Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Fiat Pulse estreia em 5 versões e parte de R$ 79.990

Dianteira Fiat Pulse Impetus T200 CVT 2022

Confira todos os preços, versões e equipamentos do Fiat Pulse, o primeiro SUV nacional da marca

 

Meses após ter o visual revelado durante o Big Brother Brasil 21, em maio, o Fiat Pulse finalmente é lançado no Brasil. O primeiro SUV nacional da marca estreia em cinco versões, com opções de motores 1.3 aspirado e 1.0 turbo, com preços iniciais entre R$ 79.990 e R$ 115.990. O modelo terá como principais oponentes os SUVs Volkswagen Nivus, Chevrolet Tracker e Nissan Kicks.

Produzido em Betim (MG), o Pulse inaugura uma nova plataforma na gama da Fiat. Chamada de MLA, na prática trata-se de uma evolução das bases MP1 e MP-S, de Argo e Cronos, embora a Fiat insista em dissociar os modelos. A arquitetura MLA inclui novas suspensões dianteira e traseira, sistema de direção específico, nova arquitetura eletrônica, novo assoalho, sistema de freios aprimorado e novas estruturas de bancos na cabine, entre outras atualizações. Nós já dirigimos o modelo nas versões com motor 1.0 GSE T200 – confira aqui a nossa avaliação.

Os benefícios da nova base incluem níveis mais altos em segurança ativa e passiva, dirigibilidade e rigidez torcional, de acordo com a fabricante. O Pulse possui 4.099 mm de comprimento, 1.774 mm de largura, 1.579 mm de altura e 2.532 mm de distância entre eixos. Para efeito de comparação, o Argo Trekking possui, na ordem: 3.998/1.724/1.568/2.521. No porta-malas, a fabricante divulga capacidade de 370 litros líquidos, padrão de medição mais otimista e diferente do divulgado para a linha Argo, que é de 300 litros pelo método VDA (que considera múltiplos blocos de isopor de 1 litro e é mais usual na indústria).

Como ocorre com o rival Volkswagen Nivus em relação ao Polo, o Pulse replica para-brisa e portas do Argo. A dianteira traz capô bastante elevado, além de novos faróis, para-choque, e grade – esta última abriga o novo logotipo da marca e traz três frisos horizontais que remetem à Strada. No alto, um friso cromado percorre os faróis em LED, tipo de iluminação que também é usado no facho de neblina na versão de topo.

Na lateral, o SUV compacto da Fiat traz apliques plásticos generosos ao redor das caixas de roda e na base das portas, além de opção de pintura do teto e colunas nas cores preto ou cinza. Rack de teto e retrovisores são exclusivos em relação aos usados no Argo Trekking. Na traseira, o modelo traz lanternas exclusivas, com luz de posição em LED. Com nova estamparia da tampa do porta-malas, a placa de identificação foi reposicionada para o centro da peça. O para-choque traz seção sem pintura e dois elementos que simulam saídas de escapamento. 

Duas opções de motor e novo câmbio

O Fiat Pulse estreia o motor 1.0 turbo flex GSE T200, de 3-cilindros, que gera 130/125 cv de potência (E/G) a 5.750 rpm e 20,4 kgfm de torque a 1.750 rpm com qualquer um dos combustíveis. Entre as tecnologias deste motor, estão turbocompressor com wastegate eletrônica, injeção direta de combustível e sistema MultiAir III, que permite  o controle eletrônico das válvulas de admissão. 

Acoplado a este motor está sempre um novo câmbio automático do tipo CVT, que é fornecido pela japonesa Aisin e possui 7 marchas virtuais com opção de trocas sequenciais pela alavanca ou pelas borboletas no volante. Há ainda os modos de condução normal (Drive) e Sport, além do sistema TC+, que otimiza os parâmetros do controle eletrônico de tração para uso em terrenos de baixa aderência. O consumo de gasolina do Pulse no padrão do Inmetro é de 12 km/l, na cidade, e 14,6 km/l na estrada. Com etanol, na ordem, são 8,5 km/l e 10,2 km/l.

Além do novo 1.0 turbo, as versões de entrada do Pulse vêm com o conhecido motor 1.3 Firefly (aspirado), que agora produz 107 cv a 6.250 rpm (2 cv a menos que no Argo) e 13,7 kgfm a 4.000 rpm (com etanol). Este motor pode ser combinado ao câmbio manual de cinco marchas ou ao novo automático CVT, também com 7 marchas.

O SUV da Fiat será vendido em três níveis de acabamento (Drive, Audace e Impetus), sendo o motor 1.3 exclusivo da versão de entrada (com opções manual ou CVT) e o 1.0 turbo disponível para toda a gama (sempre com caixa CVT). Entre os itens de série desde a versão básica, o Pulse traz faróis em LED (para facho alto e facho baixo), quatro airbags e central multimídia com espelhamento sem fio e ar-condicionado digital – confira todos os itens de série e preços por versão ao final do texto.

