Karmann Ghia nasceu em 1953

O Karmann Ghia está completando seis décadas de existência. Apresentado internamente pela Volkswagen por ocasião do Salão de Paris de 1953, ele entrou em produção definitiva dois anos depois. Tudo começou com a ideia de Wilhelm Karmann, que contratou Luigi Segre, da Carrozzeria Ghia, de Turim (Itália), para transformar um projeto de cupê em realidade.

Em Paris, Segre mostrou o esportivo para Karmann, que tinha viajado para a cidade para acompanhar o tradicional salão do automóvel. Empolgado, Karmann mostrou o carro para um chefe da VW, tido como conservador: Heinrich Nordhoff. Isso foi possível porque Karmann tinha uma estreita relação com a marca, uma vez que participara do projeto do Fusca conversível, conhecido como Beetle Cabriolet (1949).

O diretor da VW foi convencido de que o carro era viável e tratou de iniciar sua produção. A estrutura foi mantida como a Carrozeria Ghia havia projetado. Mas antes de entrar na linha de montagem, o cupê sofreu algumas alterações como, por exemplo, o aprimoramento do seu interior. Mais tarde, em 1957, foi a vez de a versão conversível ser lançada.

O Karmann Ghia foi produzido de 1955 a 1974, com um total de 362.601 unidades do cupê e 80.881 do conversível. No Brasil, o modelo foi fabricado na unidade da Volkswagen em São Bernardo do Campo, de 1962 a 1972, com motores 1.200 de 36 cv e 1.500 de 44 cv.

 

Share This