ZF-Superbanner-03.09 a 13.11.24

O mercado de carros movimenta US$ 2,3 trilhões no mundo a cada ano, mas a Ford está de olho num setor mais amplo, o de serviços de transporte, que fatura US$ 5,4 trilhões/ano. Esses dados foram mostrados por Mark Fields, CEO mundial da Ford, no lançamento do FordPass, uma plataforma de mobilidade coordenada por um aplicativo de smartphone global e disponível para qualquer interessado — não é necessário ser dono de um carro da marca.

Mercado de carros é de US$ 2,3 trilhões/ano, mas o de serviços de transporte é de US$ 5,4 trilhões/ano; no fundo, Ford está de olho na tendência de deixar o carro em casa (a foto mostra um slide exibido na apresentação do FordPass em Detroit)
Fields disse que o FordPass pretende ser tão importante para quem se locomove quanto o iTunes foi para os fãs de música. Entre outras coisas, a plataforma oferece contato dia e noite com os FordGuides, orientadores que estão à disposição para ajudar os deslocamentos do cliente — que pode, por exemplo, indagar qual o melhor trajeto até um determinado destino; ou se informar sobre os serviços mais próximos (posto, restaurante, banco). Há também os FordHubs, espécie de loja urbana da Ford que não venderá carros, e sim mostrará soluções de mobilidade.

A Ford também trabalha com o Parkopedia, site global que ajuda a encontrar e pagar por vaga de estacionamento, e com a FlightCar, para empréstimo e compartilhamento de veículos durante viagens. A idéia do FordPass é sofisticar cada vez mais o cruzamento de opções de mobilidade, incluindo outros modais (táxi, metrô, trem, ônibus), além de agilizar pagamentos por meio de uma ferramenta chamada FordPay.

Os usuários do FordPass ganharão pontos à medida que o utilizarem — como se fosse um cartão fidelidade de companhia aérea. O sistema será lançado no último trimestre do ano nos Estados Unidos e no Canadá, seguido por outros mercados, incluindo Europa, China e Brasil. Mais informações no site do produto, ainda em inglês.

Viagem a convite da Ford do Brasil

Share This