Cabine exclusiva e 4G nativo

Por dentro, o Pulse aposta em cabine completamente exclusiva e com poucos itens em comuns em relação a Argo e Cronos. Painel, quadro de instrumentos, painéis de porta, volante, central multimídia, console central, comandos do ar-condicionado e até o desenho dos bancos são novos. O aspecto geral da cabine remete ao Fiat Tipo europeu e ao Jeep Compass 2022, com saídas de ventilação retangulares e horizontais e central multimídia com tela flutuante.

As opções de telas para a central multimídia UConnect são de 8,4 ou 10,1 polegadas. Ambas trazem sistemas de espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de uso de fios, além de conectividade 4G nativa com hotspot Wi-Fi (via assinatura de plano de dados) e até 3 entradas USB (sendo uma delas do tipo USB-C). Como na Toro 2022, é possível ligar o motor ou destravar/travar o veículo por meio do celular ou smartwatch com o aplicativo Fiat Connect //// Me, entre outras funções.

Além disso, o Pulse inaugura oficialmente o sistema de pagamento integrado Cart, que será estendido a outros modelos da Stellantis após a fase inicial de testes. Com um cartão de crédito cadastrado no aplicativo do celular do usuário, é possível fazer pedidos para retirada em drive-thru de restaurantes (como o McDonald’s, por exemplo), administrar o pagamento automático de pedágios, realizar o pagamento de IPVA e até o parcelamento de multas diretamente na tela da central multimídia. Para isso, o Pulse virá de fábrica com uma tag de pagamentos Cart/Conect Car instalada no para-brisa.

Preços, versões e equipamentos do Fiat Pulse 2022

Fiat Pulse Drive 1.3 MT 2022 – R$ 79.990

Principais equipamentos de série: 4 airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampa, monitoramento indireto da pressão dos pneus (iTPMS), faróis e luzes de rodagem diurna em LED, lanternas em LED, rack de teto, central multimídia com tela de 8,4” e três entradas USB, alarme perimétrico, ar-condicionado digital automático, retrovisores com ajuste elétrico, volante multifuncional, sensor de estacionamento traseiro, controle de cruzeiro, limitador de velocidade, ajuste de altura para o volante e rodas de liga leve de 16”.

Fiat Pulse Drive 1.3 CVT 2022 – R$ 89.990

Principais equipamentos de série: itens da versão Drive 1.3 MT + maçanetas e retrovisores com pintura na cor da carroceria, câmbio automático do tipo CVT, modo de condução Sport e apoio de braço com porta-objetos.

Opcionais: Pack Plus (R$ 4.300), que inclui câmera de ré com linhas dinâmicas, carregador de celular por indução, chave presencial, botão de partida e pintura bicolor; Pack Connect //// Me (R$ 3.150), que inclui Fiat Connect //// Me, navegação embarcada e retrovisor interno eletrocrômico.

Fiat Pulse Drive 1.0 T200 CVT 2022 – R$ 98.990

Principais equipamentos de série: itens da versão Drive 1.3 CVT + maçanetas internas na cor prata, borboletas para trocas de marcha e revestimento em couro para o volante.

Opcionais: Pack Plus II (R$ 6.740), que inclui roda de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos em couro, banco traseiro bipartido (60/40), volante em couro com borboletas, chave presencial e pintura bicolor; Pack Connect //// Me (R$ 3.150), que inclui Fiat Connect //// Me, navegação embarcada e retrovisor interno eletrocrômico.

Fiat Pulse Audace 1.0 T200 CVT 2022 – R$ 107.990

Principais equipamentos de série: itens da versão Drive 1.0 T200 CVT + partida remota via chave canivete, frenagem autônoma de emergência, comutação automática do farol alto, alerta de saída involuntária de faixa com correção do volante, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisor interno eletrocrômico e carregador de celular por indução.

Opcionais: Pack Design (R$ 5.200), que adiciona rodas de liga leve de 17 polegadas, bancos em couro e pintura bicolor; Pack Connect //// Me (R$ 3.650), que inclui Fiat Connect //// Me, navegação embarcada e central multimídia com tela de 10,1”.

Fiat Pulse Impetus 1.0 T200 CVT 2022 – R$ 115.990

Principais equipamentos de série: itens da versão Audace 1.0 T200 CVT + central multimídia com tela de 10,1 polegadas, faróis de neblina em LED, botão de partida do motor, chave presencial, ajuste de distância para o volante, bancos em couro, sensores de estacionamento na dianteira, rodas de 17 polegadas, apliques cromados na dianteira e nas molduras das janelas, quadro de instrumentos digital com tela de 7 polegadas e revestimento interno do teto na cor preta.

Opcional: Pack Connect //// Me (R$ 2.650), que inclui Fiat Connect //// Me.

Fotos: Divulgação/Stellantis

Sair da versão mobile