O aumento da participação da Ford no mercado nacional (ela foi a única entre as quatro grandes a conseguir isso) mostra que a receita básica para superar a crise continua sendo investir em novidades e atualizações. Em 2016 não será diferente, com lançamentos em todos os segmentos e mais de 60 novidades confirmadas para o Brasil. Entre as estreias há novas versões, reestilizações e modelos completamente novos. (Na galeria acima, selecionamos 28.)
Parafraseando um conhecido anúncio, não compre carro amanhã (nem na semana que vem). Se você planeja trocar de automóvel, pode valer a pena esperar um pouco mais e conferir o que vem por aí.
Se este é o ano dos SUVs, pode-se dizer que em 2016 será a vez dos sedãs. É nesse segmento que Chevrolet Cruze e Honda Civic, dois dos principais lançamentos do mercado nacional, prometem travar uma disputa acirradíssima. O Honda chega primeiro, fabricado em Sumaré, SP. O visual ousado da décima geração esconde um inédito trem de força para o modelo. Sob o capô, ele terá um 1.5 turbo flex com potência acima de 170 cv, associado a um câmbio CVT (continuamente variável).
O motor 2.0 de 153 cv será mantido, substituindo o 1.8 16V que equipa a versão LXS. Entre os atrativos do novo Civic estão uma longa lista de itens, com destaque para o controlador de velocidade adaptativo com frenagem e condução autônoma em baixas velocidades e faróis de LED.
Itens similares estarão presentes na segunda geração do Chevrolet Cruze, previsto para o final do ano que vem. O sedã repetirá as soluções do rival japonês, com motor 1.4 turbo com injeção direta e câmbio automático de seis marchas. A linha de montagem do Cruze vai mudar, saindo de São Caetano do Sul, SP, para Rosário, na Argentina.
Na faixa de preço acima dos R$ 100.000 virá outro sedã totalmente renovado. O Audi A4 ficou mais leve e recheado para se afastar do A3 Sedan e acirrar a briga com BMW Série 3, Mercedes Classe C e o inédito Jaguar XE.
UTILITÁRIOS E MODULARES
Fãs de jipinhos terão novidades em dois tamanhos. O novo BMW X1 manterá o tamanho atual, mas será construído sobre a mesma plataforma do MINI Cooper. Ele manterá o motor turbo flex e terá uma proposta mais urbana, com opção de tração dianteira. A fabricação será em Araquari, SC.
Já a Volkwagen importará o Tiguan do México. O modelo ficou maior, passa a ser feito sobre a base MQB e ganhará uma inédita versão com entre-eixos alongado e sete lugares. O jipinho só não ganha em tamanho do enorme Ford Edge, cuja segunda geração chega em 2016 com visual e equipamentos já presentes no “irmão” Fusion.
O sedã da Ford, aliás, vai ganhar uma leve reestilização no ano que vem. A atualização discreta deve se resumir a mudanças na parte inferior dos para-choques. O mesmo não vai ocorrer com a picape Ranger, que passa por uma atualização mais intensa na dianteira, com faróis menores e de estilo mais ousado. A atualização acompanha a da rival Chevrolet S10, cujo desenho repaginado deve herdar elementos da americana Colorado. A dupla chega na primeira metade de 2016.
Mercedes Classe A, Hyundai Santa Fe e Fiat 500 também serão atualizados, mas as novidades serão tão discretas que será preciso colocar as futuras versões ao lado das atuais para percebê-las. Nos novos Nissan Altima e Sentra as mudanças são mais perceptíveis, com troca de faróis e lanternas.
TAPA ANTES DA REVOLUÇÃO
Entre os modelos reestilizados, o VW Gol é o que gera a maior expectativa. O ex-líder de vendas passará por sua última atualização antes da esperada mudança de geração. Novos faróis, lanternas e para-choques darão ao hatch um visual similar ao do Polo europeu. Porém, segundo o site Autos Segredos, não será dessa vez que ele adotará o motor 1.0 de três cilindros do up!, infelizmente.
Em vez disso, os veteranos 1.0 8V e 1.6 8V seguirão à venda, junto com o moderno 1.6 16V hoje disponível no Gol Rallye. Mudança para valer, só no final de 2017, quando o Gol finalmente vai ganhar uma nova plataforma.
Mesmo modelos sem mudanças visuais terão novidades no ano que vem. O bem-sucedido Ford Fiesta terá a responsabilidade de estrear o novo motor 1.0 EcoBoost de três cilindros com injeção direta e turbo para fazer frente ao up! e, posteriormente, Fox. Uma versão maior, de 1,5 litro, equipará o EcoSport. O SUV vai passar por sua primeira reestilização em 2016.
A dupla da Ford chega ao mercado antes do HB20 e do Fiat X1H (nome-código do sucessor de Uno Vivace e Palio Fire), ambos turbo, previstos para 2017. Os luxuosos Range Rover Evoque e Mercedes Classe C manterão o mesmo design, mas com origem nova. Ambos passarão a ser montados no Brasil, assim como o Land Rover Discovery Sport. A nacionalização do C 180 acompanhará a estreia do motor 1.6 turbo flex no sedã — propulsor que já equipa os Classe A, B, CLA e GLA.
Para fazer frente à futura arquirrival Fiat Toro, a Renault Duster Oroch terá as esperadas versões 2.0 automática e 4×4 no ano que vem. Na outra ponta da tabela, a picape estreará uma versão mais simples, voltada para frotistas.
De São José dos Pinhais, PR, sairão o Audi Q3 e o novo Golf. O hatch, aliás, é o único modelo desta reportagem que chega ainda neste ano ao mercado. O modelo será mais simplificado que a versão mexicana, com suspensão traseira por eixo de torção e câmbio automático convencional na versão 1.4 turbo flex e na inédita 1.6 16V de 120 cv. E, como ocorre com o A3 Sedan, a versão 2.0 GTI vai manter a suspensão traseira independente e o câmbio robotizado de dupla embreagem, mas será movida apenas a gasolina e só vem em 2016.
Com tantas novidades chegando, a situação também deve favorecer quem se interessar pelos modelos atuais, por meio de descontos e promoções. Então, que venha 2016!