Praticamente dois anos depois de ter sido lançado no mercado europeu (março de 2013), o Peugeot 2008 finalmente está prestes a chegar às revendas da marca no país. A previsão é que isso ocorra em maio, mas nós já pudemos avaliar o modelo produzido em Porto Real (RJ), em um percurso de aproximadamente 300 km entre os estados de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Diversas unidades estavam à nossa disposição, mas ao que tudo indica, o novo Peugeot será comercializado com duas opções de motor, uma com 122 cv e outra com 173 cv (com etanol). Ambos terão um 4 cilindros 1.6 de 16V e a diferença é que a versão mais simples será naturalmente aspirada, enquanto a topo de linha contará com turbocompressor. Já com relação aos câmbios, inicialmente, o modelo contará apenas com opções manuais, de 5 e de 6 marchas. Só mais tarde deverá ser lançada a versão automática que provavelmente usará a mesma caixa de 6 marchas do 308 e do 408. Mas, para nossa surpresa, os técnicos da Peugeot não descartaram um 2008 com o antigo câmbio de 4 marchas, ainda utilizado no 208. “É questão de economia”, disse um deles, que não quis de identificar.
Em ação, o 2008 impressionou positivamente. O detalhe que mais agradou foi o seu comportamento dinâmico. Mesmo possuindo maior altura em relação ao solo (cerca de 15 cm, quando comparado ao 208), o SUV compacto exibiu dirigibilidade excelente, sem rolar em demasia nas curvas. Com o banco ajustável em altura na posição mais baixa, é possível dizer que ele tem o comportamento de um hatch médio.
O motor turbo 1.6 THP flex foi outro item que agradou em cheio, com suas respostas rápidas ao acelerador e boa potência e torque. Embora não tenhamos realizado nenhuma prova cronometrada, já foi possível perceber que esse novo Peugeot deverá ser o mais rápido da categoria.
Uma inovação que merece destaque é o Grip Control, sistema que atua no controle de tração e nos freios, a fim de garantir a melhor aderência sobre diversos tipos de piso. Por meio de um seletor no console o condutor pode optar entre os modos normal, ESP off, areia, lama e neve. Não se compara a uma tração integral, mas pode impedir o carro de atolar, por exemplo.
Inicialmente previsto apenas para o mercado nacional, o Peugeot 2008 deverá posteriormente ser exportado para Argentina e Paraguai. Os executivos da fabricante, porém, não fizeram qualquer menção a possíveis preços do modelo, nem às versões que serão oferecidas. O 2008 nacional já demonstrou ter qualidades para agradar e a disputa no segmento será acirrada.
Versão 1.6 de 122 cv não deixa a desejar
A provável configuração de entrada do 2008, equipada com motor 1.6 16V e 51 cv a menos que o THP, não decepcionou. Seu câmbio com marchas bem escalonadas proporciona bom fôlego mesmo em subidas de serra. O acerto da suspensão também contribuiu para o bom comportamento dinâmico da versão, que, como o topo de linha, foi aprovada pela estabilidade nas curvas. Apesar de ser menos equipada (não possuía teto solar, revestimento parcial de couro e programas eletrônicos de assistência, presentes no THP flex), esse 2008 mostrou que pode ser uma versão de entrada muito atraente.
Dados de fábrica
Motor: 4 cilindros, dianteiro, tranversal, turbo, flex
Cilindrada • 1.598 cm³
Potência: 173 cv (E).
Freios • Disco nas 4 rodas
Câmbio • manual, 6 marchas, tração dianteira
Suspensão dianteira • Independente, tipo McPherson
Suspensão traseira • eixo de torção
Rodas • liga leve, 16”
Pneus • 205/60 R 16
Carroceria • SUV, cinco lugares
Dimensões (C/L/A) • 4,15 m/1,73 m/1,55 m
Entre-eixos • 2,53 m
Porta-malas • 350 litros (banco em posição normal) a 1.194 litros