus diferenciais frente aos rivais, além do estepe na traseira, ele conta com algumas soluções estéticas, tais como o para-brisa panorâmico. O Aircross é um carro espaçoso, com bom porta-malas e custo-benefício interessante, só derrapando mesmo no consumo de combustível. Os preços, com câmbio manual, variam entre R$ 52.290 (GLX) até R$ 57.290 (Exclusive), sendo que o último conta com ABS, airbags laterais, sensor de estacionamento, MP3 player com Bluetooth e bancos com revestimento de couro. Já com caixa automática, os preços são de R$ 56.900 (GLX) e R$ 62.290 (Exclusive). O motor 1.6 16V é o mesmo para os dois tipos de câmbio. Ele também conta com a série especial Atacama, que acrescenta alguns detalhes estéticos como capa do estepe em couro, barras de teto transversais, dentre outros itens. 

Velocidade máxima n/d; Aceleração de 0 a 100 km/h 12s9; Consumo médio 7,4 km/l; Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal; Cilindrada 1 587 cm3; Cabeçote 4 válvulas por cilindro; Potência 122 cv a 5 800 rpm;Torque 16,4 mkgf a 4 000 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Rodas liga leve, 16”; Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira semi-independente; Comprimento 4,27 m; Altura 1,69 m; Largura 1,72 m; Entre-eixos 2,54 m; Porta-malas 403 l 

Fiat Idea Adventure 

Fiat Idea Adventure

Não dá para negar que, para quem olha de longe, o Idea Adventure ficou tão robusto quando comparado às demais versões do Idea que ele até parece um utilitário esportivo. Essa, talvez, é uma característica que pese bastante a seu favor. Além disso, assim como ocorre com seus irmãos da família Adventure, ele conta com a opção do diferencial dianteiro bloqueável (chamado comercialmente pela Fiat de Locker), opcional por R$ 1.609. Se está longe de ter a eficiência de um sistema de tração 4×4, ao menos o recurso já ajuda em algumas situações fora do asfalto. O Idea Adventure está nas lojas com câmbio manual (R$ 52.970) ou robotizado Dualogic por R$ 55.366. Além do diferencial bloqueável, o Idea Adventure pode receber airbags laterais (R$ 1.473) e subwoofer (R$ 442), dentre outros.  

Velocidade máxima 245 km/h; Aceleração de 0 a 100 km/h 7s5; Consumo médio 8,6 km/l; Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal; Cilindrada 1 747 cm3; Cabeçote 4 válvulas por cilindro; Potência 132 cv a 5 250 rpm;Torque 18,9 mkgf a 4 500 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Rodas liga leve, aro 15”; Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira eixo de torção; Comprimento 4,20 m; Altura 1,81 m; Largura 1,75 m; Entre-eixos 2,51 m; Porta-malas 380 l 

Honda Fit Twist 

Honda Fit Twist

A Honda reluta em classificar o Fit Twist como um “aventureiro”, deixando claro que suas alterações visam conferir apenas um visual mais jovem e diferente das demais versões. Contudo, já que ele se enquadra na faixa de preço deste levantamento, seria até uma injustiça com você, deixá-lo de fora, até porque ele é uma boa opção. O Twist é baseado no Fit 1.5 e se diferencia pelas molduras nas caixas de roda, rack de teto na cor prata, lanternas translúcidas e as rodas de liga leve aro 16” com design exclusivo para a versão. Com câmbio manual ele custa R$ 57.990, valor que sobe para R$ 61.990 com a caixa automática de 5 marchas. E mantém a consagrada versatilidade e a ótima arquitetura interna do modelo. 

