Trabalhar na imprensa especializada em automóveis significa aprender a conviver com determinadas situações. Uma delas é se acostumar a ser alvo da pergunta: “Vou trocar de carro em breve. Qual é o modelo que você me recomenda?” A resposta, claro, depende de uma série de fatores: quanto o interessado pretende investir, utilização que faz do veículo, quanto tempo pretende permanecer com ele etc.
Como os jornalistas especializados já se acostumaram a responder a essa questão e a ajudar consumidores, resolvemos lançar um novo desafio à equipe da CARRO e do site CARRO ONLINE, além de outros quatro convidados: indicar o automóvel que, na opinião de cada um, foi o principal lançamento do ano no mercado nacional, independentemente de categoria, porte, preço ou potência. Nacional, importado, a gasolina, a diesel ou flex, grande ou pequeno, não importa. O importante é que o modelo tenha sido lançado neste ano.
E não teve para ninguém. O pequeno — e nervoso — VW up! TSI encantou a maioria dos jornalistas especializados com sua receita que uniu o prazer ao dirigir proporcionado pelo compacto com a agilidade do motor turbo de 105 cv (com etanol). Assim, o up! recebeu mais da metade das indicações, terminando muito à frente dos demais.
“O up! TSI foge à regra de que nossos carros chegam devendo em relação aos europeus”
Boris Feldman, programa Auto Papo
Alguém pode argumentar que o TSI não é uma novidade completa, e sim uma versão. Só que, na realidade, ele pode, sim, ser considerado um novo carro, já o motor (disponível como opcional em várias configurações do compacto; veja na galeria no alto desta reportagem) conta com 23 cv e 6,6 kgfm adicionais em relação ao up! com o 1.0 aspirado.
Tudo isso se traduz em um automóvel muito mais ágil no trânsito e prazeroso de dirigir. Basta dizer que na aceleração de 0 a 100 km/h, o TSI necessita de 9s4 para cumprir a prova, contra 14s8 do modelo original. Uma diferença e tanto.
“Ele é um carro pequeno, de preço acessível e desempenho surpreendente para um 1.0”
Isabel Reis, jornalista e vice-presidente da Motorpress Brasil
Um fato importante e que não pode ser deixado de lado é que, embora o motor turbo ainda seja associado principalmente com desempenho, os especialistas ressaltaram a eficiência do propulsor. “Sem nenhuma pretensão de ser um carro esportivo, o que seu proprietário recebe em troca — elevado desempenho e baixo consumo de combustível, características sempre conflitantes, e a um preço acessível — faz do up! TSI um modelo único”, explica o editor técnico da CARRO, Bob Sharp, em sua justificativa.
“O fato de o carro e o motor serem fabricados no Brasil merece todo aplauso”
Bob Sharp, editor técnico da CARRO
O editor de testes Leonardo Barboza seguiu a mesma linha: “Eficiente, seguro e empolgante. Além de ser muito prático no uso diário, o up! TSI tem um desempenho muito bom e consumo de combustível impressionante”, lembrou. Já o repórter Hector Vieira utilizou outro argumento para justificar a sua escolha pelo pequeno Volkswagen: “Ele revolucionou o seu segmento, e deu o pontapé inicial para um caminho inevitável da indústria: o dos motores pequenos com turbo.”
Eduardo Bernasconi, diretor editorial da revista Fullpower, especializada em automóveis preparados e personalizados, também indicou o up! TSI como o seu preferido. Mas lembra que, apesar de pioneiro, o pequeno Volkswagen deve ter vida dura a partir de 2016. “Sei que no ano que vem ele vai ganhar concorrentes, mas o TSI chegou primeiro com esse motor de três cilindros e muita segurança”, observou Bernasconi.
Assim, o compacto da marca alemã se destacou entre os jornalistas especializados por oferecer o melhor conjunto de tecnologia, desempenho, segurança e, principalmente, eficiência, já que o modelo consegue ser econômico no uso diário, dependendo apenas do entusiasmo com que o motorista aciona o acelerador. Por tudo isso, não foi surpresa ele ter conquistado a vitória.
Veja quanto custa ter um up! TSI:
Versão | Preço |
move up! | R$ 44.790 |
high up! | R$ 49.490 |
cross up! | R$ 48.490 |
black / red / white up! | R$ 49.890 |
speed up! | R$ 49.990 |
EMPATE NO SEGUNDO LUGAR
Dois modelos que deram muito que falar neste ano acabaram com o mesmo número de indicações e empataram na segunda colocação: o Honda HR-V e o Jeep Renegade. Representantes do segmento que mais cresce nos últimos anos (não só no Brasil, mas em todo o mundo, é bom lembrar), o dos SUVs compactos, cada um deles conquistou a preferência de dois jornalistas.
Para Claudio Luís de Souza, editor-chefe de CARRO ONLINE, o Jeep merece a indicação de principal novidade do ano, mas fez uma ressalva: “O Renegade leva meu voto pela versão diesel com tração integral e câmbio automático de nove marchas. Ela faz do modelo o único SUV compacto realmente digno desse nome, entre tantos carros lançados no últimos anos com esse apelo, às vezes puramente marqueteiro”. O jornalista acrescentou: “As demais versões do Renegade não me agradam tanto, mas ao menos têm o visual marcante e quase retrô da Jeep”.
Gerson Campos, jornalista e um dos responsáveis pelo programa “Acelerados” (veiculado na TV e na internet), também indicou o Renegade, mas lembrou que, além de ser um produto de qualidade, o SUV merece ser valorizado por outro motivo: “Ele é a ponta de um iceberg gigantesco, que é o investimento da Jeep no Brasil — algo extremamente positivo para a nossa indústria, especialmente em um período de retração econômica. Por esse conjunto, não consigo ver outro carro que tenha impactado mais o mercado em 2015 do que o Renegade”.
Já para o jornalista César Tizo, responsável pelo blog Guru dos Carros, especializado na orientação de compras de automóveis novos e usados, o destaque foi Honda HR-V. “Poucos modelos entregam uma combinação tão boa entre espaço interno, versatilidade, comportamento dinâmico e desempenho coerente com sua proposta”, justificou.
A relação foi completada com o VW Golf Variant, indicação do editor-chefe da CARRO, Wilson Toume, que explicou a escolha: “Em termos de veículo familiar, nada se iguala a uma station, que concilia espaço para bagagem com dirigibilidade exemplar. Pena que esse tipo de veículo esteja se tornando cada vez mais difícil de ser visto. Por isso, acredito que a chegada do Golf Variant merece ainda mais destaque”.
VEJA OS VOTOS DE CADA JURADO
Jornalistas da Motorpress:
Isabel Reis – Volkswagen up! TSI
Wilson Toume – Volkswagen Golf Variant
Claudio Luís de Souza – Jeep Renegade
Rodrigo Ribeiro – Honda HR-V
Leonardo Barboza – Volkswagen up! TSI
Hector Vieira – Volkswagen up! TSI
Caio Bednarski – Volkswagen up! TSI
Bob Sharp – Volkswagen up! TSI
Jornalistas convidados:
Boris Feldman (Auto Papo): Volkswagen up! TSI
Gerson Campos (Acelerados): Jeep Renegade
César Tizo (Guru dos Carros): Honda HR-V
Eduardo Bernasconi (Fullpower): Volkswagen up! TSI