Texto: Marcos Camargo
Com as férias de janeiro e o aumento do fluxo nas rodovias, o consumo de combustível passa a ser um dos principais fatores no planejamento das viagens. Nesse contexto, os dados mais recentes do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), indicam quais são os carros mais econômicos do Brasil em 2025, modelos que permitem rodar mais quilômetros com menor gasto, especialmente em trajetos rodoviários. A Revista Carro fez um ranking dos modelos flex mais econômicos para essa época do ano.
O Chevrolet Onix lidera o ranking nacional de eficiência energética, mesmo após as atualizações realizadas para atender às exigências do Proconve L8. Equipado com motor 1.0 aspirado e câmbio manual de seis marchas, o hatch registra consumo de até 17,7 km/l na estrada com gasolina, resultado que o coloca como uma das opções mais eficientes para quem pretende viajar nas férias. O mesmo conjunto mecânico equipa o Chevrolet Onix Plus, que alcança 17,1 km/l em rodovias, reforçando a boa eficiência da linha também em viagens mais longas.
Como funciona o ranking do Inmetro
O levantamento do Inmetro considera o índice de megajoules por quilômetro (MJ/km), que mede a eficiência energética do veículo levando em conta o consumo de combustível e o rendimento do conjunto mecânico. Quanto menor o índice, mais eficiente é o automóvel. Os testes são realizados em condições padronizadas, simulando uso urbano e rodoviário.
No topo do ranking aparece o Chevrolet Onix, com índice de 1,38 MJ/km. O modelo utiliza motor 1.0 Ecotec aspirado, de até 82 cv, e registra médias de 13,7 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada com gasolina, favorecendo o uso rodoviário típico das viagens de férias.
Na segunda posição surge o Chevrolet Onix Plus, com 1,39 MJ/km, que entrega 13,9 km/l em percurso urbano e 17,1 km/l em rodovias, aliando eficiência e maior capacidade de porta-malas, característica valorizada em viagens com bagagem.
O Renault Kwid ocupa a terceira colocação, com 1,40 MJ/km. O subcompacto registra 14,6 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada, mantendo-se como uma alternativa de baixo consumo para deslocamentos curtos e médios durante o período de férias.
Na quarta posição está o Fiat Mobi, com índice de 1,46 MJ/km. Equipado com motor 1.0 Firefly três cilindros, o modelo alcança 14,0 km/l em ciclo urbano e 15,1 km/l em rodovia, sendo uma opção voltada para quem prioriza economia no uso diário e em viagens mais curtas.
Empatado em quinto lugar aparece o Fiat Cronos, também com 1,46 MJ/km. O sedã compacto combina bom espaço interno e porta-malas com consumo de até 15,9 km/l em estrada, característica relevante para viagens em família durante as férias de janeiro.
Na sexta posição surge o Hyundai HB20S, com 1,47 MJ/km. O sedã equipado com motor 1.0 aspirado registra 13,4 km/l na cidade e 15,4 km/l em rodovias, seguido pelo Hyundai HB20 hatch, que ocupa o sétimo lugar com 1,48 MJ/km e consumo de 15,4 km/l em estrada.
O Volkswagen Polo Track aparece na oitava posição, também com 1,48 MJ/km. Com motor 1.0 MPI de 84 cv, o hatch registra 13,5 km/l no ciclo urbano e 15,7 km/l na estrada, mantendo boa eficiência para quem pretende pegar a estrada no verão.
Fechando o top 10 estão o Peugeot 208, com índice de 1,49 MJ/km e consumo de 15,3 km/l em rodovias, e o Volkswagen Virtus, que também registra 1,49 MJ/km, mesmo equipado com motor 1.0 turbo, alcançando 15,8 km/l na estrada.









