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GWM lança Poer P30 a partir de R$ 220 mil; veja primeiras impressões

Picape turbodiesel oferece tração 4×4, câmbio automático de nove marchas e garantia de 10 anos, a mais ampla do segmento

A GWM iniciou oficialmente a comercialização da Poer P30, sua primeira picape a diesel no Brasil, que chega inicialmente importada da China mas vai ser produzida em Iracemápolis, no interior de São Paulo. O modelo será vendido em duas configurações: Trail, por R$ 220 mil na fase inicial (R$ 240 mil após 20 de setembro), e Exclusive, oferecida a R$ 240 mil no lançamento (R$ 260 mil depois do reajuste). A novidade, que tem motor 2.4 litros turbodiesel de até 184 cv, chega ao mercado para brigar com a Toyota Hilux, atualmente líder do segmento, Chevrolet S10, Ford Ranger, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok, essa última passará por atualizações visuais e, também, mecânicas no futuro.

Visualmente, a GWM Poer P30 tem visual robusto com ampla grade frontal, faróis de com grandes vincos e apliques cromados na dianteira. Já a traseira traz lanternas na vertical com assinatura luminosa em “C” e a logomarca da empresa na tampa da caçamba. Por dentro, como todo carro chinês conta com amplas telas e acabamento na cor marrom.

Estrutura e dimensões

Com 5,41 metros de comprimento, 2,10 m de largura e 3,23 m de entre-eixos, a Poer P30 oferece caçamba de 1.248 litros, com capacidade para transportar pouco mais de 1 tonelada. A suspensão dianteira independente de braços duplos e a traseira com eixo rígido foram ajustadas para o piso brasileiro. O sistema de freios a disco nas quatro rodas é de série.

Conjunto mecânico

A Poer P30 vem equipada com motor 2.4 turbodiesel de 184 cv e 480 Nm de torque, associado a transmissão automática de nove marchas desenvolvida pela própria marca. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e registra consumo de até 10,6 km/l na estrada, segundo dados do Inmetro. A autonomia pode chegar a 820 km.

O propulsor traz turbina de geometria variável, injeção de alta pressão de 2.000 bar e sistemas EGR, DPF e ARLA 32, atendendo às normas de emissões brasileiras. A tração 4×4 com modos 2H, 4H e 4L, combinada ao bloqueio do diferencial traseiro, permite uso tanto no asfalto quanto em condições severas fora de estrada.

Equipamentos

A versão Trail conta com bancos em couro ecológico, ajuste elétrico do assento do motorista, carregador por indução de 50W e duas telas digitais: painel de 10,25” e central multimídia de 14,6”, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Já a Exclusive agrega bancos em couro legítimo com aquecimento e ventilação, acabamento superior, paddle shift e pacote de assistência ampliado, que inclui seis airbags, alerta de colisão, monitor de ponto cego e frenagem autônoma.

Outro destaque é a tampa traseira com amortecedores e travamento elétrico, além dos três pontos de energia 12V para acessórios.

Além disso, quem comprar a picape terá garantia de 10 anos, o que é mais abrangente entre as picapes rivais, como a Toyota Hilux, que tem apenas 3 anos. Entre os principais componentes que estão na garantia estão as peças mecânicas, Ademais, o prazo cobre suspensão, painel, multimídia, borrachas e cintos por cinco anos.

Impressões iniciais

Em um breve teste por vias esburacadas, trechos de terra e áreas alagadas, a suspensão da Poer P30 transmitiu robustez acima da média, um indício de que o projeto foi adaptado às condições brasileiras.

O desempenho do motor de 184 cv é suficiente no uso sem carga, mesmo que rivais como Hilux, S10 e Ranger entreguem potências superiores a 200 cv. O torque de 480 Nm garante boas respostas, ainda que não tenhamos avaliado a picape carregada.

A transmissão automática de nove marchas demonstrou funcionamento consistente, com trocas lineares e pouco atraso, mostrando boa integração ao motor turbodiesel.

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