Velocidade máxima n/d; Aceleração de 0 a 100 km/h 13s1 (automático); Consumo médio 8,3 km/l (automático); Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal; Cilindrada 1 496 cm3; Cabeçote 4 válvulas por cilindro; Potência 116 cv a 6 000 rpm;Torque 14,8 mkgf a 4 800 rpm; Câmbio automático, 5 marchas; Tração dianteira; Rodas liga leve, aro 16”; Suspensão dianteira independente; Suspensão traseira eixo de torção; Comprimento 3,93 m; Altura 1,57 m; Largura 1,71 m; Entre-eixos 2,50 m; Porta-malas 384 l 

Nissan Livina X-Gear 

Nissan Livina X-Gear

Assim como o Fit Twist, o Livina X-Gear não conta com suspensão elevada, sendo que as principais diferenças em relação ao restante da família Livina ficam por conta das rodas de liga leve exclusivas, os para-choques mais encorpados e a — como não poderia faltar — molduras plásticas nos para-lamas. Até por uma questão de preferência do consumidor da categoria, o Livina X-Gear só é oferecido com câmbio automático de 4 marchas (R$ 52.790) e motor 1.8 16V de 126 cv. Ele é a versão topo de linha da minivan, portanto não deve em equipamentos, contando inclusive com bancos de couro, ar-condicionado digital, airbag duplo, ABS e partida sem chave. Assim como os demais modelos inseridos nesta categoria do dossiê, o Livina X-Gear é ideal para quem tem família graças a seu amplo porta-malas. O Livina conta com três anos de garantia e a Nissan ainda oferece alguns acessórios originais, tais como porta-bicicleta, box e rack de teto.   

Velocidade máxima n/d; Aceleração de 0 a 100 km/h 11s3; Consumo médio 7,4 km/l; Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal; Cilindrada 1 798 cm3; Cabeçote 4 válvulas por cilindro; Potência 126 cv a 5 200 rpm;Torque 17,5 mkgf a 4 800 rpm; Câmbio automático, 4 marchas; Tração dianteira; Rodas liga leve, aro 15”; Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira eixo de torção; Comprimento 4,27 m; Altura 1,60 m; Largura 1,73 m; Entre-eixos 2,60 m; Porta-malas 449 l 

Fiat Strada Adventure 

Fiat Strada Adventure

A Fiat Strada é um fenômeno de vendas, seja pelo variado número de versões, seja pela reputação que conquistou ao longo dos anos. Sua principal virtude é agradar desde aqueles que precisam de um utilitário para o trabalho (a opção de entrada Working), até quem quer um carro para o dia a dia e o lazer. No caso da Strada Adventure, você tem a disposição as carrocerias com cabine estendida (R$ 49.480), dupla (R$ 54.360) e cabine dupla com câmbio Dualogic (R$ 57.010). Única no mercado com essa opção, a cabine dupla oferece menos espaço na caçamba, mas, em compensação, é a única no mundo com 3 portas e pode acomodar dois passageiros extras e, ainda, pode abrigar alguma objeto mais sensível que você queira deixar no interior da picape. 

Velocidade máxima 179 km/h; Aceleração de 0 a 100 km/h 11s2; Consumo médio 7,4 km/l; Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal; Cilindrada 1.747 cm3; Cabeçote 4 válvulas por cilindro; Potência 132 cv a 5 250 rpm;Torque 18,9 mkgf a 4 500 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Rodas liga leve, aro 15”; Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira eixo rígido; Comprimento 4,47 m; Altura 1,64 m; Largura 1,74 m; Entre-eixos 2,75 m; Caçamba 830 l (cabine estendida)

Volkswagen Saveiro Cross 

VW Saveiro Cross

Por um preço bem próximo ao da Strada Adventure cabine estendida, você encontra a Saveiro Cross (R$ 49.640). Inspirada pelo sucesso que a Strada Adventure conquistou desde que foi lançada, a Saveiro Cross é tão bem equipada quanto a rival da Fiat, contando com airbag duplo e ABS, computador de bordo, direção hidráulica, capota marítima, travas e vidros elétricos e rodas de liga leve aro 15”, dentre outros itens. Se você gosta de um visual mais “suave”, talvez a Saveiro Cross seja o carro mais indicado para você, uma vez que os apliques plásticos em sua carroceria não são tão pronunciados como na Strada. Em relação à rival, entretanto, ela tem motor mais fraco, no caso o 1.6 de 104 cv, e a caçamba também perde em volume.  

