A novidade chega inicialmente na configurações Cayenne Coupé, por R$ 459.000, e Cayenne Turbo S E-Hybrid Coupé, que parte de R$ 956.000 e pode romper a barreira de R$ 1 milhão com todos os opcionais. Os preços iniciais ficam R$ 20 mil e R$ 10 mil acima, respectivamente, das mesmas versões do Cayenne SUV.
A versão de “entrada” traz o 3.0 V6 turbo, que produz 340 cv de potência e 45,8 kgfm de torque. Segundo dados de fábrica, ela vai de zero a 100 km/h em 6s e pode chegar a 243 km/h de máxima.
Já a versão híbrida plug-in combina um 4.0 V8 biturbo de 550 cv a um motor elétrico que, juntos, entregam o total de 680 cv e 91,7 kgfm. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 3s8 e a máxima é de 295 km/h.
Pudemos guiar o Cayenne Coupé na versão com motor V6 por um longo trajeto na serra gaúcha, entre Gramado e Porto Alegre (RS), que mesclou trechos on e off-road.
A seção dianteira e as portas laterais são as mesmas do Cayenne “convencional”. Os demais itens são exclusivos do Coupé, incluindo a coluna dianteira e para-brisa mais inclinados.
O Cayenne Coupé tem 4.931 mm de comprimento, 1.983 mm de largura, 1.676 mm de altura e 2.895 de distância entre eixos. A novidade é 13 mm mais comprida que o Cayenne convencional e traz para-lamas alargados na traseira. As opções de rodas vão de 20 a 22 polegadas.
Efeito colateral do novo design é a visibilidade para trás. O vidro traseiro menor e as colunas traseiras mais largas pedem atenção redobrada em manobras.
O sistema de câmeras 360° é opcional, mas os sensores de estacionamento à frente e atrás e a câmera de ré ajudam a estacionar sem problemas. Detalhe curioso é que há inclusive um lavador dedicado à câmera traseira, muito útil quando o carro está encoberto por lama.
O motor V6 entrega torque máximo a baixíssimas 1.340 rpm, o que torna as retomadas ágeis sem que seja necessária a redução imediata de marchas.
Em condução normal, a tração integral concentra 90% da força no eixo traseiro, mas pode repartir 50/50 quando necessário. O câmbio é o mesmo automático epicíclico de oito marchas do Cayenne. Para poupar combustível, há roda-livre e sistema stop-start.
A suspensão (multibraço nos dois eixos) possui amortecimento a ar de série, que permite o ajuste de três níveis de rigidez e diferentes ajustes de altura.
O Cayenne Coupé já vem de fábrica com a central multimídia de 12,1 pol, ar-condicionado digital de duas zonas, e o pacote Sport Chrono, que agrega 4 modos de condução, tecla Sport Response (espécie de overboost) e controle de largada.
Faltas sentidas são a do controle de cruzeiro adaptativo e do monitoramento de pontos cegos, que poderiam vir de série.
Há mais de 180 itens opcionais, entre os quais podem ser destacados o eixo traseiro dinâmico e o pacote Sport Leve, que agrega até teto em fibra de carbono para reduzir o peso em ordem de marcha.
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