Bom espaço interno, belo visual, “recheio” interessante e desempenho de impor respeito, são alguns atributos do Peugeot 308 1.6 THP. Num segmento que emplacar mais de 700 unidades é raridade, tais qualidades são fundamentais para quem quer alcançar um lugar ao sol entre os hatches médios.
Externamente, o 308 THP traz a dianteira inspirada no modelo europeu do hatch, marcada por faróis em diagonal, que lembram a silhueta de uma garra de leão, e uma grade frontal escurecida com contorno cromado. Faróis de neblina e a DRL de LED ficam acoplados ao parachoque.
Na traseira, destaque para as lanternas que também fazem alusão aos felinos ao reproduzir um “arranhão” e para os apliques cromados nas pontas do porta placa.
Por dentro, o 308 segue o padrão da Peugeot, com acabamento caprichado e boa montagem das peças, embora o visual seja bem sóbrio. O painel é revestido com soft touch, fazendo com que o toque seja agradável, assim como a lateral das portas.
A disposição dos poucos botões é boa, o que contribui para a ergonomia a bordo. A central multimídia é bem posicionada e permite acesso as informações sem tirar a atenção da pista, além de ser intuitiva e oferecer funções como espelhamento de smartphones, conexão bluetooth, entrada USB e auxiliar, entre outras.
Os bancos revestidos de couro são confortáveis e o do motorista dispõe de regulagem de altura, que, somada à regulagem de altura e de profundidade do volante, resultam em uma boa posição de dirigir. Além disso, o 308 é equipado com itens como ar-condicionado de zona dupla, digital e automático, acendimento automático dos faróis, sensores de estacionamento, teto solar panorâmico, entre outros.
DIRIGINDO O PEUGEOT 308 1.6 THP
Rodamos aproximadamente 150 quilômetros com o Peugeot 308 entre cidade e estrada. No dia a dia, o carro é confortável, com bom ajuste da suspensão para passar por buracos e valetas. Mesmo sendo baixo, o conforto não é afetado na cabine.
A direção é leve e precisa, o que ajuda na hora de realizar uma baliza, mas requer mais atenção do motorista ao superar os obstáculos das vias, já que a mais sutil alteração de direção das rodas faz o volante se movimentar.
O motor THP 1.6 de 173 cv merece destaque. Com força de sobra, você precisa tomar cuidado para não ultrapassar os limites permitidos dentro da cidade, já que com qualquer pisada mais forte no acelerador o 308 já passa dos 50 km/h. Na estrada, mais um ponto para o motor: ele atinge facilmente os limites da rodovia, com fôlego de sobra para realizar ultrapassagens e retomar em saídas de pedágio.
A caixa de câmbio é boa, com trocas suaves, mas que poderiam ser mais precisas. Há certa demora para a transmissão entender a situação que o motorista está, para então reduzir ou subir uma marcha. O isolamento acústico da cabine é bom, com ressalvas quando se está dirigindo em velocidades mais altas.
No geral, o Peugeot 308 agrada pelo acabamento, desempenho e itens de série, já que ele não oferece opcionais e pode ser uma compra interessante para quem busca um hatch com bom espaço interno e está disposto a gastar R$ 87.680, que para o segmento é razoável.
MERCADO DOS HATCHES MÉDIOS
O segmento do Pegueot 308 é bem concorrido e praticamente separado em dois blocos: o primeiro disputado entre Volkswagen Golf e Ford Focus, carros com mais volume e que brigam pela liderança. No segundo bloco está o 308 e o Hyundai i30, que fazem um duelo muito disputado.
No mês passado, a Peugeot vendeu 154 unidades do 308, contra 139 do hatch médio da Hyundai. No acumulado do ano a briga também está aquecida, com 1.646 unidades emplacadas para o francês, contra 1.620 carros da marca chinesa.
Vale ressaltar que o Chevrolet Cruze Sport6, que também entra nesta briga, saiu de linha e aguarda a chegada do novo para voltar a disputar o segmento. Fiat Bravo, sob iminente aposentadoria, já não é um jogador decisivo neste embate.




