Se a atual onda de carros compactos não lhe agrada, mas você ainda acha os SUVs muito grandes, pode comemorar, pois as fabricantes estão investindo cada vez mais em crossovers menores, como o Renault Captur ou o “brasileiríssimo” Ford EcoSport.
Agora é a vez da Peugeot, com o 208, produzido a partir do hatch 208, e cuja produção já foi confirmada no Brasil para 2014. Mas, na Europa, ele já começou a ser vendido, e foi onde tivemos o primeiro contato com o modelo.
Visualmente, o crossover exibe o novo padrão da marca, com a grade que remete à do 208. Aliás, em relação ao hatch, o modelo é 19 cm maior no comprimento, 3 cm na largura e 10 cm na altura. Mas, apesar dessas dimensões, o 2008 mostrou desenvoltura ao rodar, sem balançar em demasia, mesmo nas curvas feitas com maior velocidade.
A versão mais sofisticada da gama é a 1.6 a gasolina, com 120 cv e 16,3 mkgf de torque e câmbio manual de
5 marchas. No mercado europeu, existem ainda as opções 1.2 de 3 cilindros turbo, também a gasolina, e 1.4 e 1.6 a diesel. As caixas são manuais de 5 marchas, com apenas uma automática, opcional, de 6 marchas. Já no Brasil, o 2008 deverá ter versões com motor 1.5 e 1.6 e câmbios manual ou automático, idênticas às do 208.
O modelo europeu conta ainda com um sistema de controle de tração comandado por meio de um seletor giratório no console central, que ajuda a melhorar o desempenho sobre pisos com baixa aderência. Esse sistema, porém, não deverá estar presente na versão nacional.
Por dentro, aliás, o crossover lembra muito o hatch. Apesar da posição de dirigir mais elevada, o conceito é o mesmo, com o volante pequeno, situado em posição inferior à do quadro de instrumentos. E, também como no 208, o sistema multimídia central domina o painel.
Peugeot 2008 1.6 VTi
Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal, gasolina; Cilindrada 1.598 cm3; Cabeçote 4 válvulas por cilindro; Potência 120 cv a 6.000 rpm; Torque 16,3 mkgf a 4.250 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Rodas liga leve, 16”; Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira eixo de torção; Comprimento 4,16 m; Largura 1,83 m; Altura 1,56 m; Entre-eixos 2,54 m; Porta-malas 350 litros; Peso 1.080 kg.