Velocidade máxima 175 km/h; Aceleração de 0 a 100 km/h 13s5; Consumo médio 7,7 km/l; Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal; Cilindrada 1 598 cm3; Cabeçote 2 válvulas por cilindro; Potência 104 cv a 5 250 rpm;Torque 15,6 mkgf a 2 500 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Rodas liga leve, aro 15”; Suspensão dianteira independente; Suspensão traseira semi-independente; Comprimento 4,52 m; Altura 1,50 m; Largura 1,72 m; Entre-eixos 2,75 m; Caçamba 734 l 

Fiat Palio Adventure 

Fiat Palio Adventure

O Palio Adventure merece destaque neste dossiê porque é o responsável por inaugurar o conceito “aventureiro”, com visual mais robusto e suspensão elevada em 1999, quando ainda nem se cogitava a existência do Ford EcoSport e o Chevrolet Blazer era a referência em utilitário esportivo nacional. E lá se vão 13 anos de história, quatro atualizações estéticas e um histórico de muita procura pelo modelo. O futuro, porém, é incerto para a station wagon da linha Palio, já que, ao contrário do hatch, a Fiat não tem planos para desenvolver uma sucessora para ela. Sua lista de equipamentos de série é completa, sendo que o diferencial dianteiro bloqueável é oferecido apenas como opcional. O modelo parte de R$ 53.130.

Velocidade máxima 184 km/h; Aceleração de 0 a 100 km/h n/a; Consumo médio n/a; Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal; Cilindrada 1 796 cm3; Cabeçote 4 válvulas por cilindro; Potência 132 cv a 5 250 rpm;Torque 18,9 mkgf a 4 500 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Rodas liga leve, aro 15”; Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira eixo de torção; Comprimento 4,30 m; Altura 1,64 m; Largura 1,72 m; Entre-eixos 2,46 m; Porta-malas 460 l 

Volkswagen Space Cross 

VW SpaceCross

A mesma relação que você conferiu entre a Strada Adventure e a Saveiro Cross é mantida aqui entre o Palio Adventure e o Space Cross. A station da VW também conta com suspensão elevada e um visual mais suave em relação à Palio Adventure. Um problema do Space Cross é o preço, no caso R$ 58.240 com câmbio manual. Ela custa R$ 5.690 a mais que o Palio Adventure e nem por isso traz mais equipamentos ou algo que justifique essa diferença. O mesmo ocorre se compararmos as opções com câmbio robotizado. O Space Cross I-Motion quase extrapola o limite do dossiê ao custar R$ 61.020. De qualquer maneira, é mais uma opção para você levar em conta, já que entrega bom espaço interno e amplo porta-malas.  

Velocidade máxima 177 km/h; Aceleração de 0 a 100 km/h 12s8; Consumo médio 7,5 km/l; Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal; Cilindrada 1 598 cm3; Cabeçote 2 válvulas por cilindro; Potência 104 cv a 5 250 rpm;Torque 15,6 mkgf a 2 500 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Rodas liga leve, aro 15”; Suspensão dianteira independente; Suspensão traseira semi-independente; Comprimento 4,18 m; Altura 1,59 m; Largura 1,68 m; Entre-eixos 2,46 m; Porta-malas 430 l 

SUVs 

Renault Duster 

Renault Duster

Demorou para o Ford EcoSport ter um concorrente direto, representado pela figura do Renault Duster. Aproveitando os últimos meses da primeira geração do EcoSport, o Duster vendeu muito bem logo que foi lançado. A seu favor está o grande número de versões, que o situa em uma faixa de R$ 50.790 até R$ 65.900, a oferta de motores 1.6 16V e 2.0 16V e câmbio manual ou automático. Ele também ataca algumas deficiências do EcoSport, como o porta-malas pequeno e um espaço interno mais generoso até mesmo por conta de suas proporções. Só precisa melhorar no consumo de combustível (o que é válido para os dois motores), e no acabamento, o qual é demasiado simples. 

Velocidade máxima n/d; Aceleração de 0 a 100 km/h 13s6; Consumo médio 7,1 km/l; Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal; Cilindrada 1 598 cm3; Cabeçote 4 válvulas por cilindro; Potência 115 cv a 5 750 rpm;Torque 15,5 mkgf a 3 750 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Rodas liga leve, aro 16”; Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira eixo de torção; Comprimento 4,31 m; Altura 1,66 m; Largura 1,82 m; Entre-eixos 2,67 m; Porta-malas 475 l 

Chery Tiggo 

Chery Tiggo

Quem diria! Em nosso dossiê temos espaço até para um importado, no caso, o chinês Chery Tiggo. O modelo, que inaugurou as atividades da marca por aqui, segue a consagrada receita oriental de oferecer uma boa lista de equipamentos de série sem cobrar tanto. O SUV é comercializado em versão única, com motor 2.0 16V a gasolina de 135 cv, câmbio manual 5 marchas e tração 4×2 por R$ 51.990. Seu acabamento é simples, mas tem a vantagem de oferecer amplo espaço interno. Recentemente estreou o novo visual na linha 2014.  

Velocidade máxima n/d; Aceleração de 0 a 100 km/h 11s4; Consumo médio n/a; Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal; Cilindrada 1 971 cm3; Cabeçote 4 válvulas por cilindro; Potência 135 cv a 5 750 rpm;Torque 18,2 mkgf a 4 300 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Rodas liga leve, aro 16”; Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira multibraço; Comprimento 4,28 m; Altura 1,70 m; Largura 1,76 m; Entre-eixos 2,51 m; Porta-malas 520 l 

Ford EcoSport 

Ford EcoSport

Se a Fiat anteviu a proposta aventureira, a Ford foi quem soube aproveitar muito bem esse cenário com uma ideia brilhante: criou um utilitário esportivo propriamente dito que, apesar de compacto, era bem mais acessível em relação aos grandes e caros SUVs importados do início dos anos 2000. Com isso, o EcoSport deslanchou em vendas. Descontando os facelifts e alguns aprimoramentos, a primeira geração completou quase uma década no mercado até abrir espaço para o carro aí de cima, baseado no New Fiesta e melhorando alguns problemas do EcoSport anterior, como o acabamento e a falta de refinamento. Por R$ 55.690 você leva para casa o EcoSport 1.6 S, que traz ABS, airbag duplo e o sistema multimídia Sync. Assim como o Duster, a gama de versões é ampla e inclui tração 4×4 entre elas. A topo de linha é a Titanium Plus 2.0, com câmbio automático de dupla embreagem, por R$ 77.690.   

Velocidade máxima n/d; Aceleração de 0 a 100 km/h 11s7 Consumo médio 8,8 km/l; Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal; Cilindrada 1 596 cm3; Cabeçote 4 válvulas por cilindro; Potência 115 cv a 6 000 rpm;Torque 15,9 mkgf a 4 250 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Rodas liga leve, aro 16” (FreeStyle 1.6); Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira eixo de torção; Comprimento 4,23 m; Altura 1,67 m; Largura 1,76 m; Entre-eixos 2,52 m; Porta-malas 362 l

Suzuki Jimny 

Suzuki Jimny

O Jimny é o único modelo deste dossiê que não fica só no estilo. Ele, de fato, pode levar você em muitos lugares onde os outros modelos aqui reunidos penariam para chegar. O motivo? Só ele conta com tração 4×4 (incluindo reduzida), o que o torna um verdadeiro fora de estrada. Para os tradicionalistas, ele é um dos raros automóveis ainda em produção que conta com a carroceria montada sobre chassi. Ele custa R$ 55.990 na versão 4ALL e já é produzido no Brasil. Seu motor é um 1.3 16V com 85 cv e suas dimensões compactas o tornam apto para o uso diário. Se você andar com mais de duas pessoas, o espaço interno pode ser um problema (o porta-malas tem apenas 113 l), mas ao menos seu interior é versátil. 

Velocidade máxima n/d; Aceleração de 0 a 100 km/h n/a; Consumo médio n/a; Motor 4 cilindros, dianteiro, longitudinal; Cilindrada 1 328 cm3; Cabeçote 4 válvulas por cilindro; Potência 85 cv a 6 000 rpm;Torque 11,2 mkgf a 4 100 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração integral; Rodas liga leve, aro 15”; Suspensão dianteira eixo rígido; Suspensão traseira eixo rígido; Comprimento 3,64 m; Altura 1,70 m; Largura 1,60 m; Entre-eixos 2,25 m; Porta-malas 113 l

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